João, entusiasmado pela oportunidade para a realização de seu ideal, apressadamente ofereceu a São Francisco um boi, sua única herança. São Francisco, diante de tamanha disponibilidade e simplicidade ficou muito feliz. Porém, a família quando soube da decisão de João, correu ao encontro de São Francisco, e aos prantos, lamentava não porque ia “perder” um membro da família, mas o boi. O santo, que era cheio de ternura e compreensão devolve o boi e acolhe na Ordem o simples João, dando-lhe a veste da penitência.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Imitar Jesus como Francisco de Assis
João, entusiasmado pela oportunidade para a realização de seu ideal, apressadamente ofereceu a São Francisco um boi, sua única herança. São Francisco, diante de tamanha disponibilidade e simplicidade ficou muito feliz. Porém, a família quando soube da decisão de João, correu ao encontro de São Francisco, e aos prantos, lamentava não porque ia “perder” um membro da família, mas o boi. O santo, que era cheio de ternura e compreensão devolve o boi e acolhe na Ordem o simples João, dando-lhe a veste da penitência.
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Dar tudo porque Cristo deu tudo
sábado, 25 de dezembro de 2010
Em Belém, nasceu nosso Salvador
Belém está localizada a 9 km de Jerusalém, em uma colina rochosa no limite do deserto da Judeia. Sua população atualmente é de aproximadamente 30 mil habitantes, sendo que 12% destes são cristãos. Segundo o Antigo Testamento, é o local onde Davi passou a infância e se tornou rei, quando ainda era um simples pastor de ovelhas.
”E tu, Belém Efrata, posto pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel” (Miqueias 5,2).
Essa profecia se cumpriu quando César Augusto ordenou que os súditos de todas as Províncias do Império Romano fossem recenseados, decreto este que trouxe Maria e José de Nazaré à sua cidade natal.
”José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, a cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Aconteceu que estando eles ali, completaram-se-lhe os dias, e Maria deu a luz o seu Filho Primogênito, enfaixou-o e o deitou na manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2,4-7).
Desde esse acontecimento, que marcou a transição entre o Antigo e o Novo Testamento, Belém se tornou imortal e vive no coração de milhões de cristãos.
FONTE CANÇÃO NOVA
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Natal 2010: mensagem do Custódio
O natal não pode deixar de inquietar-nos: é uma festa que parece ter perdido seu sentido mais íntimo e autêntico, e que nos leva a perguntar quem é para nós aquele menino, a ver Deus em um menino, a crer em um Deus que escolhe encerrar toda a sua grandeza na pequenez da nossa humanidade.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Pelo SIM de Maria, conhecemos a salvação!
Numa noite, eis que aparecesse um anjo a esta formosa mulher, que com sua humildade compreende a mensagem de Deus e despoja-se totalmente de sua vida e vontades para permitir que a Salvação se fizesse presente. Somente com muito amor, um ser humano seria capaz de tamanha convicção.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
NO VIGOR DA MISSÃO

Possamos em breves palavras meditar um pouco sobre o espírito missionário que transpassa todas as manifestações do carisma franciscano; ardor que levou muitos irmãos, num clímax de coerência e amor, a restituírem o dom de suas vidas pela reverência do martírio.
O modo franciscano de viver o santo Evangelho tem sua gênese na escuta do próprio, quando trata do envio dos apóstolos e como deveriam ir pelo mundo. Nesse vigor evangélico de quem é sempre “enviado”, Francisco coloca o ponto de partida da missão na divina inspiração. O missionário não ruma para a realização de um capricho, da vontade de conhecer ou de se auto-promover; ele sente no profundo de si mesmo um palpitar mais forte, que o impulsiona a ser portador e difusor da boa nova. Percebe que a vida inteiramente voltada para o “eu” é desperdiçada, pois não alcança a plenitude exemplificada no Cristo, a doação.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Presépio e espiritualidade franciscana
A tradição do presépio nas igrejas teve origem com São Francisco. Na noite de natal Sao Francisco pediu que preparasse uma pequena mangedora na cidade de Grecio. Naquela noite ele proclamou o Evangelio e introduziu o menino Jesus no centro da comunidade.
Para nós franciscanos o presépio fala muito. Temos em nossa espiritualidade um lugar especial a encarnação do Verbo Divino: “Deus se fez homem e habitou no meio de nos”. A riqueza que traz o evento revelaçao de Deus atravez de Jesus Cristo é muito forte.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Procurar com Francisco e Clara
Iniciámos o dia com o Salmo 41:
“Como suspira o veado (corça) pelas correntes das águas, assim minha alma suspira por vós, Senhor” … “Dia e noite as lágrimas são o meu pão” … “Onde está o teu Deus”?Este é um salmo que se nos apresenta como o desabafo e o sentir da alma desolada, triste, traída e em busca de Deus, com sede de Deus. Ao longo deste desabafo encontramos duas vezes este verso: “Porque estás triste minha alma, e desfaleces? Espera em Deus, ainda O hei-de louvar, meu Salvador e meu Deus”.
ESPERAR EM DEUS, mesmo que tudo à minha volta teime em fazer-me a pergunta “onde está o teu Deus” para que sofras tanto, para que te sintas tão abandonada, para que te sintas traída, ó alma sedenta do Deus que parece estar distante?
Onde está o teu Deus?
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Maria: Formadora de Jesus em nós
(FOTO: Imaculada Franciscana que se venera na Ig. do Seminário da Luz. )
Antes de falarmos sobre Maria, a formadora de Jesus em nós, somos convidados a olhar para Moisés e a sua intimidade com Deus, como esta intimidade transforma não só o interior como o exterior: “Moisés desceu do monte Sinai, trazendo na mão as duas tábuas do testemunho. Não sabia, enquanto descia o monte, que a pele do seu rosto resplandecia, depois de ter falado com Deus. (…) Os filhos de Israel viam resplandecer a face de Moisés que, em seguida, tornava a colocar o véu sobre o rosto, até entrar novamente para falar com Deus. (Ex 34, 29-35)sábado, 4 de dezembro de 2010
As figuras do advento
Isaías - Isaías é o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os exilados.
As principais passagens deste livro são proclamadas durante o tempo do Advento num anúncio perene de esperança para os homens de todos os tempos. Ele que no capitulo 7 do seu livro já anuncia a vinda do Senhor.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
As quatro velas do Advento
terça-feira, 30 de novembro de 2010
ADVENTO: Tempo de preparação para a vinda do Senhor na Graça...
Assim, a Igreja na sua sabedoria coloca diante de nós, com grande maestria, quatro semanas para sentirmos essa fome espiritual, essa necessidade de Redenção. É tempo de graça (Kairos). Ela desperta em nós esse desejo fazendo recordar dramaticamente a primeira vinda do Senhor.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Santa Isabel da Hungria, Rainha, OFS, 1207-1231
Festa 17 novembro
A Ordem Franciscana Secular venera-a como sua padroeira na festa celebrada no dia de sua morte. Diz a lenda que Isabel foi invocada mesmo antes de nascer. Um vidente anunciou seu glorioso nascimento como estrela que nasceria na Hungria, passaria a brilhar na Alemanha e se irradiaria para o mundo. Citou-lhe o nome, como filha do rei da Hungria e futura esposa do soberano de Eisenach (Alemanha).
De fato, como previsto, a filha do rei André, da Hungria, e da rainha Gertrudes, nasceu em 1207. O batismo da criança foi uma festa digna de reis. E a criança recebeu o nome de Isabel, que significa repleta de Deus.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Francisco e a natureza
E, então, que surge na Úmbria, em Assis, um jovem extravagante que, em meio a uma existência burguesmente acomodada, descobre um ponto fundamental na história da criação: o homem foi criado por Deus, a natureza foi criada por Deus, logo o homem e a natureza são igualmente criaturas de Deus, irmãos por filiação divina. E reconcilia, em seu espírito, a humanidade com a natureza. Com esta visão, Francisco comportava-se como um novo Adão ao dar nome a todas as criaturas.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
LEIGOS FRANCISCANOS
Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM (*)
terça-feira, 2 de novembro de 2010

e paciente do purgatório. E as três Igrejas são uma única Igreja.
mesmo sacrifício que nós agradecemos a Deus, a glória com a qual cumula os santos do céu,
e imploramos a misericórdia para os santos do purgatório, santos ainda não perfeitos.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
OS QUE PERMANECEM E OS QUE SE AFASTAM
Presenças e ausências na Ordem Franciscana Secular
Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM (*)
1. Terminado o tempo da formação inicial numa fraternidade OFS, o candidato pede ao Ministro da Fraternidade Local para emitir a profissão. Este é um ato eclesial pelo qual o dito candidato, lembrado do chamamento recebido de Cristo, renova as promessas batismais e afirma publicamente o compromisso de viver o Evangelho no mundo. Essa profissão que incorpora o candidato à Ordem é um compromisso perpétuo (cf. CCGG OFS, art. 41-42). Não pode, sem mais, ser deixada de lado. Sublinhamos a palavra compromisso.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Santo Antônio de Sant'Anna Galvão

Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo. O ambiente familiar era profundamente religioso. Antônio viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais gozavam de prestigio social e influência política.
O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas possibilidades econômicas, mandou Antônio, com a idade de 13 anos, à Bahia a fim de estudar no seminário dos padres jesuítas.
domingo, 24 de outubro de 2010
Quem é São Francisco para você ?
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Catequese do Papa: Isabel da Hungria, a princesa entre os pobres
Audiência de quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Hoje, eu gostaria de falar-vos sobre uma das mulheres da Idade Média que suscitou maior admiração: Santa Isabel da Hungria, chamada também de Isabel de Turíngia. Ela nasceu em 1207, na Hungria. Os historiadores discutem onde. Seu pai era André II, rico e poderoso rei da Hungria, o qual, para reforçar seus vínculos políticos, havia se casado com a condessa alemã Gertrudes de Andechs-Merania, irmã de Santa Edwirges, que era esposa do duque de Silésia. Isabel viveu na corte húngara somente nos primeiros quatro anos da sua infância, junto a uma irmã e três irmãos. Ela gostava de música, dança e jogos; recitava com fidelidade suas orações e mostrava atenção particular aos pobres, a quem ajudava com uma boa palavra ou com um gesto afetuoso.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Bem - aventurado Contardo Ferrini
Festa 20 de Outubro
Professor da Terceira Ordem (1859-1902) - Beatificado por Pio XII no dia 13 de abril de 1947.
Contardo Ferrini, chamado de "astro de santidade e de ciência", nasceu em Milão, a 4 de Abril de 1859, filho de Rinaldo e Luisa Buccellati. Educado cristianamente sobretudo por seu pai, de quem recebeu a influência, sentiu crescer o desejo de amar somente ao Senhor, em virginal consagração, e o correspondeu com uma vida interior alimentada de meditação, oração e comunhão frequente.
Tendo entrado na Ordem Terceira Franciscana ainda adolescente, conseguiu aliar à ciência humana a sabedoria dos santos.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Festa de São Pedro de Alcantara
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Oração a Nossa Senhora Aparecida
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos e atribulados,
Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.
Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado a vossa singular protecção,
fosse por vós abandonado.
Animados com esta confiança,
a vós recorremos.
Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe,
nossa protectora, consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Preservai-nos de todos os perigos
da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais.
Livrai-nos da tentação do demónio,
para que, trilhando o caminho da virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos
na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.
Amen.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Beato Papa João XXIII, OFS, 1881-1963
Festa: 11 de Outubro
Da Ordem Franciscana Secular (OFS), Ângelo Giuseppe Roncalli nasceu em 25 de novembro de 1881, na pequena cidade de Soto il Monte, em Bergamo, Itália, quarto filho de uma família de camponeses pobres. O ambiente religioso da família e a fervorosa atividade paroquial foram a sua primeira escola de vida cristã, marcando a sua feição espiritual.sexta-feira, 8 de outubro de 2010
O valor do jejum para a espiritualidade cristã
Queremos refletir, neste breve artigo, sobre o valor do jejum para a espiritualidade cristã e para o aprofundamento da intimidade com o Senhor. Nossa reflexão será orientada por 8 questões fundamentais. Não queremos esgotar o assunto, pois a riqueza do tema é muito grande. Apresentamos apenas algumas linhas de orientação para que cada qual possa aprofundar o estudo desse magnífico meio de crescimento espiritual.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
FRANCISCO DE ASSIS UM HOMEM DE PAZ FORMADO PELA LITURGIA
Por Pietro Messa
A vida de Francisco de Assis, como acontece para todo homem, sempre será, em certo sentido, um mistério. Reconhecer isso não impede de continuar a aprofundá-la, graças também aos resultados já alcançados até aqui. Justamente nessa perspectiva é que se está reconhecendo o papel importante, para não dizer fundamental, da liturgia no itinerário de Francisco
Não podemos deixar de reconhecer que, em certo sentido, Francisco de Assis teve um destino invejável se comparado a outros santos: declarado em 1992 pela Time Magazine um dos homens mais representativos do segundo milênio, estudado por centros de pesquisa universitários leigos e não leigos, objeto de inúmeras publicações científicas e de divulgação inerentes a sua história, com diversos filmes a ele dedicados, reconhecido como referência ideal por pessoas de diversas culturas e religiões.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Santa Maria Francisca das Cinco Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo
Festa 6 de outubro
Virgem da Terceira Ordem (1715-1791).
Canonizada no dia 29 de junho de 1867 por Pio IX.
Ana Maria nasceu em Nápoles no dia 25 de março de 1715, filha de Francisco Gallo e Bárbara Basini, comerciantes. Alguns meses antes de seu nascimento preveram sua santidade São Francisco de Jerônimo e São João José da Cruz. Ainda menina, manifestou o desejo de receber a Eucaristia, que aconteceu com 7 anos.
Mostrou tanta piedade e prática de virtudes, que foi chamada de "Santita" (Santinha). Decidida a consagrar-se a Deus, apesar da oposição de seu pai, que lhe oferecia um vantajoso matrimônio, tornou-se terceira franciscana seguindo a Regra e a orientação dos frades menores, que tinham o convento de Santa Lucia do Monte em São João José da Cruz.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Santa Maria Faustina Kowalska
Festa 5 de Outubro
A misericórdia divina revelou-se manifestamente na vida desta bem-aventurada, que nasceu no dia 25 de agosto de 1905, em Glogowiec, na Polônia Central. Faustina foi a terceira de dez filhos de um casal pobre. Por isso, após dois anos de estudos, teve de aplicar-se ao trabalho para ajudar a família.
Com dezoito anos, a jovem Faustina disse à sua mãe que desejava ser religiosa, mas os pais disseram-lhe que nem pensasse nisso. A partir disso, deixou-se arrastar para diversões mundanas até que, numa tarde de 1924, teve uma visão de Jesus Cristo flagelado que lhe dizia: "Até quando te aguentarei? Até quando me serás infiel?"
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
S. FRANCISCO DE ASSIS HOJE.
Frei José de Jesus Cardoso, OFM.
Nós hoje, celebramos a memória da morte de São Francisco de Assis, na Igreja e em especial na Ordem Franciscana. Ser Franciscano, não é apenas conteúdo. É espírito, maneira de ver as coisas, de vivê-las, de assumi-las e de equacionar os grandes conflitos de vida e de morte. S. Francisco de Assis o fez em sua época, e o faria hoje: S. Francisco, não teve nenhuma pretensão, a não ser de dar-se. Quis estar junto do outro. Ser Menor, pequeno. Para entender a grandeza do outro, não o atropelando em sua dignidade.domingo, 3 de outubro de 2010
Memória da Morte de São Francisco
sábado, 2 de outubro de 2010
Santos Anjos da Guarda
Neste dia em que fazemos memória do nosso protetor, a Igreja termina assim o hino e oração da manhã: "Salvai por vosso filho a nós, no amor; ungidos sejamos pelos anjos; por Deus trino, protegidos!"
A palavra anjo significa, "enviado, mensageiro divino", muitas vezes encontramos as manifestações dos anjos como missionários de Deus, e por isso, com clareza lemos no salmo 91: "Pois Ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os teus caminhos".
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Santa Teresinha do Menino Jesus
A santa de hoje nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Reconciliação: sacramento da misericórdia de Deus

quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Semana Franciscana, tempo de preparação para celebrar São Francisco
Denize Aparecida Marum Gusmão
http://www.ofssudeste3.org/
Para isso eu os convido, irmãos e irmãs, a lançarmos um olhar para a sua existência, desde os primeiros tempos, quando ainda jovem, trocou o sonho de acesso à nobreza, pelo casamento com a “dama pobreza”; quando deixou de cantar a juventude cavalheiresca da Assis Medieval, para fazer-se “arauto do grande Rei”. Um pouco mais e a experiência de misericórdia para com o irmão diferente, transforma o amargo em docilidade para alma e, o prepara para o encontro com o seu Senhor, em São Damião.
Nesse encontro o diálogo e o mandato: “Vai e restaura a minha Igreja”.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
São Pio de Pietrelcina

Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Louvor, Terço e Ladainha do Cordeiro
O Louvor do Cordeiro
Eu te adoro, Cordeiro Santo de Deus!Eu te amo, Cordeiro Santo de Deus!
Eu te louvo, Cordeiro Santo de Deus!
Eu te agradeço, Cordeiro Santo de Deus!
Eu te exalto, Cordeiro Santo de Deus!
Eu confio em Vós, Cordeiro Santo de Deus!
Eu espero em Vós, Cordeiro Santo de Deus!
O Terço do Cordeiro
Este terço deve ser rezado após o Terço da Misericórdia às 3 horas.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Chagas de São Francisco
O perfeito amor de São Francisco ao crucificado
No dia 17 de setembro celebra-se a festa da impressão das chagas de São Francisco de Assis. Os estigmas que Francisco recebeu em 1224, no Monte Alverne, após uma visão do Cristo crucificado em forma de Serafim alado, são sinais visíveis de sua semelhança à humanidade de Cristo, nos seus três modos: na vida, na paixão e na ressurreição.
Francisco encontrou-se pela primeira vez com o Crucificado na pequena Igreja de São Damião. Num certo dia, conduzido pelo Espírito, entrou nessa Igreja e prostrou-se diante da imagem do Cristo crucificado que, movendo de forma inaudita os seus lábios, disse: "Francisco, vai e restaura minha casa que, como vês, está toda destruída" (2Cel 10,5). E, conta-nos Celano, que Francisco sentiu desde então uma inefável mudança em si mesmo, pois são impressos mais profundamente no seu coração, embora ainda não na carne, os estigmas da venerável paixão.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Catequese do Papa: Clara de Assis, esposa de Cristo
Palavras do pontífice na audiência geral desta quarta-feira 15 de setembro 2010
uma das santas mais amadas é, sem dúvida, Santa Clara de Assis, que viveu no século XIII, contemporânea de São Francisco. Seu testemunho mostra-nos o quanto a Igreja deve a mulheres corajosas e ricas na fé como ela, capazes de dar um impulso decisivo para a renovação da Igreja.
Quem foi então Clara de Assis? Para responder a esta pergunta, temos fontes seguras, não apenas as antigas biografias, como a de Tomás de Celano, mas também os autos do processo de canonização promovido Papa já pouco depois da morte de Clara e que contêm o testemunho dos que viveram ao seu lado por muito tempo.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Nossa Senhora das Dores
O martírio da Virgem é mencionado tanto na profecia de Simeão quanto no relato da paixão do Senhor. Este foi posto, diz o santo ancião sobre o menino, como um sinal de contradição, e a Maria: e uma espada transpassará tua alma (cf. Lc 2,34-35).
Verdadeiramente, ó santa Mãe, uma espada transpassou tua alma. Aliás, somente transpassando-a, penetraria na carne do Filho. De fato, visto que o teu Jesus – de todos certamente, mas especialmente teu – a lança cruel, abrindo-lhe o lado sem poupar um morto, não atingiu a alma dele, mas ela transpassou a tua alma. A alma dele já ali não estava, a tua, porém, não podia ser arrancada dali. Por isso a violência da dor penetrou em tua alma e nós te proclamamos, com justiça, mais do que mártir, porque a compaixão ultrapassou a dor da paixão corporal.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Novena a São Pio de Pietrelcina
De 1918 a 1968, ano de sua morte, os estigmas o fizeram sofrer muito. Tudo suportava pela salvação das almas. Unia suas dores às de Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz, por amor.
Sofreu insultos, calúnias, foi investigado, até proibido de presidir Santas Missas para os fiéis. Os médicos realizaram exames em suas chagas e disseram que se tratava de algo sobrenatural.Padre Pio buscava, no apostolado da Cruz de Nosso Senhor, toda a força e a sabedoria para viver a sua missão. Compreendeu, desde o início, o seu caminho de Cruz e o aceitou imediatamente como vontade de Deus. Por amor, levou sua cruz ao longo da vida.
Suportou com serenidade o sofrimento causado pelas chagas. Respondeu com silêncio às afrontas que lhe faziam, recorrendo à mortificação e às longas horas de oração.
(Trecho do "Devocionário a São Pio de Pietrelcina")
Festa da Exaltação da Santa Cruz
O apóstolo João certamente lembrou deste episódio quando viu Jesus elevado da terra na cruz. Lembrou que o próprio mestre dissera um dia: “quando eu for elevado da terra entendereis que Eu Sou”. Contemplemos hoje com fé a cruz de Cristo. Trazemos em nossa carne as marcas desta paixão. Hoje vamos repensar nossas dores e sofrimentos e sofrer unidos ao Senhor Jesus. Assim nosso sofrimento receberá uma dimensão salvífica. Estamos pregados na cruz que Cristo. Ontem, instrumento horrível de dor; hoje, sinal vivo e eterno de amor!
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Festa da Natividade de Nossa Senhora
1.Digamos: A gloriosa Virgem Maria foi como a estrela da manhã entre as nuvens.
Escreve o Eclesiástico: A beleza do céu é a glória das estrelas, que ilumina o mundo (Eclo 43, 10). Nestas três palavras observam-se os três fatos que resplandeceram admiravelmente na Natividade de Maria Santíssima. Primeiramente, a exultação dos Anjos, quando se diz: A beleza do céu. Conta-se que um homem santo, mergulhado em devota oração, ouviu a doce melodia dum canto angélico no céu. Passado um ano, no mesmo dia, voltou a ouvi-lo e perguntou ao Senhor que lhe revelasse o que vinha a ser aquilo. Foi-lhe respondido que nesse dia nascera Maria Santíssima. Por esse motivo, os Anjos no céu cantavam louvores ao Senhor. Esta a razão de se celebrar nesse dia a Natividade da gloriosa Virgem.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
O SERAFIM DO AMOR
Fr. José Jesus Cardoso
No Monte Alverne, região da Toscana, onde Francisco recebeu os estigmas. Ali, dizem as fontes franciscanas que de repente, Deus tocou profundamente Francisco de Assis. Homem imitador perfeito dos caminhos do Senhor Jesus, e todo aquele que é marcado pelos caminhos desse amor. A ele é impossível não trazer essas marcas em seu corpo. Religiosamente dizemos que o anjo, o Serafim, veio e marcou o seu corpo com aquelas chagas do Amado. E para sempre o amor tomou forma num corpo. quinta-feira, 2 de setembro de 2010
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Frederico Ozanan
Frederico Ozanam nasceu a 23 de Abril de 1813, em Milão (Itália). Filho de Jean-Antoine, médico prestigioso, cuja fama profissional não o impedia de assistir doentes indigentes, com o mesmo cuidado e afabilidade reservados aos pacientes da alta condição social, e de Marie Ozanam, também dedicada à assistência dos pobres e enfermos. Frederico respira desde o nascimento o profundo espírito de caridade compartilhado pelos seus pais.
Depois de uma infância muito protegida em Lião, Frederico entra no colégio em 1822 para começar os estudos secundários. Estudante brilhante e leitor insaciável, aos 17 anos conhece várias línguas: grego, latim, italiano e alemão, e inicia um curso de hebraico e sânscrito. De espírito sensível e preocupado, é apaixonado pelo estudo da Filosofia, consumindo-se com frequência numa investigação existencial e espiritual, que jamais abandonará.
Ingressou na Ordem Franciscana Secular a 13 de outubro de 1831.