domingo, 28 de abril de 2013

28 de Abril- Dia do Beato Luquésio- Primeiro Franciscano Secular.

Francisco Entrega o habito aos terceiros - VOT de SP

O ideal de pobreza de São Francisco de Assis começou a atrair muitas pessoas nos arredores de Assis. O povo contagiado tratava de desfazer-se de tudo e seguir o santo para com ele fazer penitência, porém São Francisco não consentiu. Logo, pediram-lhe que ao menos lhe indicassem alguma forma de vida, em que de um modo mais perfeito servissem a Deus. Então o Santo, prometeu-lhes no mesmo dia em que pregou aos pássaros dar-lhes uma forma de vida em que todos podiam observar, sem deixar família, nem abandonar suas casas.

Em 1216 Francisco cumpre o prometido entrega o hábito da Penitência aos dois primeiros irmãos da Terceira Ordem Franciscana e são eles o casal Luquésio e Buonadona (também conhecidos no Brasil por Lucio e Bona), poderíamos dizer que Francisco insere, com a fundação da Ordem Terceira, os leigos seculares no âmbito da Igreja, assumindo seu papel como leigos comprometidos numa realidade eclesial que até então era mais voltada para o clero, uma visão que é vista de forma mais ampla e divulgada pela igreja após o Concílio Vaticano II.

Luquésio nascido em Gaggiano no ano de 1180, sempre quis ser um grande cavaleiro e participou de lutas políticas, quando se aposentou mudou-se para Poggibonsi (Siena) onde se tornou um rico comerciante e se casou com Bona de Segna (Bonadonna).

Ele era conhecido por ser um homem ganancioso, mas que mudou radicalmente de vida depois de ouvir os ensinamentos de São Francisco de Assis. Renunciou a todos os seus bens e passou a viver junto com sua mulher uma vida de penitência, baseada na pobreza, no minorismo e na caridade cristã. Como os primeiros irmãos penitentes Luquésio e Dona Bona, dedicam-se ao apostolado nas famílias e entre os casais. Eram generosos com todos e testemunhavam o amor de Cristo.

Luquésio faleceu aos 80 anos em 1260 e sua esposa anos depois, e foi beatificado apenas em 27 de março de 1697 pelo papa Inocêncio XII, embora anteriormente já tivesse grande fama de santidade, na Europa ficaram conhecidos como bem-casados e são considerados patronos dos casais, seu corpo repousa junto ao de sua esposa na grande basílica a ele dedicado na cidade de Poggibonsi na Itália. Fazer a lembrança desse santo homem é retomar as origens da Ordem Franciscana Secular e resgatar a essência de nosso carisma. O casal Luquésio e Bonadonna nos revelam os valores que devem ser cultivados em um lar franciscano secular, onde a caridade, o amor a Deus e o cuidado com a família devem ser o alicerce de nossa caminhada franciscana.

Mayara Ingrid Sousa Lima
Subsecretária Nacional de Formação

Fonte: jufrabrasil.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário