sábado, 27 de agosto de 2011

Santa Mônica, esposa e mãe!

                                                     Hoje, 27 de agosto, a Igreja celebra a memória de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho.

Santa MonicaMônica nasceu em Tagaste, na África, no ano de 332. Obediente aos pais, ainda muito jovem casou-se com Patrício; homem trabalhador, mas vítima de um gênio forte e, além disso, mulherengo, jogador e ateu. Tiveram três filhos: dois homens e uma mulher. Os dois menores foram a sua alegria, mas o mais velho Agostinho, foi o sofrimento dessa mulher.

Enquanto rezava por Agostinho, também rezava e oferecia sacrifícios por seu marido e ao final alcançou a graça de que Patrício fosse batizado. Um ano após o seu batismo, veio a falecer.
Quando ficou viúva, todos os cuidados dirigiram-se ao filho mais velho, o mais rebelde. Por ele rezou e chorou. Seguindo Agostinho, pelas peregrinações na Itália, Mônica encontra-se em Milão com o bispo Ambrósio, homem cheio de sabedoria foi guiando-a com seus conselhos.


E assim ela viu o que sua alma sempre desejou: a conversão ao cristianismo de seu filho Agostinho, propiciada pelas lágrimas de mãe.

Um dos trechos mais lindos do livro: ‘’Confissões’’ cap. IX é o diálogo entre Agostinho e sua mãe, quando ele escreve: ‘’ Nós falávamos de coisas de infinita doçura, esquecendo as coisas passadas e projetando-nos para as futuras...como seria a vida dos santos, vida que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram e que nunca no coração do homem penetrou’’.
Continuando o diálogo Mônica diz: ‘’Meu filho, quanto a mim não existe nada que me atraia nesta vida...Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco: ver-te cristão antes de morrer. Deus me concedeu algo mais e melhor: ver-te desprezar as alegrias terrenas e só a ele servir. O que faço ainda aqui?

Poucos dias após, veio a falecer. Era o ano de 387, aos 55 anos.
CALAR PARA DEUS AGIR!

A sabedoria verdadeira não se aprende nos livro, mas é algo superior, vem do alto. É a sabedoria de Deus. Essa mulher usou a única arma que tinha para conseguir a paz na família: o silêncio. E nos dá a fórmula para não brigar: ‘’ É que quando meu marido está de mal humor, eu me esforço para estar de bom humor. Quando ele grita, eu me calo’’.
E muitas mulheres descobriram o segredo de Santa Mônica, para conter a agressividade dos maridos. Peçamos também a sua intercessão!
Uma linda declaração de amor esta em ‘’Confissões’’ de Santo Agostinho: ‘’ Ela me gerou seja na sua carne para que eu visse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade’’.
Hoje, junto com seu filho Santo Agostinho no céu, vivem as alegrias celestiais, que na terra, um dia sonharam.
Santa Mônica, rogai por nós!

Fonte: http://www.padreleoeterno.com/2010/08/santa-monica-esposa-e-mae.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário