quinta-feira, 13 de abril de 2017

QUINTA FEIRA SANTA

lava-pes (1)
      

Frei José Carlos da Silva, ofm

Relembramos hoje a “Ceia de Jesus com seus Apóstolos”. Nesta Ceia, Jesus quis fazer-se comida e bebida para todos, como sinal de Unidade, de Comunhão, de Serviço e de Entrega total da sua vida para a construção do Reino de Deus. É a herança maior que Jesus nos deixou.
        Esta Ceia nos coloca diante do exemplo surpreendente de humildade  que Jesus dá quando se ajoelha e executa uma tarefa própria dos servos mais ínfimos: começou a lavar-lhes os pés.... o Amor e a Ternura constituem o ponto forte deste momento de intimidade... O próprio Senhor quis dar àquela reunião tal plenitude, tal riqueza, tal comoção de palavras e sentimentos, tal novidade de atos e preceitos, que nunca acabaremos de meditá-los e explorá-los.
O Amor não é uma idéia, um sentimento ou emoção, mas uma atitude de vida, pois implica aceitar o outro, perdoar o outro, ajudar o outro; vê-lo como ele é não como nós desejamos que fosse.


        É uma Ceia afetuosa, íntima, imensamente triste e, ao mesmo tempo, misteriosamente reveladora de promessas divinas... Está próxima a morte, com inauditos presságios de traição, de abandono, de menosprezo, de imolação... Esta é uma noite especialmente apropriada para meditarmos nesse amor de Jesus por todos nós e no modo como estamos retribuindo a esse amor.
Jesus se dá à nós na Eucaristia para nos fortalecer em nossa fraqueza, nos acompanhar em nossa solidão. Permanece conosco com uma presença real, verdadeira. Ele é o mesmo no Cenáculo de ontem e no Sacrário de hoje.  Os Apóstolos gozaram da presença sensível de Jesus, que se entregava à eles e à todos os homens... Ainda hoje, nós também podemos falar-Lhe, contar-Lhe os nossos sonhos e as nossas preocupações e agradecer-Lhe por permanecer conosco e acompanhá-Lo recordando a Sua entrega de Amor.
O amor que Jesus nos manda viver como elemento essencial do seu Reino passa pela entrega ao serviço dos outros e pelo acolher a todos como irmãos.
Ele nos diz “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”...  Jesus fala aos Apóstolos da sua iminente partida e é então que anuncia o mandamento novo: “Este é o meu mandamento que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”  é um mandamento novo porque são novos os seus motivos:  estabelece relações novas entre os homens, porque o modo de cumpri-lo será sempre novo “como eu vos amei”, porque se dirige à um povo novo e requer corações novos, porque estabelece os alicerces de uma ordem diferente e desconhecida até então...
Caríssimos. Que o Evangelho de hoje nos conduza a uma profunda mudança de nossa conduta cristã. Que nos transforme no sentido de tentar a cada dia ser mais autênticos imitadores do Cristo, amando-nos mutuamente cada vez mais parecido com o amor que Ele nos amou.
Finalmente, nesta celebração nesta Quinta-feira, a mais Santa de todas, recordamos também a entrega de Maria ao cumprimento da Vontade de Deus e ao serviço dos outros. A imensa caridade de Maria pela humanidade faz com que também nEla se cumpra a afirmação de Jesus: “ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos”. Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário