quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Laicato maduro e significativo para novos tempos Parte - 2

Por Frei Almir R. Guimarães, OFM

Traços humanos de maturidade

franciscanismo_g03

>> O homem é mais do que sua aparência. Uma pessoa adulta ou em processo de maturação não julga pelo exterior. Sabe que os verdadeiros valores pessoais e dos outros estão no interior.

>> É sobretudo um ser de relações. Será maduro quando souber viver serenamente os relacionamentos entre as pessoas.

>> Maduro é aquele que vai organizando um projeto de vida, tendo um buquê de convicções, não se deixando atropelar por emoções e pelos caprichos dos acontecimentos.

>> Maduro é aquele que consegue desenvolver boa parte das dimensões de seu ser: inteligência, vontade, afetividade, profissão, arte da convivência. Adulta é a pessoa que sabe realizar projetos com outros.

>> O adulto não é marcado pela agressividade e susceptibilidade. Possui serenidade e segurança interiores.

>> A pessoa em processo de maturação não se considera o centro do mundo e das atenções e vai aprendendo a fazer o êxodo de si e ser solidária.

>> Dizemos que o adulto é pessoa em processo de maturação e, persistente, sem ser teimosa.

>> É criativo: não se contenta a repetição do que foi visto e vivido.

>> Sabe recolher as lições do passado e adivinha os passos a serem dados amanhã.

>> É capaz de buscar o silêncio, a reflexão. Viaja ao fundo do coração.

>> Não é ingênuo, mas tem senso crítico e sabe discernir.

>> Tem senso de responsabilidade e aprendeu a assumir compromissos.

>> Tem senso de humor: é capaz de rir de si mesmo. Sabe conjugar alegria e seriedade.

>> Madura é a pessoa que não é doentiamente dependente, mas autônoma. Sabe respeitar as pessoas. Não tem desejo de posse.

>> Tem flexibilidade de julgamento, guardando distância entre a dureza ou a teimosia e o deixar que as coisas corram por correr.

>> Maduro é aquele que tem critérios e não se deixa influenciar por modismos ou fanatismos que passam.

>> Maduro é aquele que tem capacidade de escutar, de dialogar, saber esclarecer-se pela fala do outro, dar sua colaboração para que situações sejam revertidas.

Traços do leigo cristão em processo de maturação

>> É fundamental que fique bem claro: clérigo é clérigo, religioso é religioso e leigo é leigo. Cada um destes tem sua especificidade e, consequentemente, terão expressões diferentes no mundo e na Igreja.

>> Pessoa cristãmente madura é aquela que se deixa guiar pelo Espírito e não pela carne, pelo desejo de aparecer e de atribuir a si o que é dom de Deus. O cristão é formado pela ação do Espírito em sua vida e na comunidade cristã que frequenta.

>> Trata-se de uma pessoa que vai dando uma resposta pessoal e comunitária ao Evangelho e suas exigências ao longo de sua vida, percorrendo um caminho constante de busca do Senhor. Esse caminho podemos chamar de “conversão”.

>> Pessoa que tem senso de comunidade. Não vive uma religião privada e particular. Sabe que o Ressuscitado se manifesta no coração da comunidade cristã.

>> O cristão em processo de maturação leva uma vida de oração sólida. Tem aguçada preocupação com seu crescimento na intimidade com o Senhor. Vive alegria particular em rezar com os irmãos. Valoriza, de modo especial, a Eucaristia. Participa o mais que pode da missa.

>> Cristão leigo maduro é aquele que não se atém a aspectos menos centrais do cristianismo: procissões, devoções, apego exagerado aos santos. Maduro é o cristão que vive intensamente em sua vida pessoal o mistério da Páscoa: morte e ressurreição com Jesus. A espiritualidade das espiritualidades é a do mistério pascal.

>> Pessoa cuja fé é centrada, efetivamente, na pessoa de Cristo que busca com ardor e constância. Frequenta o evangelho e tenta se revestir do espirito evangélico.

>> Está em processo de amadurecimento aquele que busca a unidade, na diversidade.

>> É capaz de se re-situar na vida. Enxerga os desafios e tem confiança de que poderá superá-los.Pensamos aqui no caso de alguém que perde um ente querido, que é tocado por uma grave enfermidade em casa. Tem compreensão da dimensão luminosa do sofrimento e da cruz.

>> Mostra sintomas de amadurecimento o cristão que sabe colocar-se à disposição do Senhor em diferentes circunstâncias.

>> Na medida em que vai fazendo sua caminhada humana e cristã tenta poder dizer com Paulo: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.

>> Não se deixa levar pelos carismas exteriores e vistosos. Prefere ocupar um lugar discreto.

>> É perseverante em seus propósitos. Seu sim e sim e seu não é não.

>> Tem um aguçado senso de Igreja, sobretudo do profundo mistério da Igreja que é criatura de Deus, esposa de Cristo, Corpo Místico de Cristo.

>> Vive a dinâmica do ver-julgar-agir. “A missão do leigo na sociedade apresenta-se hoje à consciência cristã como uma forma de evangelização, em que aspectos diversos podem ser acentuados, conforme o apelo das circunstâncias e a vocação pessoal de cada um: quer na transformação das realidades terrestres, pela ação social e política, quer no anúncio da mensagem evangélica pela palavra, pelo testemunho de vida e pelo diálogo, sempre em atitude de serviço inspirada pelo Cristo que veio para servir” (Missão e ministérios dos cristãos leigos e leigas, Doc. CNBB 62, p. 103).

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário