domingo, 8 de maio de 2016


É preciso saber onde procurar o Senhor


Frei Gustavo Medella
A cena é corriqueira: o filho está com pressa e precisa daquela camisa nova para sua primeira entrevista de emprego. Abre o armário, percorre os cabides, revira as roupas e nada… Apela para mãe que, pacientemente se dirige ao guarda-roupa e, em pouco mais de 30 segundos, encontra a camisa, ali, bem à vista, tal qual fosse um bicho peçonhento teria dado o bote no distraído jovem. Por que a mãe foi tão bem-sucedida na busca que o jovem não conseguiu concluir? Ela soube onde e como procurar, na certeza de que a peça de roupa ali estava.
Saber onde e como procurar… Eis o desafio posto aos discípulos depois da Ascensão do Senhor.
O Mestre com eles continuaria, conforme prometera. Mas agora deveriam ter um sentido mais apurado para encontrá-lo. Será que ainda deveria ser sondado por entre as nuvens num céu distante? Pelo menos esta pista receberam daqueles dois homens vestidos de branco (talvez anjos) que a eles disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu” (At 1,11). Pelo visto, a busca do Mestre nada tinha a ver com uma postura de imobilidade daquele que escolhe “esperar sentado”.
Ao contrário: com a Ascensão e com a ação do Espírito Santo que é vento e fogo, Deus se faz movimento e pede a seus filhos e filhas que se coloquem na mesma dinâmica. Nada de imobilidade, nada de acomodação, nada de uma pastoral de manutenção. É preciso sair de si mesmo, tanto em nível pessoal quanto institucional, é preciso ter coragem para tomar as ruas e estradas da existência, é necessário ter olhos treinados no amor para encontrar o Senhor que jaz na luta e no sofrimento daqueles pelos quais ninguém se interessa. Trata-se da imagem da “Igreja enlameada e ferida na dura estrada do mundo”, figura de linguagem cara ao Papa Francisco e recorrente em seus discursos.
É colocar-se na vida com “olhos de mãe”, ligados diretamente ao coração, treinados para encontrar, além da camisa nova, os sentimentos mais ocultos e preciosos de seus filhos. É ser agente ativo da Misericórdia de Deus, recordada de maneira intensa pelo Papa Francisco neste Domingo em que se celebra o 50º Dia Mundial das Comunicações. O título da Mensagem deste ano é: “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. Parabéns também a todas as mães, manifestação viva e próxima do amor gratuito e misericordioso de Deus.

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/?p=16927
Acessado em 08/05/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário