sábado, 21 de maio de 2011

Beata Teresa Manganiello, OFS

BEATA-TERESA-MANGANIELLOPor Irmão Alberto Guimarães, OFS - Portugal

Publicado Nos Caminhos de Francisco - Ano XI - nº 58 - Abril / Junho 2011

No dia 22 de Maio de 2010 foi beatificada Teresa Manganiello, fiel secular, da Ordem Terceira Franciscana.

Nasceu a 1 de Janeiro de 1849. A sua vida foi breve - só viveu 27 anos - de forma muito intensa, humanamente rica e, sobretudo, digna de Deus.

Era a décima primeira filha de uma famí­lia de camponeses, que viviam perto do convento capuchinho de Santo Egí­dio, em Montefusco, (Avelino, Itállia). A sua vida, simples e humilde, decorria sobretudo entre os afazeres de casa e o empenho espiritual na igreja dos Capuchinhos.

Como São Francisco de Assis, procurava imitar Jesus Cristo, oferecendo sofrimentos e penitências pela remissão dos pecados; dedicava-se a todos, mas com destaque especial, aos pobres e doentes. Andava sempre sorridente.

Para todos, foi modelo de humildade e distinguiu-se pelo seu espí­rito de penitência, o seu amor ao próximo e a sua vida de oração e contemplação.

Vivia também, o espí­rito de penitência através do sofrimento fí­sico. Dizia que o fazia a pedido de Jesus, para reparar os pecados do mundo. Teresa não sofria apenas por amor a Deus, mas também por amor ao próximo. Assim, queria assemelhar-se a Jesus Cristo crucificado e mostrar-Lhe todo o seu amor.

Nunca sai­u da sua aldeia. Não frequentou a escola; embora, fundamentalmente, se ocupasse dos trabalhos domésticos, não deixava de ajudar muitas vezes no trabalho do campo.

Era uma jovem normal e sensí­vel. Convivia e divertia-se com as demais jovens da sua idade, mas, quando achava que o seu comportamento era demasiado frí­volo, chamava-lhes a atenção e criticava abertamente tais atitudes.

Com doze anos, apenas, fez voto de virgindade. Uma das suas irmãs havia escolhido a vida religiosa; ela mesma também mostrou desejo de se consagrar a Deus, tal como a irmã, mas os seus pais se opuseram.

Tanto os religiosos como as pessoas da aldeia estimavam-na e admiravam-na; ela se esforçava por viver com humildade e discrição. Sobretudo, estava impregnada de espí­rito de pobreza.

A 15 de Maio de 1871, após um ano de noviciado e depois da Profissão (dos três votos religiosos) vestiu o hábito da Ordem Terceira, com autorização do Papa Pio IX, obtida por ocasião de uma viagem a Roma, feita por sugestão do seu director espiritual.

Costumava orar à  Imaculada Conceição de Nossa Senhora com esta jaculatória: "Minha Formosa Mãe, faz que não entre em mim aquilo que Jesus não quer". Foi extremamente dócil e obediente aos seus pais.

Suportava ofensas e acusações injustas. Continuava sempre amável com todos. Durante dois anos sofreu de tuberculose, tendo passado os dois últimos meses de cama. Nunca se queixou durante a doença. Estava sempre serena, alegre, sorridente e amável. Continuava passando o tempo em oração e contemplação.

Descansou no Senhor em 4 de Novembro de 1876.

Teresa Manganiello não tinha formação acadêmica, mas nem por isso deixou de ser considerada "Professora e Sábia". Ela possuí­a a principal formação - a Espiritual - e a principal Sabedoria - a Sobrenatural.

Cinco anos depois da sua morte, o capuchinho Frei Lodovico Acernese fundou as Irmãs Franciscanas Imaculatinas, sabendo que Teresa sonhava ver nascer e florir esta comunidade. T

Fonte: http://www.reflexoesfranciscanas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário