segunda-feira, 14 de março de 2016

Quaresma
 Frei José Carlos, OFM
 

QUARESMA: sempre é único e especial esse momento da Liturgia. A Oração, Penitência, Jejum, Esmola, Palavra de Deus, Confissão Sacramental, Reflexões, fazem parte desse tempo, juntamente com uma sobriedade na liturgia.

         Todos nós necessitamos de um tempo de reflexão e mudança. Durante o ano tantas situações vão se sucedendo e colocando-nos muitas vezes fora do caminho do Senhor. Os 40 dias que tornam presentes os dias de Jesus no deserto, e também os anos do povo de Deus na caminhada do Êxodo, saindo das escravidões para a vida nova, passando pelo Mar Vermelho e celebrando a aliança com Deus, nos recordam que é tempo de renovar nossa vida batismal e nossa aliança com o Senhor.

         40 dias de reflexão: em um mundo dessacralizado, distante da prática religiosa, percebe-se a influência dos tempos litúrgicos. As semanas que antecedem as comemorações da Morte e Ressurreição do Salvador, denominadas “tempo quaresmal”, nos proporcionam ricos ensinamentos, farta e bela semeadura, capaz de, uma vez aproveitada, produzir abundantes frutos espirituais.
        

         Queremos uma Igreja sem mancha nem rugas, embora composta de homens. Isso somente será possível através de uma verdadeira conversão. Exatamente é este o alvo do tempo litúrgico da quaresma.

         Uma eficaz celebração da Páscoa se obtém, sobretudo, pela lembrança das exigências do Batismo, a frequencia em ouvir a Palavra de Deus, a Oração, o Jejum e a Esmola. A Penitência é uma característica desta época. Lamentavelmente, hoje em dia, os cristãos, enfraquecidos em sua Fé, esquecem-se desses compromissos.

         O Concílio Ecumenico, na Constituição “Sacrossanctum Concilium” adverte: “a penitência no tempo quaresmal não seja somente interna e individual, mas também externa e social”. São recomendados também “os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as peregrinações em sinal de penitência, as privações voluntárias, como o jejum a esmola, a partilha fraterna.

         A quaresma é um tempo propício à reflexão, a uma conversão do coração, a uma prática de penitencia. Vivendo os ensinamentos da Igreja neste tempo litúrgico, nos dispomos a receber as graças da Páscoa da Ressurreição!

                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário