terça-feira, 27 de abril de 2010

"A PROFISSÃO, POR SUA NATUREZA, É UM COMPROMISSO VITALICIO (PERPÉTUO)."

BRASO_~1 A nossa Regra nos diz no capítulo III, nº 23, com referência à profissão e própria natureza:

Cuidem bem de analisarem com profundidade o passo que deram ao professar. A responsabilidade moral, jurídica e espiritual deste ato nos segue e nos solicita todos os dias. A profissão é um ato moral, pois nos guia pela Regra a um caminho de posturas (atos) coerentes com a moral evangélica. Ela é um ato jurídico, pois a Ordem toda está diretamente vinculada na sua estrutura às leis canônicas da Igreja. A OFS NÃO É uma mera associação de leigos piedosos ou uma antiga irmandade ou confraria, como pensam  muitos. É sim, uma opção de vida evangélica nos moldes de Nosso Pai S. Francisco, e como tal aprovada pela Igreja, na sua Regra e Constituições Gerais.

A profissão é um ato de natureza ESPIRITUAL, pois aquilo que nós buscamos ao professar visa sobremodo a nossa VIDA INTERIOR, como leigos e leigas, vivendo num mundo conturbado que não é nosso, semeando a Paz e o Bem.
A profissão exige mudança de maneira ou modo de pensar: mudança de mentalidade face à vida e às pessoas. Isto se chama CONVERSÃO. Mudar o modo de pensar é a penitência. Penitência não é castigo corporal para se purificar, mas como disse acima: mudar de vida para melhor todos os dias. A palavra grega METANOIA significa exatamente isso: mudança de mentalidade, de modo de pensar com relação a si e ao próximo, para crescer em Cristo. Eis o que diz o Apóstolo Paulo: "Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências (fraquezas) enganadoras. Renovai sem cessar a vossa mentalidade (sentir, agir e querer), e revesti-vos do homem (mulher) novo(a), criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade." (Efésios 4, 22-24).
"Eu vos exorto, pois, imãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12, 1-2) e também (Rm 8, 1-39).

"E todo aquele que isto observar, seja repleto no céu da benção do Altíssimo Pai, e seja, na terra, cumulado com a bênção do seu dileto Filho, juntamente com o Santíssimo Espírito Paráclito" São Francisco de Assis

Fonte: Boletim de Circulação da Fraternidade Franciscana Secular de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário