sábado, 26 de fevereiro de 2011

Santa Clara e a Fraternidade

 

s_clara1Clara de Assis, humilde, branda, dócil, amorosa, amiga, irmã, carinhosa, valente, perseverante, e tantos outros adjetivos poderíamos atribuir a esta mulher, no entanto, queremos destacar o adjetivo que mais a caracterizou, o de ser fraterna. Santa Clara foi altamente fraterna, não por ter vivido em fraternidade, que é o modo franciscano de evangelizar, mas por querer viver altamente sua condição seguidora do grande mestre, Jesus Cristo.

Para a época medieval o modo franciscano que Clara abraçou foi inovador e, por isso viver em Fraternidade era algo excepcionalmente diferente do comum de sua época.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Festa da Cátedra de São Pedro A FÉ DO APÓSTOLO PEDRO

pedro_apostolo1Pedro 5, 1-4; Mateus 16, 13-19
A 22 de fevereiro, segundo informações litúrgicas dos missais,  os antigos romanos honravam a memória dos mortos e comiam junto de suas tumbas, ao redor de sua “cátedra”  (cadeira reservada ao defunto para significar que estava presente no banquete). A partir do século IV, os cristãos começaram a honrar uma “cátedra” muito mais espiritual: a de Pedro, chefe da Igreja de Roma.  Vamos refletir sobre trecho de uma homilia de  São Leão Magno:

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Perfeição é viver com humildade como filho de Deus, diz Papa

280531
Papa saúda peregrinos na Praça de São Pedro
"Mas quem poderia tornar-se perfeito? A nossa perfeição é viver com humildade como filhos de Deus, realizando concretamente a sua vontade".
 Foi o que afirmou o Papa Bento XVI antes da tradicional oração mariana do Angelus diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro neste domingo, 20.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Catequese do Papa Bento XVI. Sobre São João da Cruz.

Papa Bento XVI 16.02.2011 16.02.2011 - Cidade do Vaticano: - Bento XVI acolheu milhares de fiéis e peregrinos, na Sala Paulo VI, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira, dia de Audiência Geral. Na catequese de hoje, o Papa falou sobre São João da Cruz.
Queridos irmãos e irmãs,
Há duas semanas, apresentei a figura da grande mística espanhola Teresa de Jesus. Hoje, desejo falar de outro importante Santo daquelas terras, amigo espiritual de Santa Teresa, reformador, juntamente com ela, da família religiosa carmelitana: São João da Cruz, proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XI, em 1926, e chamado na tradição de Doctor mysticus, “Doutor místico”.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Francisco continuamente refletia com Amor a Palavra de Deus em seu Coração.


02_211009O Poverello de Assis palmilhou a estrada de sua existência no e a partir do Evangelho de Cristo. Foi na Sagrada Escritura que Francisco encontrou aconchego, conselho e exortações para sua vida. Na Palavra de Deus o Homem de Assis soube certamente buscar o que ansiava sua alma, e estabeleceu nesta Palavra o fundamento de sua vida.
São Francisco radicalmente viveu o Evangelho, não porque era um homem santo desde seu nascimento, pelo contrário, soube abrir espaço em seu coração para escutar, amar, refletir e viver a Palavra de Deus. Seu Hagiógrafo, Celano escreve que Francisco era uma homem sem muita instrução, no entanto, iluminado por Deus acolheu a Boa-Nova e a colocou em sua vida.
“Francisco embora não tenha tido nenhum estudo, aprendeu a sabedoria do alto, que vem de Deus, e iluminado pelos fulgores da luz eterna não era pouco o que entendia das sagradas Escrituras. Sua inteligência purificada penetrava os segredos dos mistérios, e, onde ficava fora a ciência dos mestres, entrava o afeto cheio de amor. Lia, às vezes, os livros sagrados e o que punha uma vez na cabeça ficava indelevelmente gravado em seu coração. Usava a memória no lugar dos livros, porque não perdia o que ouvia uma vez só, pois ficava refletindo com amor em contínua devoção” (1)