sábado, 10 de julho de 2010

NO CAMINHO DE DEUS

ertyuio
Fr. José de Jesus Cardoso, ofm

É nesta perspectiva que olho para os santos. Assim foi S. Francisco de Assis, Santa Clara, Santo António, santos que estão colocados na minha vida. Marcas que devem interpelar as nossas vidas… Em que sentido Santo António é franciscano?... Desde o ano 1220 – ele deixou os Agostinhos e quis ser franciscano. O encontro de S. Francisco com Santo António, não foi muito grande. Fr. António viu de longe S. Francisco de Assis. Não foi a diferença. O encontro é razões do nosso caminhar. S. Francisco, aprofundou o sentido da Escritura e dos padres da Igreja. Santo António, deixou os cónegos Regrantes; porque os franciscanos o marcaram e mexeram o seu coração, com a radical vida de pobreza e simplicidade, estilo de valor evangélico.
O memo fez Santa Clara de Assis. Desprendimento de tudo e de todos. Como franciscano Santo António dá outro sentido á sua vida e vive Cristo pobre e humilhado. Ele parte para as Missões. Leva a contemplação para a acção. Ele morre com o excesso de trabalho e sempre em busca de Deus. S. Francisco mais aberto aos irmãos os manda pelo mundo a pregar o evangelho.
S. Francisco e Santo António estão os dois muito ligados pela diferença de culturas e características diferentes, mas os dois no mesmo caminho em comunidade para Deus.
Como vivemos nós hoje este ideal?
Em que medida me encontro em relação aos ideais de S. Francisco de Assis?
Na vida consagrada a gente descobre que S. Francisco e Santo António e Santa Clara nos deixaram a vida do Amor de Deus.
Somos nós os habitantes de Belém que não têm lugar para Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário