terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

QUARESMA – TEMPO DE CONVERSÃO

convertei-vos

Denize Aparecida Marum Gusmão
“Irmãos e irmãs, vamos começar de novo”. Sem dúvida, com mais intensidade, neste Ano da Fé, escutando o apelo do papa Bento XVI em sua mensagem para a quaresma, pedindo aos católicos que não separem Fé e Caridade: “Não devemos separá-las, ou inclusive opô-las, fé e caridade. Estas duas virtudes teologais estão intimamente unidas. É equivocado ver nelas um contraste ou uma 'dialética”.
Aproximamos de um tempo privilegiado no calendário litúrgico da Igreja: o Tempo Quaresmal.
A quaresma é a porta de entrada do tempo pascal. É uma preparação, um convite à participação na morte com Cristo, para poder participar da ressurreição. Na quaresma, enfatiza-se a conversão: “Convertei-vos, porque o reino de Deus está próximo”.


Conversão significa estar voltado para uma meta, que, no caso do franciscano, é a vivência do Evangelho. Significa investir tudo para entrar no reino de Deus. Vale para a conversão aquela parábola do tesouro contida em Mt 13, 44-46. Quando alguém está em busca de um tesouro, ele só pensa nele. Planeja tudo e só age em vista dele, vive em função dele, investe toda a sua capacidade e toda a sua vida para adquiri-lo. Estamos no caminho da conversão se todo nosso pensar, o nosso agir, o nosso viver, o nosso ser, se concentrar na busca do reino de Deus.
Durante o tempo da quaresma temos a oportunidade de aprofundar nossas opções cristãs. Oportunidade para assumir mais intensamente nossas responsabilidades como franciscanos seculares (o senso de pertença). Esta é também a ocasião para que durante esta preparação possamos seguir a Jesus no mistério de sua Paixão, insistir sobre o sentido de três elementos importantes e necessários: a ORACÃO, a RECONCILIAÇÃO e a PARTILHA.
E neste ano, no Brasil, com a Campanha da Fraternidade, somos convidados a nos comprometer mais com a evangelização plena da juventude, dando resposta a seus anseios.
E de modo particular, nossa atenção para com a Juventude Franciscana (JUFRA), da qual “a OFS se considera particularmente responsável” (CCGG 96,2).
Que a busca da conversão progressiva nos ajude a reviver o Fogo do Amor de Deus em nossos corações.
Desejo a todos os irmãos e irmãs um feliz e santo tempo de quaresma!
Paz e Bem!

Fonte: ofssudeste3.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário