quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"Tu és meu filho e hoje eu te gerei!"


Por Ian Farias.

Após o ciclo de quatro semanas propostas pela Igreja no tempo do Advento, celebramos ainda hoje a Solenidade que faz maravilhar nossos corações: o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Deus entra no espaço e no tempo dos homens. Fá-lo para realizar plenamente a salvação daqueles que estavam carregados com o julgo do pecado.

Apparuit enim gratia Dei salutaris omnibus hominibus – Manifestou-se a graça salvadora de Deus a todos os homens” (Tt 2, 11). Esta é a festa da gloriosa manifestação da graça santificante. Somos envoltos na luz da misericórdia e do amor de Deus, um Deus que faz-se um de nós assumindo o rebaixamento da nossa condição humana. Esse amor não aparece, mas manifesta-se. Manifesta-se, pois já existia, e porque já existia manifestou-se. Mas que coisa é para nós hoje esta manifestação? O que ela representa aos nossos dias atribulados pela valorização de coisas efêmeras, de guerras, de ódios, de divisões? Vemos com grande tristeza a perda dos valores natalinos.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

27/12 - Bem-aventurado Federico Ozanam






Professor, da Terceira Ordem Secular (1813-1853). Fundador das Conferências de São Vicente. Beatificado por João Paulo II.



Antonio Federico Ozanam nasceu em Milão a 23 de abril de 1813 de família descendente de um antigo tronco israelita da Bresse Lione. Em 1816 a família voltou a Lião e Federico foi aluno no colégio real onde fez seus estudos humanísticos desde 1822 até 1829. Com apenas 15 anos sua juventude foi abalada por uma profunda crise de fé, mas teve a graça de ter ao seu lado o abade Noirot, seu professor de filosofia, que mais que nenhum outro lhe ajudou a superá-la.

domingo, 25 de dezembro de 2011

O mundo tornou-se um Presépio

Por Frei Regis Daher, ofm

A encarnação do Verbo de Deus, Jesus Cristo, mudou o curso da história, o destino do homem e do mundo. O tempo foi fecundado pelo eterno e os atos humanos ganharam uma significação decisiva: nos fatos se constrói a salvação ou a perdição da vida. Crer num Deus que assumiu a condição humana é crer que toda pessoa tem uma dignidade e um valor fundamental, pelo simples fato de viver, porque a vida é sagrada.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Presépio e Eucaristia


A conjunção Belém-Greccio, manjedoura-altar já estava presente na liturgia natalina e também na tradição literário-eclesiástica. De fato, percorrendo o tesouro dos escritos eclesiásticos que nos foram legados pelos séculos anteriores, ficamos impressionados em encontrar repetidas vezes a presença da ligação entre Belém e o altar eucarístico. Como em Belém, assim também Jesus desce entre os homens. Em Belém os pastores trouxeram seus dons. Os fiéis, por sua vez, acorrem com suas ofertas ao altar.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

"Até os confins da Terra" - A primeira evangelização das Américas

Por Frei Raniero Cantalamessa, OFMCap.

Terceira pregação do Advento de 2011 à Casa Pontifícia

1. A fé cristã cruza o oceano

No dia 12 deste mês, o continente americano celebrou a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, que, no México, é uma festa de preceito. Feliz coincidência, nesta meditação, falarmos da terceira onda evangelizadora na história da Igreja: aquela que acompanhou a descoberta do novo mundo. Nunca como na história desta devoção Maria mereceu tanto o título de estrela da evangelização.

Belém, lugar escolhido pelo céu

 

Ao longe a paisagem seca, ilustrada com as antigas oliveiras, fruto gerador de renda para muitas famílias palestinas, nos anuncia que bem perto está a cidade de Belém, na Terra Santa.

Cidade de Belém mais ao alto

Cidade de Belém mais ao alto

Hoje com 30 mil habitantes, a população da cidade é formada por cristãos e muçulmanos. A sua maior grandeza consiste no nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, predito por muitos profetas do Antigo Testamento. Como fez o profeta Miquéias, que já anunciava o nascimento do Messias: “Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel. Suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias do longínquo passado” (Mq 5, 2).

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O grande "Canto de Ação de Graças ~ o Magnificat!"

Por Frei Almir R. Guimarães, OFM

Leigos e religiosos que têm o hábito da recitação do Ofício Divino das Vésperas sabem de cor o Magnificat da Virgem Maria. Depois de ter estado com sua parenta Isabel, Maria prorrompe num belíssimo cântico de ação de graças feito todo ele com espírito dos salmos da Escritura e proferido por alguém que era do número dos pobres fiéis do resto de Israel. Belíssima essa postura de gratidão de Maria que muitos buscadores de Deus, cristãos ou não, fazem à sua maneira e segunda suas tradições religiosas.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FRANCISCO, GRECCIO E ALEGRIA

Uma página que é dupla. Neste mês de dezembro pensamos no Natal de Francisco em Greccio. Neste mês de alegrias serenas pensamos no jeito de Francisco viver a alegria.

a) Natal de Greccio

Por ocasião de visita a Roma, Francisco obteve do Papa a licença para celebrar o Natal de uma maneira toda particular e conforme suas ideias pessoais. Escolheu Greccio porque o proprietário do lugar, Giovanni di Velita, “que dava menos importância à nobreza do sangue do que a da alma” havia lhe dado uma montanha coberta de bosque que dominava os rochedos do vilarejo e o vale de Rieti até os montes azulados, que se estendiam diante de seu horizonte.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Segunda pregação do Advento de 2011 à Casa Pontifícia

 
 Por Frei Raniero Cantalamessa, OFMCap.
 
 
"Como ensinou São Francisco de Assis, a oração e a missão são irmãs.
“A oração é essencial para a evangelização porque a pregação cristã não é primordialmente um comunicação de doutrina,
mas de existência. Evangeliza mais quem prega sem palavras, quem fala sem pregar”.
 
 
 
Nesta meditação, gostaria de falar da segunda grande onda de evangelização na história da Igreja, aquela que veio depois da queda do império romano e da mistura de povos que aconteceu com as invasões bárbaras. Nosso objetivo prático é ver o que podemos aprender para hoje. Diante da amplitude desse período histórico e da brevidade imposta por esta meditação, poderemos dar apenas algumas breves pinceladas.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

15/12 - Bem-aventurada Maria Francisca Schevrier


Religiosa da Terceira Ordem Regular (1819-1876). Fundadora das Irmãs Franciscanas dos Pobres de São Francisco. Beatificada por Paulo VI em 28 de abril de 1974 Maria Francisca Schevrier nasceu em Aachen, na Alemanha, no dia 3 de janeiro de 1819, filha de Juan Enrique e Luisa Migeon. Depois da morte de sua mãe, em 1832, tomou o costume de socorrer aos pobres em suas necessidades e de ensinar-lhes o catecismo.
Em um ambiente novo indiferente, às vezes hostil, porque a burguesia ostentava uma atitude volteriana, Maria Francisca não poupava esforços e nem se deixava vencer por nenhum temor e encontrou ajuda para o seu projeto em um sacerdote de sua paróquia.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Oração à Virgem de Guadalupe

Ó Virgem Imaculada,

Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja!
Tu, que deste lugar manifestas
tua clemência e tua compaixão
a todos os que solicitam o teu amparo;
escuta a oração que com filial confiança te dirigimos,
e a apresenta ao teu Filho Jesus, único Redentor nosso.


Mãe de misericórdia, Mestra do sacrifício escondido e silencioso,
a Ti, que vens ao nosso encontro, os pecadores,
te consagramos também nossa vida, nossos trabalhos,
nossas alegrias, nossas enfermidades e nossas dores.

Dá a paz, a justiça e a prosperidade aos nossos povos;
já que tudo o que temos e somos, colocamos sob o teu cuidado,
Senhora e Mãe nossa.

Queremos ser totalmente teus e percorrer contigo o caminho
De uma fidelidade plena a Jesus Cristo e à sua Igreja:
Não nos soltes de tua mão amorosa.

Virgem de Guadalupe, Mãe das Américas, te pedimos por todos
os Bispos, para que conduzam os fiéis por caminhos
de intensa vida cristã, de amor e de humilde serviço a Deus
e às almas.

Contempla esta imensa messe e intercede para que o Senhor infunda fome de santidade em todo o povo de Deus e outorga abundantes vocações de sacerdotes e religiosos, fortes na fé e zelosos dispensadores dos mistérios de Deus.

Concede-nos a graça de amar e de respeitar a vida que começa
com o mesmo amor com que concebeste em teu seio
a vida do Filho de Deus.
Virgem Santa Maria, Mãe do terno Amor, protege as nossas famílias,
Para que estejam unidas e abençoa a educação de nossos Filhos.

Esperança nossa, olha-nos com compaixão,
Ensina-nos a ir continuamente a Jesus e, si cairmos, ajuda-nos
a nos levantar, a volver-nos para Ele, mediante a confissão de nossas culpas
e pecados no sacramento da Penitência,
que traz sossego à alma.

Te suplicamos que nos concedas um imenso amor por todos os santos sacramentos,
Que são como as pegadas que teu Filho nos deixou na terra.

Assim, Mãe Santíssima, com a paz de Deus na consciência,
Com nossos corações livres dos males e de ódios,
Poderemos levar a todos a verdadeira alegria e a verdadeira paz,
que vêm do teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo,
que com Deus Pai e com o Espírito Santo,
vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

México, Janeiro de 1979. Bem-aventurado Papa João Paulo II.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição!

 

DSCN2409Devoção Franciscana a Maria

 

A vida segundo o Evangelho serve, para Francisco, de base em vista de uma compreensão da revelação cristã: exige unidade entre esforço cotidiano e oração, encontro com Deus na vida cotidiana neste mundo e com os outros. Francisco nunca emite um pensamento de fé, um conceito teológico sem conexão com atitude vital global e sintética que possa abarcar a totalidade da existência.
Sua espiritualidade está estruturada em suas intuições básicas e concatenadas, a saber: