segunda-feira, 16 de agosto de 2010

UM VULCÃO CHAMADO FRANCISCO DE ASSIS

Vulcão Fr. José Jesus Cardoso, O.F.M
Falar de S. Francisco de Assis, é como lançar lenha numa fogueira. As suas palavras transformam-se num fogo abrasador que envolve tudo: Homens, Mulheres e Natureza. A sua mensagem seduz, cativam e arrastam a lava da alegria e da fraternidade para uma vida diferente: vida do evangelho.
Foi em 1209, já se passaram 800 anos. A Família de Francisco de Assis continua a surpreender pela sua actividade e pela sua vitalidade e capacidade de se renovar e de responder aos apelos da Igreja e do mundo.
S. Francisco de Assis, homem simples, sabia de Deus mais do que todos os letrados do seu tempo. Assim se tornou modelo para uma multidão de homens e mulheres. Morreu para ele próprio, tornou-se “ um outro Cristo”. Homem de profunda humildade e de amor total aos pobres e doentes sobretudo aos mais abandonados. Só um coração como o de S. Francisco pode aguentar tanta alegria.
O seu olhar é o olhar de Deus, que ajuda e quer salvar a todos. Ele derruba todas as divisões e discórdias para estabelecer a justiça e a paz para sempre.
Só um coração cheio de Deus como o seu é capaz de levar por diante um vulcão cheio de simpatia, simplicidade, fraternidade, alegria Paz e bem a todas as criaturas. S. Francisco de Assis é a grande labareda das maravilhas de Deus. “Louvado sejas, ó meu Senhor!” foi esta a graça das origens franciscanas, que S. Francisco colheu do evangelho, tornando-se arauto do Pai do Céu.
Ao “Poverello” aplicam-se as palavras do apóstolo Paulo “Estou crucificado com Cristo, já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. S. Francisco arrancado do barro amassado, para aceitar o projecto criador de Deus, para que em comunhão com Ele e com os seus irmãos fazer uma comunidade Universal de amor.
Foi assim que um pequeno grupo de homens pobres e alegres de Assis, se apresentou em Roma ao papa Inocêncio III, para a aprovação da Regra, e este, nesse mesmo instante, depois de ouvir o pobre de Assis, no seu propósito de seguir a Cristo à luz do Evangelho, lhe aprovou a Regra e Vida dos Frades Menores que hoje se pode visitar no Sacro Convento em Assis. Regra que é professada pelos franciscanos ao longo destes oito séculos de vida.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário