domingo, 8 de agosto de 2010

TRÍDUO Á SANTA CLARA

image1841º Dia
Oração inicial
Amável Santa Clara, que respondestes generosamente ao chamado do Senhor, ajudai-nos a alcançar a graça e a coragem de dizer um sim decidido ao plano de Deus para a nossa existência.
Vós que abandonastes a riqueza e vos fizestes humilde para seguir o Cristo pobre e crucificado, ensinai-nos a simplicidade, a justiça, a partilha, e abri nosso coração aos pobres e marginalizados.
Mulher terna e corajosa, mostrai-nos que é possível realizar o sonho da fraternidade universal, ensinai-nos a reverencia para com todas as pessoas, culturas e povos.
Vós que partilhastes com São Francisco uma amizade profunda, fazei com que nós, mulheres e homens, possamos desabrochar, no amor e na reciprocidade, todas as nossas capacidades a serviço da vida em abundancia.
Vós que inaugurastes uma nova forma de viver a igreja, na sociedade, clareai nossos caminhos para vencermos as estruturas de pecado e sermos capazes de fazer do mundo em que vivemos verdadeira terra de irmãos e irmãs. Amém!


Abertura
C - Ó Seráfica Santa Clara, primeira discípula do Poverello de Assis, que abandonastes riquezas e honras por uma vida de sacrifício e de altíssima pobreza, obtende-nos de Deus a graça de sermos sempre submissos à vontade divina e confiantes na Providência do Pai celestial.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
Leitura Bíblica: Jo 14, 1-6 (ou do dia) Lc 11, 1-13
Refletindo:
C -A jovem Clara de Assis sentiu-se questionada e provocada pela forma de vida de Francisco de Assis, e impelida pelo chamamento divino, toma uma decisão.
T - “Vou seguir o Senhor, como Francisco. Quero ser pobre e despojada por amor do meu Senhor Jesus Cristo”.
C -Neste novo ideal de vida, Santa Clara confia plenamente no poder e na vontade de Deus.
T -Ela renuncia às glórias deste mundo para consagrar-se para sempre ao Senhor numa vida pobre e humilde no serviço de Nosso Senhor Jesus Cristo.
C -Santa Clara e São Francisco, por sua forma de vida, constituíram-se “em nova luz para o mundo”.
T -O vigor e a vitalidade de seu projeto de vida eles o encontraram na pobreza, na fraternidade e na paz.
C -Cristo foi o eixo de suas vidas, e por isso tornaram-se agentes de transformação e de renovação.
T -Com Santa Clara e São Francisco queremos estar a serviço de todas as pessoas para reconciliá-las entre si e com Deus.
C -Se percorrermos o caminho da vida com fé, seremos sinal de esperança para o mundo.
T -Seremos artífices da paz, promotores do bem, anunciadores da amizade que Deus reservou para os que o buscam.
Benção de Santa Clara

O Senhor todo poderoso te abençoe, volte para ti os seus olhos misericordiosos e te dê a sua paz.
O Senhor derrame sobre ti as graças em abundância, e, no céu, te coloque entre os seus santos.
Amém


2º Dia
Oração inicial: (vide 1º dia)

Abertura
C -Ó Seráfica Santa Clara que, embora vivendo segregada do mundo, não esquecestes os aflitos, mas vos fizestes sua mãe, sacrificando por eles as vossas riquezas e fazendo inúmeros milagres em seu favor, obtende-nos de Deus a caridade cristã para com os nossos irmãos sofredores, em todas as necessidades materiais e espirituais.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
Leitura Bíblica: Mt 6,5-15 (ou do dia) Lc 12,13-21

Refletindo:
C -A nova opção de vida abraçada por Santa Clara de Assis fundamenta-se na oração e contemplação.
T -Esta forma de vida é dinâmica: renova e restaura a Igreja.
C -A profunda união com Cristo pobre, humilde e crucificado é, para Santa Clara, o tesouro encontrado no campo. Fez desta união a razão de sua vida.
T -Na oração e na contemplação, Cristo foi seu espelho: contemplou-se no Senhor, reconheceu-se no Senhor, viu-se envolvida pela misericórdia do Senhor.
C -A oração nos dá força para nossa caminhada, luz ao nosso viver.Por ela entramos em comunhão com Deus, nosso Pai, e com todos os nossos irmãos e irmãs. Somente ele nos ajuda a superar as dificuldades e surpresas que a vida nos reserva.
T -Jesus nos acompanha, ilumina nossos passos e nos livra da ganância do engano dos falsos ídolos, do ter e do prazer.
C -A exemplo de Santa Clara cuidemos de animar nossa vida interior pela oração e contemplação.
T -Só a oração nos leva a trilhar os caminhos da fraternidade, da solidariedade e da partilha, construindo um mundo novo.
Benção de Santa Clara (vide 1º dia)


3º Dia
Oração inicial: (vide 1º dia)

Abertura
C -Ó Seráfica Santa Clara, nossa irmã prostrada no leito enferma, mandastes trazer a custódia com o Santíssimo Sacramento, a fim de “guardar o pequenino rebanho dos lobos inimigos”.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
Leitura Bíblica: Jo 6,47-58 (ou do dia) Lc 12,32-48

Refletindo:
C – “Felizes os convidados para a Ceia do Senhor”.
T – A Eucaristia, é o alimento que penetra nossas vidas, para nos levar à unidade, e criar laços de fraternidade.
C – A Eucaristia será para nós como foi para Santa Clara, a força e o vigor da caminhada.
T – A Eucaristia que é partilha supõe caminhar juntos como irmãos e irmãs, e estar em sintonia com as necessidades, angústias e sofrimentos de nossos semelhantes.
C – Comungar o Cristo é comungar a vida de nossos irmãos.
T - A Eucaristia transforma nossas atitudes, nos faz sensíveis ao bem que devemos cultivar, estreita nossos relacionamentos e nos alimenta no caminho do céu.
C – Santa Clara buscava na Eucaristia o segredo de sua interiorização e santificação, bem como a vitalidade de sua fé e a motivação última de seu viver.
T – Com Santa Clara vivamos unidos a Cristo. Ele nos transformará e nos tornará capazes de estreitar mais e mais as relações de uma sadia convivência humana.
Benção de Santa Clara (vide 1º dia)

Extraído dos livros: Devocionário da Família Franciscana e Novena de Santa Clara

Um comentário:

  1. Parabéns a fraternidade de São José dos Campos pelos seus 100 anos de fundação! Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir