domingo, 28 de fevereiro de 2010

FRANCISCANOS SECULARES... AFINAL DE CONTAS, O QUE QUEREMOS?

Francisco Matrizv
1. A Fraternidade Franciscana Secular reúne homens e mulheres desejosos de seguir de perto  Jesus Cristo. São leigos e vivem no mundo.  Querem ser discípulos do Mestre à maneira de Francisco, de Clara e de tantos outros, leigos e religiosos, que viveram e vivem à  luz da espiritualidade franciscana através de séculos.  Antes de mais nada são pessoas fascinadas pela pessoa de Cristo, vivo e ressuscitado. Foram tocados pelo Mestre.  Não podem mais viver sem ele. Em sua biografia pessoal podem contar com muitos encontros pessoais com o Mestre.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

São Gabriel das Dores

São Gabriel das Dores Nascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco.

Na juventude andou desviado por muitos caminhos, e era dado a leitura de romances, festas e danças. Por outro lado, o jovem se sentiu chamado a consagrar-se totalmente a Deus, no sacerdócio ministerial. Mas vivia 'um pé lá, outro cá'. Ou seja, nas noitadas e na oração e penitência.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Divina Misericórdia - Entronização do quadro de Jesus Misericordioso

Acolhendo solenemente o quadro de Jesus Misericordioso em seu lar
imagem de jesus eu confio em vsAntigamente era normal encontrar em nossos lares católicos algum sinal visível da sua fé – um quadro dos Sagrados Corações, uma cruz, a imagem de N. Sra. Aparecida e assim por diante. Muitos destes objetos sacros traziam consigo uma longa história, como se fossem uma preciosa herança dos antepassados. Para eles a fé era um valor que valia a pena cultivar e demonstrar, na simplicidade de um gesto ou de um símbolo.
Os tempos mudaram, e hoje em dia muitas famílias católicas já não têm a mesma compreensão e disposição. Muitas deixam os sinais visíveis da sua fé escondidos – no quarto, no guarda-roupa etc., pensando – erradamente – que estariam ofendendo um não-católico que porventura chegasse à sua casa. Os tempos mudaram, mas os valores não! O que é bom merece ser compartilhado, ontem, hoje e sempre!
Todo aquele, portanto, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos Céus (Mt 10,32).

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Beatos Francisco e Jacinta

Beatos Francisco e Jacinta No ano de 1908, nasceu Francisco Marto. Em 1910, Jacinta Marto. Filhos de Olímpia de Jesus e Manuel Marto. Eles pertenciam a uma grande família; e eram os mais novos de nove irmãos.

A partir da primavera de 1916, a vida dos jovens santos portugueses sofreria uma grande transformação: as diversas aparições do Anjo de Portugal (o Anjo da Paz) na "Loca do Cabeço" e, depois, na "Cova da Iria". A partir de 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceria por 6 vezes a eles.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A vocação se faz no dia a dia


Aprendi a viver a minha vocação a cada dia. Foi um aprendizado muito concreto. Aprendi vivendo. Foi assim que aconteceu: Eu já estava no meu décimo primeiro ano de seminário, deveria fazer votos para sempre, e no final da teologia seria ordenado padre. Diante de tão grande responsabilidade, nasceu uma grande interrogação em minha cabeça: "Será que eu conseguirei ser um bom padre?".
Olhando para minhas limitações, eu sabia que não seria capaz. Esse sentimento foi me apavorando de tal forma que no meu coração não havia mais paz. Já não dormia nem comia direito.
Eu não poderia ser padre de qualquer maneira. Então resolvi conversar com o meu diretor. Ele me escutou até o fim e, sorrindo, disse:
"Jonas, você será o futuro padre que você precisa ser hoje. A única maneira de garantir a qualidade da sua vocação é vivendo o hoje da melhor forma possível". No mesmo instante compreendi tudo. A partir desse dia comecei a viver a minha vocação dia a dia.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Qual o sentido da celebração das Cinzas?

cinzas

 


A intenção deste sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados
  A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer; que somos pó e que ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19) para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa para não mais perecer.

Quaresma Tempo de Salvação

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Mensagem de sua santidade o Papa Bento XVI para a quaresma de 2010

A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (cfr Rom 3, 21–22 )
Queridos irmãos e irmãs,
todos os anos, por ocasião da Quaresma, a Igreja convida-nos a uma revisão sincera da nossa vida á luz dos ensinamentos evangélicos . Este ano desejaria propor-vos algumas reflexões sobre o tema vasto da justiça, partindo da afirmação Paulina: A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (cfr Rom 3,21 – 22 ).
Justiça: “dare cuique suum”

O JEJUM AGRADAVEL AO SENHOR

A Sagrada Escritura diz, com precisão, que a caridade agradável a Deus, é partilha com o faminto e o sofredor e acolher os sem abrigo , vestir os despidos de roupas e sem abrigo e não desprezar-mos o nosso semelhante. Assim, á luz da boa consciência resplandecerá diante de Deus e dos homens o perdão do pecado.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

POR QUE A TI...SÓ A TI FRANCISCO ?

A força da mensagem evangélica encarnada por S. Francisco de Assis há oito séculos é o testemunho do Poverello de Assis. Trata-se duma experiência espiritual com uma dinâmica particular, com o fascínio que não pode ser circunscrito a um momento histórico a um determinado grupo.
É uma espiritualidade, que reivindica sua liberdade, sua alegria de existir. Parece encontrar a própria casa só quando não tem casa. Este principio foi evidente quando Francisco despojou, restituindo tudo ao pai perante o Bispo de Assis. Assim, poderemos perguntar” Francisco porque todos recorrem a ti, e parece que nós cremos ver-te, ouvir e obedecer-te?”. A pergunta do frei Masseu receberia hoje as respostas mais diversas: pelo espírito poético, pela causa do seu amor à natureza e as criaturas, por causa da sua total partilha com os mais pobres, devido à causa da sua capacidade de reconciliar e pacificar…

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Um Pouco de Santo Antonio de Pádua

Sant%27Antonio Santo Antônio de Pádua goza de grande devoção no mundo inteiro.
Sua popularidade está respaldada por três eminentes características:
sua santidade, seu apostolado e seu poder taumatúrgico.
Sua pregação arrastava multidões. Ao iniciar uma seqüência de pregações quaresmais, do advento ou outras, a cidade inteira acudia a escutá-lo.
As igrejas mais amplas não eram suficientes para acolher
o grande número de ouvintes. Por isso ele devia pregar nas praças.
Desta maneira, as cidades do norte da Itália
e do sul da França tiveram a dita de receber sua mensagem.
Alguns anos antes de morrer, solicitado por seus irmãos
e um Cardeal amigo, começou a colocar por escrito seus Sermões.

PAPA BENTO XVI AUDIÊNCIA GERAL Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2010

Francisco



Santo Antonio de Pádua





Queridos irmãos e irmãs,

Dotado de grande inteligência, equilíbrio, zelo apostólico e fervor místico, Antônio de Pádua ou – como também é conhecido – de Lisboa, contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento da espiritualidade franciscana, sendo um dos santos mais populares da Igreja Católica.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A saudação de Paz e Bem


A saudação franciscana de "Paz e Bem" tem sua origem na descoberta e na vocação do envio dos discípulos, que São Francisco descobriu no Evangelho e, que ele colocou na Regra dos Frades Menores - "o modo de ir pelo mundo". Lucas (10,5) fala na saudação "A paz esteja nesta casa", e Francisco acrescenta que a saudação deve ser dada a todas as pessoas que os frades encontrarem pelo caminho: "O Senhor vos dê a paz".

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CONSAGRAÇÃO À MÃE DA DIVINA PROVIDENCIA


Maria, Mãe de Deus, Senhora da Providência, nos reunimos como uma grande família. Vivendo a cada dia sob a inspiração dos santos fundadores, obedecemos a palavra de vosso filho Jesus que disse: “Não vos preocupeis... o Pai cuida de vós”.
Ensinai-nos, ó Mãe da Providência, a nos abandonarmos nos braços do Deus Pai-Mãe.
Fazei-nos acreditar que, onde cessam limites humanos, a Providência Divina realiza prodígios.
Tornai-nos instrumentos, a serviço dos irmãos e irmãs excluídos das PROVIDÊNCIAS HUMANAS.
Aceitai nossos corações que se oferecem em misericórdia.
Aceitai nossos espíritos que se doam em alegria.
Aceitai nossas vidas que se dedicam em serviço.
Consagrai, oh Mãe da Divina Providência, nossas mãos para servir os pobres;
Nossos trabalhos, para transformar o mundo; nossa congregação para ser sinal do Reino.
Providenciai, para a Igreja peregrina neste mundo, vocações proféticas que proclamem sobre os telhados o mandato evangélico.
Consagrai-nos, ó Mãe, para servir o vosso filho Jesus e alcançai-nos a bênção perene que emana da Trindade Santa.

Amém!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010



Com um ato solene a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi lançada no dia 10 de setembro, próximo passado, no Rio de Janeiro. O tema da Campanha da Fraternidade 2010 é "Fraternidade e Economia" e o lema é "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24). O tema e o lema foram escolhidos no ano passado depois de muitas reuniões e pesquisas. O evento contou com a participação de várias autoridades eclesiásticas e políticas: O secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa; o presidente do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), pastor sinodal Carlos Augusto Möller; a senadora Marina Silva; o economista e secretário de Economia Solidário do Ministério do Trabalho, professor Paul Singer entre outros.

Nossa Senhora de Lourdes


Nossa Senhora de Lourdes Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Santa Escolástica


Santa EscolásticaHoje, recordamos o testemunho daquela que foi irmã gêmea de São Bento, pai do monaquismo cristão. Ambos nasceram em 480, em Núrsia, região de Umbria, Itália.

Santa Escolástica começou a seguir Jesus muito cedo. Mulher de oração, ela sempre foi acompanhando o irmão por meio de intercessão. Depois, ao falecer seus pais, ela deu tudo aos pobres. Junto com uma criada, que era amiga de confiança e seguidora também de Cristo, foi ter com São Bento, que saiu da clausura para acolhê-la. Com alguns monges eles dialogaram e ela expressou o desejo de seguir Cristo através das regras beneditinas.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Qualidades indispensáveis da oração


Em sua pregação sobre a Oração do Senhor (In Orationem Dominicam videlicet "Pater Noster" Expositio), Santo Tomás elenca as cinco qualidades mais importantes para uma boa oração. E assevera que a Oratio Dominica satifaz de modo excelente a todas elas, de tal maneira que "entre todas as orações, o Pai-nosso ocupa manifestamente o primeiro lugar" (Prólogo).

Eis as qualidades enumeradas por Santo Tomás, qualidades que, se quisermos colher bons frutos, jamais devemos deixar faltar às nossas orações:

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O CAMINHO DE SÃO FRANCISCO


Se sentires o chamado do Espírito,
atende-o e procura ser santo(a)
com toda a tua alma, com todo o teu coração
e com todas as tuas forças.
Se, porém, por causa de tua fraqueza
não conseguires ser santo(a).
procura então ser perfeito(a)
com toda a tua alma, com todo o teu coração
e com todas as tuas forças.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SÃO FRANCISCO DE ASSIS, GIGANTE DA SANTIDADE


Texto do Papa Bento XVI na Audiência Geral do dia 27 de Janeiro.


Queridos irmãos e irmãs,
São Francisco de Assis, nascido no final do século XII,
foi um autêntico “gigante da santidade”,
que continua a fascinar inúmeras pessoas
de todas as idades e credos religiosos.
Depois de viver uma juventude leviana,
Francisco passou por um lento processo
de conversão espiritual
que culminou na sua decisão de viver na pobreza
e de dedicar-se à pregação,
sempre em comunhão com a autoridade eclesiástica.