segunda-feira, 4 de outubro de 2010

S. FRANCISCO DE ASSIS HOJE.

Frei José de Jesus Cardoso, OFM.
Nós hoje, celebramos a memória da morte de São Francisco de Assis, na Igreja e em especial na Ordem Franciscana. Ser Franciscano, não é apenas conteúdo. É espírito, maneira de ver as coisas, de vivê-las, de assumi-las e de equacionar os grandes conflitos de vida e de morte. S. Francisco de Assis o fez em sua época, e o faria hoje: S. Francisco, não teve nenhuma pretensão, a não ser de dar-se. Quis estar junto do outro. Ser Menor, pequeno. Para entender a grandeza do outro, não o atropelando em sua dignidade.

Para ele, a morte é o grande momento de louvor que o ser humano presta a Deus. E ele fez de sua vida e de sua morte encontros que o colocaram no coração daquele que lhe deu a vida. O que nós queremos é também neste momento, embeber a nossa vida, o corpo e a alma desta fonte que é São Francisco, seu carisma, sua obra e seu ideal. Façamos, também nós, dos nossos dias, os dias que o Senhor nos dá, um grande hino de agradecimento e louvor a Deus, pois num homem tão frágil e tão pequeno como o foi São Francisco, Deus quis mostrar toda a sua misericórdia e confirmar seu amor para com todos os seres humanos.
A nossa celebração, da memória da morte de São Francisco, nos faça aprender a louvar e a bendizer a Deus por tudo, pela sua graça, por sua misericórdia, por sua vida, por sua presença. Comecemos, Irmãos! O nosso mundo tem sede de Deus.
O dia 4 de Outubro, para a Família Franciscana e de modo especial para a Ordem Franciscana, esta celebração se reveste de grande solenidade. S. Francisco de Assis tornou-se inspiração daqueles valores mais altos do Evangelho. Por isso, a sua mensagem atravessou os século, e contínua a despertar no coração da humanidade aquilo que de melhor ela pode realizar.
“ Ó´ Deus que fizestes o Seráfico Pai S. Francisco assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humanidade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário