quarta-feira, 9 de março de 2011

PAPA NA MENSAGEM PARA CF 2011: PRIMEIRA ECOLOGIA A SER DEFENDIDA É A ECOLOGIA HUMANA

 PapaA Igreja no Brasil abre oficialmente, nesta Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, a Campanha da Fraternidade 2011 que tem como tema "Fraternidade e vida no Planeta".
Em sua mensagem para a Campanha da Fraternidade deste ano, Bento XVI se une à Igreja no Brasil "que se propõe percorrer o itinerário penitencial da Quaresma, em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus, no qual se insere a Campanha da Fraternidade deste ano, pedindo mudança de mentalidade e atitudes para a salvaguarda da criação".


"Pensando no lema da Campanha, 'A criação geme em dores de parto', que recorda as palavras de São Paulo na Carta aos Romanos, podemos incluir entre os motivos de tais gemidos o dano provocado na criação pelo egoísmo humano. Contudo, é igualmente verdadeiro que a criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus. Assim como o pecado destrói a criação, esta é também restaurada quando os filhos de Deus cuidam do mundo a fim de que Deus seja tudo em todos" – frisa o Papa na mensagem.
Bento XVI ressalta que "o primeiro passo para uma correta relação com o mundo que nos circunda é o reconhecimento, da parte do ser humano, de sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor".
O Papa sublinha na mensagem que "o homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida. A primeira ecologia a ser defendida é a ecologia humana, ou seja, a clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; a defesa da família baseada no matrimônio entre o homem e a mulher; a defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem se esquecer, neste contexto, daqueles que perderam tudo, vítimas de desastres naturais".
"O dever de cuidar do meio ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a Sua criação ao ser humano não para que ele exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide dela como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros" – conclui Bento XVI.
O ato de lançamento nacional, aberto à imprensa, acontece hoje no auditório Dom Helder Câmara, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, e será presidido pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos, Dom Dimas Lara Barbosa.
A programação será bastante objetiva, iniciando com a apresentação da mensagem do Papa Bento XVI, saudando a Campanha. Em seguida, o secretário executivo da Campanha da Fraterniade, Padre Luiz Carlos Dias, exporá os objetivos da Campanha, bem como a dinâmica de sua realização nas dioceses, paróquias e comunidades do país. Dom Dimas encerra o ato falando sobre as expectativas da Igreja com a Campanha. Terminada a cerimônia, o secretário-geral da CNBB receberá os jornalistas, numa coletiva de imprensa.
Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no Planeta é outra meta da Campanha da Fraternidade. (MJ/SJ)

Fonte:http://www.oecumene.radiovaticana.org/BRA/articolo.asp?c=468394

Nenhum comentário:

Postar um comentário