sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A vocação se faz no dia a dia


Aprendi a viver a minha vocação a cada dia. Foi um aprendizado muito concreto. Aprendi vivendo. Foi assim que aconteceu: Eu já estava no meu décimo primeiro ano de seminário, deveria fazer votos para sempre, e no final da teologia seria ordenado padre. Diante de tão grande responsabilidade, nasceu uma grande interrogação em minha cabeça: "Será que eu conseguirei ser um bom padre?".
Olhando para minhas limitações, eu sabia que não seria capaz. Esse sentimento foi me apavorando de tal forma que no meu coração não havia mais paz. Já não dormia nem comia direito.
Eu não poderia ser padre de qualquer maneira. Então resolvi conversar com o meu diretor. Ele me escutou até o fim e, sorrindo, disse:
"Jonas, você será o futuro padre que você precisa ser hoje. A única maneira de garantir a qualidade da sua vocação é vivendo o hoje da melhor forma possível". No mesmo instante compreendi tudo. A partir desse dia comecei a viver a minha vocação dia a dia.


Temos de viver a vontade de Deus no agora da nossa vida. O passado já é passado. O futuro não existe ainda. Só temos o momento presente. Reze já pedindo ao Senhor a graça de viver bem sua vocação a cada dia:
Senhor, dá-me a graça de ser hoje tudo aquilo que eu devo ser. De fazer hoje tudo o que devo fazer. Amanhã será outro dia e eu serei aquilo que Tu queres que eu seja hoje.
Por hoje serei fiel. Amanhã será amanhã. Cada dia terá as dificuldades próprias. Mas hoje eu me comprometo a ser fiel em tudo que o Senhor me confia.
Dá-me a graça da fidelidade nas pequenas coisas, para que, diante das grandes dificuldades, eu não esmoreça.
Senhor, quero viver no hoje a minha vocação.
O padre que serei no dia de amanhã eu o realizo no dia de hoje. Você será a pessoa casada, pai ou mãe de família, que precisa ser no futuro vivendo o hoje a cada dia. Deus nos deu a grande graça de podermos dividir a nossa vida em dias.
"Não vos preocupeis com o dia de amanhã: o dia de amanhã se ocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu mal" (Mt 6,34).
Se meus pais não tivessem vivido a sua vocação ao matrimônio, eu não seria padre. A vocação do matrimônio também deve ser vivida dia a dia. Cada dia é um dia de fidelidade.
Os solteiros que são chamados ao matrimônio serão pais e mães no futuro, porém, é preciso que a sua vocação seja construída no dia de hoje. Você será amanhã tudo aquilo, e somente aquilo, que viver hoje.
Também para você que já é pai e mãe, será no seu dia a dia que a sua vocação acontecerá. Muitos pais e mães se consomem mais do que o padre ou uma pessoa consagrada.
Muitas vezes, nosso coração fica apertado, as lágrimas rolam de nossos olhos, vamos dormir com um peso no coração, mas, se você viveu a sua vocação naquele dia, você pode dizer: "Hoje eu sou feliz assim, tenho a Ti, meu Deus".
Problemas, dificuldades, tentações, sempre os teremos. Nossa grande alegria é poder começar tudo de novo, porque fazemos a nossa vida dia por dia. Se hoje não conseguimos, recomeçamos no dia seguinte.
Vocação: Um desafio de amor – M0nsenhor Jonas Abib
Extraido de : http://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/informativos.php?id=2195 - acessado em 18/02/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário