domingo, 20 de fevereiro de 2011

Perfeição é viver com humildade como filho de Deus, diz Papa

280531
Papa saúda peregrinos na Praça de São Pedro
"Mas quem poderia tornar-se perfeito? A nossa perfeição é viver com humildade como filhos de Deus, realizando concretamente a sua vontade".
 Foi o que afirmou o Papa Bento XVI antes da tradicional oração mariana do Angelus diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro neste domingo, 20.

O Santo Padre fez uma reflexão a partir das leituras da liturgia deste domingo, que falam da santidade de Deus e da santidade dos homens, que pode ser alcançada através do amor ao próximo.
“Com essas palavras, e os preceitos que delas derivam, o Senhor convidava o povo que havia escolhido a ser fiel à aliança com Ele, caminhando sobre suas estradas, e fundava a legislação social sobre o mandamento 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo' (Lv 19, 18). Se escutamos, depois, a Jesus, no qual Deus assumiu um corpo mortal para fazer-se próximo de todo o homem e revelar o seu amor infinito por nós, reencontramos aquele mesmo chamado, aquele mesmo audacioso objetivo”, disse o Pontífice.
Bento XVI também afirmou que a “perfeição só pode ser alcançada mediante o cumprimento da vontade de Deus".
De que modo podemos imitar Jesus? Jesus mesmo diz: "Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus" (Mt 5,44-45). Quem acolhe o Senhor na sua vida e o ama com todo o coração é capaz de um novo início. Pode cumprir a vontade de Deus: realizar uma nova forma de existência, animada pelo amor e destinada à eternidade”, acrescentou o Papa.
Ao final do discurso, o Santo Padre recordou que no próximo dia 22 de fevereiro se celebra a festa da Cátedra de São Pedro, o “primeiro dos apóstolos” que, juntamente com os demais, ensina todos os pastores a "assimilar aquele 'novo estilo de vida que foi inaugurado pelo Senhor Jesus’”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário