quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Nossa Senhora das Sete Alegrias e a Coroa Franciscana

alegrias de Nossa Senhora 

Nossa Senhora das Sete Alegrias, ou
Nossa Senhora das Alegrias, ou ainda  
Nossa Senhora dos Prazeres são diferentes nomes que são atribuídos à devoção às sete alegrias de Maria, Mãe de Deus.







São estas as alegrias:
  •   A anunciação do anjo.
  •   A saudação de Isabel.
  •   O nascimento de Jesus.
  •   A visita dos Reis Magos.
  •   Encontrar Jesus menino no templo.
  •   O encontro com Jesus ressuscitado. 
  •  A sua assunção e coroação no céu.

Esta devoção foi difundida principalmente por franciscanos, tanto que o "terço" em que se medita estes momentos de felicidade acabou sendo denominado de coroa franciscana. No Brasil esta devoção e prática orante chegou com Frei Pedro Palácios, um espanhol que veio para Espírito Santo, em outubro de 1558 e trouxe consigo um painel de Nossa Senhora das Alegrias.
A Coroa Franciscana
O historiador, Frei Luke Wadding (1588-1657), marca como data de começo desta devoção o ano de 1422, no qual ingressou na Ordem um jovem muito piedoso, que sabia demonstrar sua devoção a Virgem Maria, oferecendo uma coroa com rosas frescas para colocar sobre uma estatua da Santíssima Virgem.
Quando ingressou na Ordem foi proibida esta devoção e por isso, quis deixar a Ordem, mas em uma visão da Virgem, esta lhe indica que não deixe a Ordem, nem se entristeça por não poder continuar com sua devoção, lhe pede que, em lugar da coroa de flores frescas, que murcham e às vezes não se conseguem, lhe ofereça uma Espiritual, sempre fresca e mais apreciada por ela: é realizada com flores criadas rezando e meditando as sete alegrias que ela viveu na terra.
O novicio começou esta devoção e, estando em oração, o Mestre de Noviços teve uma visão: a de um anjo que ia tecendo uma coroa de rosas, à medida que o noviço rezava, e depois de cada dezena de rosas, colocava um lírio dourado, ao terminar de rezar o noviço, o anjo colocou a coroa sobre a cabeça do noviço orante.
Estava tão maravilhado o Mestre de noviços que lhe perguntou sobre o significado da visão que havia tido, e ao ouvir a explicação, o contou a todos os irmãos, e logo se difundiu esta devoção a toda a Família Franciscana.
Como rezar a Coroa Franciscana
1 Pai-Nosso,
10 Ave-Marias,
1 Glória e a meditação da alegria;
repete-se isto para cada uma das alegrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário