sexta-feira, 13 de agosto de 2010

São João Maria Vianney era um Franciscano Secular!

vianney São João Maria Vianney, o Cura de Ars, patrono de todos os sacerdotes do mundo, era um Franciscano Secular! Esta é a história do Monsenhor Henri Converter, um conhecedor do Santo. Este é um dos mais interessantes documentos relativos à vocação franciscana secular de São João Maria Vianney.
“Uma das glórias de Frei Leonardo, OFMCap, é a de ter sido o confidente, amigo e diretor espiritual do Cura de Ars. Ele é um dos que apoiaram, ajudaram e animaram o Padre Vianney em un momento quando ele sentiu os mais fortes assaltos do demônio. Quando ele era atormentado com o desejo de ser um religioso capuchinho, e com medo de poder salvar sua alma em meio a grandes multitudões de pessoas que invadiam sua pequena paróquia, o Venerável Padre Vianney visitava o bom Frei Leonardo em Lyon, no convento de Brotteaux, para receber seus conselhos.
Mas, como sempre, nosso santo religioso o desfazia de seu projeto. Ele o obrigava a retornar ao seu trabalho apostólico, dizendo-lhe que ele não era chamado a ser Capuchinho, e que Deus o queria em Ars, onde poderia salvar muitas almas mais. Consolado e fortalecido pelas palavras do Frei, o santo Cura, tomava de novo a pé, seu caminho de regresso à sua paróquia. Um día, mais triste que nunca e bombardeado pelo ruído à sua volta, veio a lamentare a suplicar de novo ao Frei Leonardo para que intercedesse a fim de que fosse aceito na Ordem de São Francisco. O santo religioso, um homem de experiência, e cheio do Espírito de Deus, se negou retundantemente a atender o seu pedido. Sem demora, para satisfazer seus desejos piedosos por uma vida religiosa, ele lhe falou acerca da Terceira Ordem e,  posteriormente, Frei Leonardo recebeu o Padre Vianney na Terceira Ordem. Logo em seguida, para consolá-lo, ele mesmo foi a Ars para estabelecer uma fraternidade da Ordem Franciscana Secular.
Em 1891,  cedendo às súplicas do Padre Efrém, Frei Leonardo, apesar dos seus 80 anos, foi visitar a paróquia de Ars, para escutar o Monsenhor Freppel e ver dois franciscanos seculares, contemporâneos do Santo Cura, no dia da instituição da Fraternidade. Foi ali quando teve a oportunidade de fazer o seguinte registro: ‘Eu, abaixo assinado, certifico que foi recebido na Ordem Terceira de São Francisco de Assis, no convento de Brotteaux, em Lyon, no ano de 1847, a João Batista Vianney, Cura de Ars, o qual foi também admitido à Profissão dos votos, no ano seguinte, em Ars, em sua igreja onde eu estabeleci a Ordem Terceira, designando-o como Diretor’."
Extraído do livro de P.de La C.M.,
"O Santo Cura de Ars e sacerdote terciário".
http://refespfrcna.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário