sábado, 15 de maio de 2010

CLARA

clara2face Clara- 1193 – 1253 – Pai: Favaroni Offeduccio
Mãe: Ortolana de Fiumi
Irmãs: Catarina (Inês) e Beatriz

“O principal desafio para quem gosta de Francisco e de Clara de Assis, é o consumismo, isto é o imediatismo. As pessoas querem gozar tudo logo e agora, nesse momento.” 
D. Paulo

Mas Clara nos leva a uma caminhada interior e a uma caminhada exterior, nos leva a uma união com os irmãos e irmãs.
Ela de fato nos leva devagarzinho a sermos aquilo que devemos ser.
“Sermos Fraternos”.

11/08/2005 -Festejamos Clara de Assis. Sua morte ocorreu há exatos 752 anos, mas seus testemunhos continuam a iluminar nossas vidas até hoje.
Que na claridade deste dia, possamos aprender, com nossa irmã Clara, a seguir o Cristo de Deus, Sol nascente que nos veio visitar.
Clara, plantinha do Pai Francisco, fez da sua vida, luminoso exemplo de amor a Deus, presente nos pobres; na Eucaristia; na luta contra todo o tipo de preconceito.
Clara, nos lembra, de modo luminoso, da renúncia às riquezas do mundo para edificar o Reino de Deus.
Primeira carta de Stª Clara a Inês de Praga:
“Um homem bem vestido não pode lutar com um que está nu; deste modo ele se deixa agarrar pelo outro com maior facilidade e certamente será jogado no chão. Não se pode ficar glorioso no mundo e reinar ao mesmo tempo com Cristo no céu, pois “é mas fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”(Mt 19, 24). Por isso te despojaste de tuas vestes, isto é, das riquezas do mundo, a fim de não perecer na luta e poder entrar no reino do céu pelo caminho apertado e pela porta estreita. Certamente é uma boa troca e muito louvável deixar os bens temporais pelos eternos, merecer não as coisas da terra, mas as do céu, “receber o cêntuplo e possuir a vida da felicidade eterna”(Mt 19, 29).
Oprimir o pobre é ultrajar seu criador, honrar a Deus é ter piedade do indigente... Eis que a claridade de Clara é servir ao Cristo pobre...
BENÇÃO DE SANTA CLARA:
“O Senhor Todo - Poderoso vos abençoe!
Volva para vós os Seus olhos misericordiosos e vos dê a Sua paz.
O Senhor derrame sobre vós as graças em abundância, e, no céu vos coloque entre os Seus santos.
O Senhor esteja sempre convosco e vós estejais sempre com Ele.”
Amém!
Reflexão:
Como podemos aplicar em nossa vida, os ensinamentos de Clara, vivendo na sociedade atual tão cheia de conflitos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário