terça-feira, 31 de maio de 2011

Visitação de Nossa Senhora

 VisitationSabemos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro. O anjo também comunicou a ela que sua parenta - Santa Isabel - já estava grávida. Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem - no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, - quando depois de andar cerca de 100 km ela encontrou-se com Isabel.
Nesta festa, também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou o Magnificat, glorificando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e a razão pela qual devemos ter essa devoção, que passa de século a século.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

IMPORTÂNCIA DA DIREÇÃO ESPIRITUAL



CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 19 de maio de 2011 (ZENIT.org) – O Papa Bento XVI quis destacar a importância para os fiéis de ter uma direção espiritual, ao receber hoje, em audiência, a comunidade da Faculdade Pontifícia teológica Teresianum de Roma, no 75º aniversário de sua fundação.
Desde sempre, indicou, a Igreja recomenda a prática da direção espiritual, “não só aos que desejem seguir Cristo de perto, mas a todo cristão que quer viver com responsabilidade o próprio Batismo, isto é, a vida nova em Cristo”.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

25 de maio de 2011: 124º aniversário natalício de São Padre Pio de Pietrelcina

Ppio17

A existência do Padre Pio é, decerto, o milagre mais espantoso do nosso século. Hoje, tal como sempre, o homem de sentidos grosseiros, ai de nós, tem necessidade do milagre para acreditar, e Deus continua a ter piedade, continua a deixar florescer na terra a flor da sobrenaturalidade.

Padre Pio nasceu há [124 anos – 25 de maio de 1887] numa vila, distante cinco quilômetros de Pietrelcina, pequena cidade de 5000 habitantes, hoje centro famoso de peregrinação. Quem não desejará ver o lugar onde nasceu e foi criança aquele que, como S. Francisco de Assis, havia de comparticipar na Paixão de Cristo, e oferecer aos homens a imagem viva da transverberação?

sábado, 21 de maio de 2011

Beata Teresa Manganiello, OFS

BEATA-TERESA-MANGANIELLOPor Irmão Alberto Guimarães, OFS - Portugal

Publicado Nos Caminhos de Francisco - Ano XI - nº 58 - Abril / Junho 2011

No dia 22 de Maio de 2010 foi beatificada Teresa Manganiello, fiel secular, da Ordem Terceira Franciscana.

Nasceu a 1 de Janeiro de 1849. A sua vida foi breve - só viveu 27 anos - de forma muito intensa, humanamente rica e, sobretudo, digna de Deus.

Era a décima primeira filha de uma famí­lia de camponeses, que viviam perto do convento capuchinho de Santo Egí­dio, em Montefusco, (Avelino, Itállia). A sua vida, simples e humilde, decorria sobretudo entre os afazeres de casa e o empenho espiritual na igreja dos Capuchinhos.

Como São Francisco de Assis, procurava imitar Jesus Cristo, oferecendo sofrimentos e penitências pela remissão dos pecados; dedicava-se a todos, mas com destaque especial, aos pobres e doentes. Andava sempre sorridente.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Beato João Paulo II e Assis

1Uma relação especial unia o Santo Padre João Paulo II com o  “Pobrezinho de Cristo”. Durante seu grande e apaixonante pontificado, quis visitar a cidade de Assis e a tumba de São Francisco de Assis em seis ocasiões, a primeira delas em 1978, apenas uma semana depois de ser eleito Papa.  Sua relação com São Francisco e com seus filhos, especialmente com os Franciscanos Conventuais, em que suas raízes nos anos como Arcebispo de Cracóvia foram fincadas. Como ele mesmo recordará durante o seu ministério episcopal em Cracóvia, com muita frequência visitava a basílica e o convento de São Francisco (que se encontram a poucos metros do palácio arcebispal), para rezar, participar da Via Sacra ou simplesmente para comer com os frades.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Clara de Assis: "A mulher que revalorizou as mulheres em Deus"

Por Frei Fernando de Araújo, OFMConv.

sta claraProcurando fazer uma contextualização da questão da mulher na antigüidade, percebem-se dois momentos distintos. O primeiro é a importância das mulheres para as culturas mais antigas, onde elas eram consideradas como aquelas que conseguiam realizar o maior milagre, que era o de gerar a vida. Por isso, naquelas culturas, as mulheres, muitas vezes, eram consideradas como deusas e eram responsáveis por toda a organização da comunidade. Mas é importante destacar que existia uma harmonia entre mulheres e homens. David Elkins afirma que, "apesar de evidente a preeminência das mulheres tanto na religião como na vida, não havia indícios de alguma desigualdade flagrante entre mulheres e homens e, tampouco sinais de que as mulheres subjugassem ou oprimissem os homens."

domingo, 15 de maio de 2011

O Encontro com Deus

Encontro

Certa criança queria encontrar-se com Deus.
Ela sabia que tinha um longo caminho pela frente e, por isso, encheu a sua mochila com bolinhos e sucos, e começou sua caminhada.
Após ter percorrido três quarteirões, encontrou um velhinho sentando num banco de jardim a olhar para os pássaros.

domingo, 8 de maio de 2011

MÃES DE CORAÇÃO FRANCISCANO

 

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM

1. Uma das pessoas mais importantes de nossa vida e do  mundo é, sem dúvida, a figura da mãe. O tema é vasto e polêmico  e pode ser visto de diferentes maneiras. Não podemos fazer coro com a sociedade de consumo que, de modo particular no mês de maio, faz das mães objeto de consumo.  As lojas mais simples e aquelas de grife esperam sempre um faturamento excepcional por ocasião da festa das mães.  Querem aumentar suas vendas de não sei quantos por cento... com relação ao ano passado....Por isso, nesse tempo cortejam a mãe...simplesmente por interesse...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Oração para pedir graças por intercessão de João Paulo II

281488

Agora os católicos de todo o mundo podem rezar ao Senhor por intercessão do Papa João Paulo II. Com a cerimônia de beatificação realizada na manhã deste Domingo da Misericórdia, 01/05/11, o culto ao Pontífice é inscrito no calendário próprio da Diocese de Roma e de todas as da Polônia, terra natal de Karol Wojtyla, com a memória celebrada no dia 22 de outubro (dia da primeira Missa de seu Pontificado).
                                                         Oração
Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos  por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.

Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no
número dos vossos santos. Amém.

Com a aprovação eclesiástica
AGOSTINO CARD. VALLINI
Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma
Comunicar as graças recebidas a:
Postulazione della Causa di Canonizzazione
del Beato Giovanni Paolo II
Piazza S. Giovanni in Laterano, 6/a – 00184 Roma