terça-feira, 29 de junho de 2010

SÃO FRANCISCO DE ASSIS MEDIANEIRO DA PAZ

francisco_ovelhas Fr. José de Jesus Cardoso

Quem conhece Francisco de Assis poderá com muita certeza afirmar que ele foi um ser humano extraordinário, um místico e um autentico seguidor de Cristo. Uma criatura de fé e prática evangélica.
Francisco de Assis foi um modelo de ser humano cuidadoso e apaixonado pela criação, pela ecologia em geral, como nos mostra a sua biografia. Desta forma ele fez da sua vida uma maravilha. Uma contribuição da sua vida totalmente voltada para Deus e para o homem, numa enorme tolerância social e até mesmo religiosa. Em Francisco a paz parece ser uma bandeira que precede a sua imagem de homem pacífico e de coração pacificador.

Nos seus escritos e biografias encontram-se variados episódios em que aparece como reconciliador e harmonizador das criaturas. A sua relação com o lobo de Gubbío, a águia, o fogo, as flores, o vento, as cotovias, o cordeiro e tantos outros animais, fazem dele um irmão universal sempre em diálogo constante com a natureza.
No Cântico do Irmão Sol, composto por ele, todos esses elementos são de louvor ao Criador. Francisco domesticou o próprio coração. O lobo, significa para Francisco a ferocidade descontrolada do coração do homem, r machucar e destruir. superior e dominante com o reino animal. No mesmo sentido, Francisco resolve uma querela entre o pai e o Bispo de Assis num diálogo de reconciliação contribuindo para a paz de toda a cidade. Os gestos e as atitudes de Francisco são gestos de paz.
Muitos movimentos semelhantes surgiram antes e depois de Francisco para atacar a Igreja contudo, Francisco, permanece sempre pronto a dialogar com a Igreja, para lhe ser fiel Podia ter sido um incómodo para a Igreja, mas quis fazê-lo com a sua radical pobreza, pela obediência e pela convivência pacífica, esta era a politica do homem sereno de Assis, mesmo quando foi junto os Sarracenos (Muçulmanos) par falar com o Sultão, esse não só o recebeu como conversou com Francisco e o admirou pela sua simpatia de homem humilde que tinha diante de si.
Francisco sempre serviu, e ainda hoje, é exemplo de paz, até mesmo entre os seus irmãos, como nos diz a legenda dos três companheiros. “Os irmãos devem viver no meio do povo de tal modo que, ao ouvi-los ou vê-los, seja levado a glorificar o Pai dos céus a louva-lo devotamente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário