Viveria certamente hoje na América Latina uma busca contínua de comunhão com Deus, através de tudo e de todos os seres criados. Tornaria o Evangelho vivo e encarnado, comprometido com o oprimido e o marginalizado de nosso tempo.
domingo, 31 de janeiro de 2010
SÃO FRANCISCO HOJE
Viveria certamente hoje na América Latina uma busca contínua de comunhão com Deus, através de tudo e de todos os seres criados. Tornaria o Evangelho vivo e encarnado, comprometido com o oprimido e o marginalizado de nosso tempo.
São João Bosco
Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve.Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”. Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal.
sábado, 30 de janeiro de 2010
Deus deve ser o centro da nossa vida

A solução está numa preciosíssima passagem do Evangelho que é parte do Sermão da Montanha: "Procurai primeiro o Reino e a justiça de Deus, e tudo isso vos será dado por acréscimo" (Mt 6,33).
Procurar primeiro o Reino e a justiça de Deus é querer o Senhor em primeiro lugar. É centralizar-se nEle. É buscar a Deus não porque preciso de saúde, de dinheiro, de garantia e prosperidade, mas porque Deus é Deus e merece ser amado, obedecido e adorado por Si mesmo. Deus é Deus e eu devo ser o adorador.
O que somos e o que temos é de Deus, assim como a luz da lua vem do sol. Se O tiramos de nossa vida, tudo começa a se complicar. Mas compreenda: não é que o Senhor nos castigue, é que dependemos profundamente e em tudo dEle.
Monsenhor Jonas Abib - fonte: Cancao Nova
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Os valores da Espiritualidade Franciscana

Da vida e do modo de ser de São Francisco nasceu uma inspiração de vida, um caminho. A espiritualidade franciscana é fundamentalmente seguimento do Cristo pobre, humilde e crucificado. E o seguimento torna-se um encantamento, que por sua vez leva à configuração com o Cristo. Algumas características desta espiritualidade:
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Santo Tomás de Aquino
Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia Católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?".A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Nossa Senhora Mãe da Divina Providência
Credo
Pai Nosso
Ave Maria
Contas grandes:
Nossa Senhora Mãe da Divina Providência,
Providenciai.
Contas pequenas:
Deus provê Deus proverá,
Sua misericórdia não faltará.
Oração Final:
Vinde Maria, chegou o momento,
valei-nos agora e em todo tormento.
Mãe da providência prestai-me auxílio
nos sofrimentos da terra e do exílio,
mostrai-nos que sois Mãe de amor
e de bondade agora que é grande
a necessidade.
Amém!
Conversão de São Paulo
O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos, que ele foi crescendo e buscando a palavra de Deus.domingo, 24 de janeiro de 2010
São Francisco de Sales
Nasceu no Castelo de Sales em 1567. Sua mãe, a condessa, buscou formar muito bem o seu filho com os padres da Companhia de Jesus, onde aprendeu línguas. Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história deste santo muito amado, vamos percebendo o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria. quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Santa Inês
Virgem e mártir, Santa Inês se deixou transformar pelo amor de Deus que é santo. Seu nome vem do grego, que significa pura. Ela pertenceu a uma família romana e, segundo os costumes do seu tempo, foi cuidada por uma aia (uma babá) que só a deixaria após o casamento. quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
PAPA BENTO XVI AUDIÊNCIA GERAL Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2010
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
A humildade nos levará a perfeita imitação de Cristo
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
A Terceira Ordem Secular (OFS)
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
O mundo como “convento”
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
O QUE É SER FRANCISCANO (Frei Alberto Beckhäuser – OFM))
domingo, 10 de janeiro de 2010
Batismo do Senhor
Revelação do Batismo
A festa do Batismo de Jesus é densa de ensinamentos sobre Jesus e sua missão, como também sobre nosso batismo. Jesus não precisava ser batizado pois o Batismo de João era para a conversão. Jesus não necessitava. Mas, ao ser batizado por João, assume sobre si toda a iniqüidade da humanidade e santifica as águas, para que o seu futuro batismo purifique dos pecados e dê o Espírito Santo. Nesse momento de entrega de Jesus ao mundo para a redenção, o Pai o declara: “Este é o meu Filho amado no qual ponho todo o meu agrado” (Mt 3,17).
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Mãe da Misericórdia
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
A Regra de Vida Franciscana
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Solenidade da Epifania ou dos Reis Magos?
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
A Oração das Cinco Chagas
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Santa Ângela de Foligno
Nasceu na Itália, no ano de 1248, em Foligno, próximo a Roma, numa família muito abastada. Mas, infelizmente, não vivia a maior riqueza, que é o amor a Deus. Dentro deste ambiente indiferente a Deus e à Igreja, amenina foi crescendo. Ela foi para o sacramento do matrimônio, teve vários filhos, mas, infelizmente, tanto os filhos e depois o esposo faleceram. Imagine como estava o coração dessa mulher! Mas, deixando-se levar por uma vida distante de Deus, entregava-se às festas, às vaidades, cad vez mais longe de Deus e dela mesma, até que sentiu o toque da misericórdia do Senhor. Ela tocou o seu vazio existencial. Foi quando recorreu à Virgem Maria e buscou o sacramento da reconciliação.sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus
Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus!Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios, em 325 o Concílio de Nicéia, e em 381 o de Constantinopla. Estes dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
No mesmo século, século IV, já ensinava o bispo Santo Atanásio: "A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura, o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso". Maria é, portanto, nossa irmã, pois todos somos descendentes de Adão. Fazendo a relação deste mistério da encarnação, no qual o Verbo assumiu a condição da nossa humanidade com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma; sem aumento, sem diminuição; é sempre perfeita. Nela, reconhecemos uma só divindade. Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus.
No terceiro Concílio Ecumênico em 431, foi declarado Santa Maria a Mãe de Deus. Muitos não compreendiam, até pessoas de igreja como Nestório, patriarca de Constantinopla, ensinava de maneira errada que no mistério de Cristo existiam duas pessoas: uma divina e uma humana; mas não é isso que testemunha a Sagrada Escritura. porque Jesus Cristo é verdadeiro Deus em duas naturezas e não duas pessoas, uma natureza humana e outra divina; e a Santíssima Virgem é Mãe de Deus.
FONTE CANÇÃO NOVA









