domingo, 10 de abril de 2011

O Encontro de Francisco com Cristo

CimabueBásico na evolução espiritual de Francisco foi seu encontro com Cristo. Não apenas um encontro intelectual ou espiritual, ou até convencional, mas um encontro vivo e concreto, radical e comprometido; um encontro que modificou não apenas as concepções ou os conceitos, mas a própria maneira de ver e de levar a vida.
Como por uma intuição, começou a perceber o Evangelho sob um outro ângulo: mais simples, menos complicado, mais humano e possível de ser vivido.


Não fazia da leitura do Evangelho uma fonte de teses e de hipóteses, muito a gosto dos seus contemporâneos, mas convenceu-se de que se tratava de espírito e vida.
Dotado de um caráter prático, ia logo às consequências.
Assim, ouviu na leitura do Evangelho que Cristo enviara seus apóstolos a missionar o mundo, sem levarem bolsa ou dinheiro, duas túnicas ou sapatos, numa palavra: sem nenhuma preocupação material ou garantia humana, ele lança fora tudo o que supunha supérfluo e começa a pregar, na liberdade plena de quem cortou todas as amarras.
Faz da POBREZA um ponto base de sua espiritualidade, a ponto de ser a pobreza FRANCISCANA, isto é, como a concebeu e viveu Francisco, a melhor caracterização que se pode dar a um estado de despojamento. Não se trata apenas do não-ter-bens ou posses, mas antes de um espírito de SER POBRE, donde nasce um relacionamento novo com os bens materiais.
Novo não só para si, mas como modelo para o cristão.
Não vê nos bens um perigo em si, como se fossem intrinsecamente maus, como se professara, em parte, nos meios espirituais medievais.
Todos são dons de Deus. Não é necessário fugir dos bens materiais, evitá-los ou exorcisá-los. É preciso aproximar-se equilibradamente e transformá-los em companheiros da jornada. Não se deixar possuir por eles, escravizando-se a eles. Mas conviver com eles, conservando a liberdade e a dominação. Sem nunca perder de vista que eles também são criaturas de Deus. Por serem dons devem ser respeitados e usados dentro de um projeto que o doador dos mesmos elaborou.
Por isso, o franciscanismo se torna, em definição bem resumida, um modo especial de VER as coisas e uma forma própria de CONVIVER com elas.
Passando em revista a maneira equilibrada como São Francisco se relacionou com as realidades terrenas e espirituais, acabamos por ter uma noção do que vem a ser FRANCISCANISMO.
Tudo isso, a partir da pessoa de Cristo, que se tomou para Francisco um ponto referencial. O que ele queria era IMITAR copiar, reproduzir este Cristo, em seu comportamento, em seus valores, em suas concepções, em seus relacionamentos com Deus e com o homem. Para isso o livro base era o Evangelho.
Nele encontrava o seu vade-mécum, vale dizer, seu itinerário, a forma de caminhar na história. Donde, Cristo, o homem que passou pela história, e Evangelho, a Palavra de Deus que Cristo deixou, tornaram-se para ele sinônimos e o fecho luminoso a rasgar caminhos e iluminar a noite das ambigüidades em que o homem, peregrino, se vê envolvido.
A Regra que ele escreveu, ou seja, o resumo de exigências feitas à pessoa que deseja seguir as pegadas de Francisco, começa com as palavras. "A vida e a Regra dos Frades Menores é esta: viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo...".
Emprega a palavra "viver" para expressar que a finalidade de alguém entrar na Ordem Franciscana, ou o essencial de um Franciscano, é traduzir na vida diária a forma de vida contida no Evangelho, que, por sua vez, leva o homem a copiar a vida de Jesus Cristo.
Francisco tornou-se, então, um como redescobridor de Cristo como homem. Realizou uma releitura da humanidade de Cristo. Impressionou-se profundamente com a realidade de que Deus assumiu a forma humana. Assim fez o Cristo como que voltar à sua condição de homem, quando a teologia e a liturgia haviam acentuado o Cristo como Deus e como glorioso, esquecendo um pouco - ou até muito - sua humanidade.
Porque redescobriu esta humanidade de Cristo, pôde insistir na possibilidade de tomá-lo por modelo. Devolveu à devoção cristã esta humanidade através da introdução do Presépio, em representação cênica concreta, na noite de Natal de 1221, em Grécio, costume que se perpetuou na Igreja até os nossos dias.
Ao lado da ternura pelo "Menino que Francisco acordou novamente no coração dos homens", redescobriu a cruz com um homem crucificado, nas dores da Paixão.
A tal ponto este aspecto da caminhada histórica de Cristo o impressionou que nasceu, em seu coração, o desejo de experimentar, em seu próprio corpo, estas dores cruciais e em seu espírito a experiência do abandono total.
Assim, em 1224, dois anos antes de sua morte, no monte Alverne, foi marcado com as Chagas de Cristo, em seu lado, em seus pés e mãos.
Este trazer de volta a humanidade de Cristo faz com que uma das notas do FRANCISCANISMO seja o CRISTOCENTRISMO, ou seja. Cristo como centro da vida espiritual, mas Cristo também em seu papel profundo no centro da criação, no centro da história e no centro da escatologia, quer dizer, dos acontecimentos que culminam com o final da vida humana individual e com o final de toda a história.
Tal Cristocentrismo influenciou a vida de Francisco e de seus seguidores e também o modo de pensar e de interpretar a vida humana e o fenômeno religioso, dando nascimento a uma escola com características franciscanas, na Teologia e na Filosofia.
Assim, uma série de inteligências lúcidas e homens de peso ilustraram o pensamento e a reflexão na Igreja, alinhando-se aos grandes pensadores que, em todos os tempos, conduziram, com brilhantismo, a reflexão teológica, que não é um sistema já completo, fechado, pronto, mas algo de dinâmico, que se desenvolve, cresce e aprofunda, acompanhando a história com suas conquistas e progressos.
Neste particular, a VISÃO FRANCISCANA deu excelente colaboração e abriu corajosas brechas na fortaleza, por vezes compacta, da reflexão teológica.
Extraído do livro "São Francisco vida e ideal", de Frei Hugo Baggio, Editora Vozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário