sábado, 31 de julho de 2010

Solenidade do “Perdão de Assis”.

Porziuncola No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como "Porciúncula". Na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz o seguinte:
"O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência , que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida".
«Quero mandar-vos todos para o Paraíso.»

Com estas palavras, no dia 2 de agosto de 1216, São Francisco, o pobrezinho de Assis, anunciava ao povo diante da Porciúncula (a igrejinha de Santa Maria dos Anjos) que havia conseguido, junto ao Santo Padre Honório III, a indulgência plenária para todos que a visitassem, arrependidos e confessados. Nascia ali a Solenidade do “Perdão de Assis”.
Hoje em dia, o Perdão de Assis tomou dimensões mundiais, e a indulgência plenária que São Francisco conseguiu para os fiéis que visitassem a Porciúncula, se extendeu para todas as igrejas franciscanas do mundo.
Por isso, das 12h do dia 1° de agosto, até a 0h do dia 2 de agosto, é possível lucrar para si ou para algum fiel defunto, a indulgência plenária, visitando uma igreja franciscana, ou dedicada a São Francisco de Assis.
As condições para se receber a indulgência plenária são:
- Confessar-se;
- Participar da Eucaristia;
- Rezar o Credo, o Pai-Nosso, e rezar pelas intenções do Santo Padre.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário