terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Presépio e espiritualidade franciscana

fcafe03a19666d512fdc1c63c3136785 Esta se aproximando o tempo de natal e podemos encontrar em muitos lugares os presépios montados para esta ocasião. Natal é o tempo de criatividade quando muitos buscam construir seus presépios de diversas formas. Esta tradição é muito linda, e nos fala muito da pessoa de Jesus Cristo. Esperamos a Luz que vem de Deus.
A tradição do presépio nas igrejas teve origem com São Francisco. Na noite de natal Sao Francisco pediu que preparasse uma pequena mangedora na cidade de Grecio. Naquela noite ele proclamou o Evangelio e introduziu o menino Jesus no centro da comunidade.
Para nós franciscanos o presépio fala muito. Temos em nossa espiritualidade um lugar especial a encarnação do Verbo Divino: “Deus se fez homem e habitou no meio de nos”. A riqueza que traz o evento revelaçao de Deus atravez de Jesus Cristo é muito forte.

O nosso Deus se fez homem. Isto me lembra do retiro de ordenação que fiz. Minha turma de formação era composta de quatro frades. Tivemos como diretor espiritual um padre Jesuíta chamado Baquero, possuidor de uma espiritualidade notável. Ele nos disse assim: “Deus depois que concluiu toda a criação admirou tanto a humanidade criada, mas tanto, que com tamanha paixão se fez homem”.
Naquele retiro trabalhamos muito este mistério, e me fez relfetir mais ainda a beleza de ser humano. Temos um Deus que ama ser gente. Isso se torna muito especial para nós porque Deus escolheu nossa humanidade. Como é bom saber que Deus admira ser homem, e transmite isto a nós com muita simplicidade: Jesus Cristo é Deus.
Deus que vem a nós em Jesus tem uma profundidade que devemos escavar com muita atenção. Melhor ainda, vamos mergulhar no mistério de nossa humanidade vista a partir de Jesus Cristo. Buscarei refletir sobre este mistério na proposta de entedermos nossa essencia dentro da nossa existencia.
Deus deseja ser gente, e o faz. Para nos esta decisão de Deus deve dizer que ser gente é muito bom. Que a humanidade nao é tudo de negativo que existe neste mundo. A humanidade tem muita coisa boa. E aqui podemos lembrar as palavras do livro de Gêneses depois de cada ato de criação: Deus viu que era bom.
Deus sentiu o gosto de ser homem. Isto para nos soa muito bom em alguns momentos, mas em outros nao temos nem mesmo o desejo de acreditar nesta ideia. Olhamos com pecimismo este mundo e julgamos que a humanidade nao tem como mudar. Realmente o mundo nao é uma maravilha. Sao tantos os atos de iniquidade criados pela humanidade. O sofrimento de muitos criados pelo egoísmo e tanta maldade.
Jesus é quem nos ensina a ser humano. Ele começa realizando a vontade do Pai, que é o amor por todos. Deus que se faz homem por amor. Se olharmos mais a fundo teremos o Homem-Deus, ou seja, Jesus que nasce na simplicidade da mangedora. Sua familia é muito humilde, mas ele tem muito a oferecer a nos. Muitos reclamam da forma que nasceram, e da família que receberam. Muitos desejam riqueza, títulos, e reclamam desenfreadamente da condição de vida que nasceu.
O interessante que Deus com toda sua onipotência escolheu nascer de uma mulher. Aqui temos um Deus que reconhece a dignidade da mulher. Mulher que é capaz de acolher Deus no seu útero. A mulher tem um papel especial para Deus, e Maria é vista em sua singularidade no mistério da revelaçao. A mulher é muito mais do que podemos pensar. Digo isso porque cada uma traz consigo o mistério de Deus. Cada criança que vem a este mundo não sabemos o que será no futuro, mas uma coisa não podemos negar, que como fliho de Deus possue um potencial de santidade incrivel. Cada ser humano pode se revelar como luz neste mundo. Ajudarei a recordar de alguns nomes especiais entre nós. Pessoas que vieram ao mundo atravez se suas maes, e deixaram marcas profundas: São João Batista e sua mae Santa Isabel; Santo Agostinho e sua mae Santa Monica; Sao Francisco e sua mae Joana que havia uma fé tão forte em Deus, etc.
O nosso Deus depois de homem fez coisas incriveis como: abraçar, beijar, ouvir cada pessoa que encontrava pelo caminho, curou muitos, devolveu a vida e a diginidade a tanta gente. Nosso Deus é carinhoso, amoroso, cheio de compaixao. Basta olharmos para Jesus e teremos provas suficiente que ser gente é uma experiencia unica.
Penso que o problema está no fato que nos esquecemos de ser humanos por inteiro. Se olharmos para as nossas relações no dia-dia perceberemos que elas são muito formais. Tem gente que nao diz a muito tempo para aqueles que sao proximos e de uma especial ateçao: Ti amo, ou gosto muito de voce. Queixamo-nos que só encontramos desamor, mas nao percebemos que estas duas simples frazes dizem muito ao coração de quem diz, e de quem recebe. Jesus diz isto com muita facilidade, e aqui não busco usar citações porque temos isto muito forte em nosso coraçao. Deus ama, porém manifesta o seu amor.
Amor não é um gesto, mas de tantos gestos que fazemos podemos encontrar o amor. Jesus prova para nos que temos muito amor no coração, e que podemos nos relacionar assim. A nossa ação no mundo deveria ser assim: Ame a Deus de todo o teu coração, e o próximo como a si mesmo. E não posso deixar de recordar também de algumas personagens que deixaram a mensagem de amor tão forte neste mundo: Santa Clara, Santa Terezinha do Menino Jesus, São Pio, Madre Tereza de Calcutá, Papa Joao Paulo II e outros.
Deus nos mostra realmente o que somos e o que devemos fazer. Olhe para Ele e busque fazer o mesmo. Fazer o mesmo que Jesus é ser radical com a tua própria natureza. É possível amar como Jesus? Se perguntarmos a Sao Francisco teremos a seguinte reposta: Não tenho certeza, mas sei que busquei fazer isto em toda a minha vida de conversão. Converta o teu coraçao. Não se lamente se ainda não fez, pois Deus te dá oportunidade de começar. Cada cristão deve pensar assim, pois se hoje nao conseguiu tente amanhã. Você pode sempre amar. Tua essência é o amor, e tua existência é praticá-lo.
O presépio tem muito a nos dizer. E se com muita atenção nos encontramos com o mistério que se revela, receberemos tantas graças ao nos abrirmos a acolhê-lo. Faça como Deus em Jesus Cristo: Ame teu próximo como a si mesmo. Sinta o gosto de ser gente. Não negue a santidade que esta dentro de ti, pois em Deus você é mais do que pode imaginar.
FONTE: http://blog.cancaonova.com/gotasdeassis/2008/12/09/presepio-e-espiritualidade-franciscana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário