terça-feira, 5 de julho de 2011

As Primeiras Discípulas de São Damião

Hortolona - Mãe de Santa Clara. Parece ter sido uma mulher muito piedosa e caridosa, mas também muito ativa e independente. Fez diversas peregrinações, mesmo a terras estrangeiras. Quando viúva, entrou no mosteiro, onde conviveu com suas filhas Clara e Beatriz. O Martirológio Franciscano celebra-a no dia 2 de janeiro e coloca sua morte em 1253. Um artigo de Gemma Fortini, publicado no nº 42 de Franciscan Studies (1982) demonstra toda a linhagem de Hortolona, parente longínqua de seu marido Favarone e descendente de uma nobreza germânica que vinha de uma união entre francos e lombardos.

Inês de Assis - Irmã de Santa Clara e Irmã Pobre de São Damião. Nasceu por volta de 1197 e, com apenas quatorze anos, seguiu Clara, refugiando-se na Igreja de Santo Ângelo de Panço. Depois foi com ela para São Damião. Seu nome de Batismo era Catarina, devido provavelmente a uma promessa de Hortolona, sua mãe, quando passou pelo mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai. São Francisco mudou seu nome para Inês. Segundo uma tradição, foi mandada em 1219, por São Francisco, como abadessa de Monticelli, perto de Florença, mas é mais provável que isso só tenha acontecido em 1229. A partir de Florença, fundou os mosteiros de Mântua e Pádua. Voltou para São Damião em 1253, para assistir sua irmã moribunda. Morreu pouco depois, provavelmente por volta do dia 27 de agosto de 1253. Mais tarde seu corpo também foi transportado para a basílica de Santa Clara. Bento XIV autorizou sua festa como santa.
Inês de Praga - Também conhecida como Inês da Boêmia, foi filha de Primislau Otocar I, rei da Boêmia e de Constança, irmã de André I da Hungria, e nasceu em 20 de janeiro de 1205, em Praga. As pretensões do pai, que queria reforçar sua dinastia, fizeram com que fosse prometida como noiva a diversos príncipes importantes dos países vizinhos. No dia de Pentecostes de 1234, com sete companheiras da nobreza, entrou ela mesma no mosteiro, que quis manter na mais rigorosa pobreza. Guardou como relíquias algumas cartas e objetos recebidos de Santa Clara. Morreu aos 2 de março de 1282, com grande fama de santidade e milagres. Seu culto como beata foi confirmado por Pio IX, mas João Paulo II canonizou-a aos 12 de novembro de 1989.
Beatriz de Favarone - Era a irmã mais nova de Santa Clara. Parece ter entrado no mosteiro para ser Irmã Pobre depois de 1229, quando podia ter mais de trinta anos. Até sua mãe, Hortolona, pode ter entrado antes. É a 12ª testemunha no Processo de Canonização de Santa Clara. Parece ter falecido no dia 25 de janeiro de 1260, segundo o Martirológio Franciscano.
Bona de Guelfuccio de Assis - Irmã de Pacífica, companheira de infância de Santa Clara, foi a única mulher leiga a depor no Processo. Contrariamente ao que muitas vezes se disse, deixa claro que não acompanhou Clara no dia de sua fuga.
Benedita - Irmã Pobre dos primeiros tempos, teria nascido no mesmo ano que Santa Clara, sendo sua companheira desde jovem. Seria irmã de Frei Ângelo de Tancredi, um dos primeiros franciscanos, embora também conste que foi filha de Jorge de Hugone de Tebaldúcio, tendo, como leiga, o nome de Ginevra. Foi abadessa em Sena e sucedeu imediatamente Santa Clara no governo de São Damião, presidindo a mudança para o proto-mosteiro de Assis, junto à Basílica da Santa. O Martirológio Franciscano, que a celebra no dia 16 de março, coloca sua morte em 1260.
Benvinda de Perusa - Irmã Pobre de São Damião. Conheceu Santa Clara ainda criança, provavelmente durante o exílio da família da Santa em Perusa, de 1200 a 1204. O Martirológio Franciscano celebra-a no dia 27 de janeiro e assinala 1257 como ano de sua morte.
Felipa de Leonardo de Gislerio - Uma das primeiras Irmãs Pobres de São Damião. Sua família, nobre, era certamente mais poderosa que a de Clara. Seu pai era Leonardo de Gislerio de Alberico, senhor do castelo de Sassorosso, um dos primeiros que foi destruído pelos populares por ocasião da guerra civil do fim do século XII. Segundo o Martirológio Franciscano, que a celebra no dia 13 de outubro, morreu em 1257.
Francisca de Capitaneo de Col de Mezzo - Irmã Pobre de São Damião. Seu nome de batismo era Massariola. Sua família tinha um castelo entre Assis e Todi. Foi tia de Vana, cuja morte impressionou e converteu o marido, Jacopone de Todi. Seu irmão Pietro era um notável em Assis.
Amata de Martino de Corozano - Prima segunda de Santa Clara, como sua irmã Balbina de Martinho. Segundo o Pe. Lazzeri, que lê o nome de seu pai como Martino de Coccorano, ela e sua irmã Balbina seriam de um castelo perto de Gúbio mas, de acordo com a leitura mais plausível de Fortini, Corezano, o castelo desse primo de Santa Clara ficava bem perto de Assis. Amata teria morrido por volta de 1254 e o Martirológio romano comemora-a no dia 20 de fevereiro.
Balbina - Balbina de Assis, Irmã Pobre, foi dos primeiros tempos de São Damião e morreu como abadessa do mosteiro do Vale da Glória, em Spello, no dia 3 de fevereiro de 1240. Nessa data é comemorada como beata pelo Martirológio Franciscano.
Balbina de Martinho de Corozano - Foi prima em segundo grau de Santa Clara e irmã de Amata de Martinho, Irmã Pobre de São Damião, como ela. É a sétima testemunha no processo de canonização. O Martirológio Franciscano põe sua morte em 1254 e comemora o seu dia aos 11 de março.
Balbina de Porzano - Irmã Pobre de São Damião, décima quinta testemunha no processo de canonização de Santa Clara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário