NOSSA HISTÓRIA

A história inicial da Fraternidade São Francisco de Assis, em São José dos Campos foi uma incógnita durante muito tempo.
Este histórico é o resultado do levantamento feito, durante o ano de dois mil e cinco, por iniciativa do Conselho Local, pois alguns Livros e até mesmo a Certidão da Ereção Canônica, não foram localizados. No entanto, após muitas pesquisas, foi possível concluir o seguinte:
Somente aos dezenove de maio de mil novecentos e quarenta e seis foi registrado em livro próprio um histórico do “Registro Geral dos Irmãos da Congregação de Terceiros de São Francisco”, de São José dos Campos, Diocese de Taubaté. Ainda não existia a Diocese de São José dos Campos.
O autor do citado registro foi o Frei Epifânio Maria de Limeira - OFM-Cap., e nele consta tratar-se da Venerável Ordem Terceira de São Francisco. Registrou ainda, a fundação, em mil novecentos e dezoito (não consta o dia, nem o mês), o fundador, segundo o relato de Frei Epifânio, foi o Frei Ricardo Maria Denno - OFM-Cap., do Covento Santa Clara de Taubaté e a Ereção Canônica se deu, em dezesseis de setembro de mil novecentos e vinte e seis.
Nesta mesma data, foram constituídas pelo Frei fundador da Congregação, a primeira diretoria Masculina e Feminina, como era o costume da época. O Diretor Espiritual era o Ir. Pe. José Maria Monteiro.
Por volta do ano de mil novecentos e trinta, este núcleo Franciscano de São José dos Campos, quase que se dissolveu, face ao falecimento do Ministro e, posteriormente, do Frei fundador.
Em mil novecentos e quarenta e seis, Frei Epifânio Maria de Limeira - OFM-Cap., reorganizou a então denominada “Congregação de Terceiros Seculares de São Francisco”.
O atual Conselho orientou a realização de entrevista com alguns irmãos. Assim apurou-se que em certo momento, nossa fraternidade não tinha nem ao menos um lugar para se reunir.
Este é um dos momentos que precisamos destacar na vida da Fraternidade, pois neste período, estávamos sem o auxílio de um Assistente Espiritual, mas os irmãos se mantiveram firmes na fé e não se dispersaram. Não havia, então, local onde a fraternidade pudesse se encontrar. Assim as reuniões aconteciam em área pública, na Praça Afonso Pena, no centro de São José dos Campos.
Atualmente, nos reunimos na casa das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus. Formamos uma pequena e pobre fraternidade de 17 irmãos.
Louvemos ao Deus de Amor pelas graças e oportunidades que nossa fraternidade pode experienciar ao longo dos seus noventa anos de fundação.