quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Clara de Assis mulher Eucarística

 

“Clara de Assis, também por um tipo de iconografia que teve amplo sucesso a partir do século XVI, é muitas vezes representada com um ostensório na mão. O gesto recorda se bem que numa atitude mais solene, a realidade humilde desta mulher, que já muito doente, se prostrava, amparada por duas irmãs diante do cibório que continha a Eucaristia, posto diante da porta do refeitório onde estava para se abater a fúria das tropas do imperador. Clara vivia daquele Pão que, no entanto, segundo o uso do tempo só se podia receber sete vezes ao ano.

No leito da sua enfermidade bordava corporais e enviava-os as Igrejas pobres da região dos vales de Espoleto. Na realidade a vida inteira de Clara era uma Eucaristia, por de igual modo como Francisco ela elevava da sua clausura um contínuo agradecimento a Deus com a oração, o louvor, a súplica, a intercessão, as lágrimas, a oferta e o sacrifício. Tudo era por ela acolhido e oferecido ao Pai, em união com a infinita ação de graças do Filho unigênito, crucificado, ressuscitado e vivo a direita do Pai”. (João Paulo II)

“Olha neste Espelho todos os dias, ó rainha, esposa de Jesus Cristo, e espelha nele, sem cessar, tua face, para assim, te adornares toda, tanto interna quanto externamente, vestida e cercada de belezas, vestida também com as flores e o manto de todas as virtudes, como convém, filha e esposa caríssima do Rei Supremo. Neste Espelho, porém, refulge a sagrada pobreza, a santa humildade e a inefável caridade, tal como poderás contemplar por todo o Espelho com a graça de Deus”. (Santa Clara)

Fonte: http://santaclara800anos.blogspot.com/2011/06/clara-de-assis-mulher-eucaristica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário