sábado, 26 de março de 2011

Oração a Santa Clara

01Clara, santa cheia de claridade,
Irmã de São Francisco de Assis,
Intercede pelos teus devotos
Que querem ser puros e transparentes.
Teu nome e teu ser
Exalam o perfume das coisas inteiras
E o frescor do que é novo e renovado.
Clareia os caminhos tortuosos
Daqueles que se embrenham
Na noite do próprio egoísmo
E nas trevas do isolamento.
Clara, irmã de São Francisco,

Coloca em nossos corações
A paixão pela simplicidade,
A sede pela pobreza,
A ânsia pela contemplação.
Te suplico, Irmã Lua,
Que junto ao Sol de Assis
No mesmo céu refulge,
Alcança-nos a graça que,
Confiantes vos pedimos.
Santa Clara, ilumina os passos
Daqueles que buscam a claridade!
Amém!

Especial: 800 Anos do carisma Clariano

Acesse: http://www.franciscanos.org.br/v3/carisma/especiais/2011/staclara/index.php

sexta-feira, 25 de março de 2011

Solenidade da Anunciação do Senhor

AnunciaçãoA Solenidade da Anunciação nos orienta para o mistério da Páscoa. O “sim” do Filho que, entrando no mundo, disse: “Eis que venho fazer a vossa vontade, Senhor” (Sl 39 [40]; Hb 10,4-10) recebe a resposta do Pai que, depois da oferta dolorosa da Paixão, selará com a Ressurreição, no Espírito, a salvação apresentada a todos através da Igreja.
Para tanto, entra a colaboração responsável e generosa de Maria na salvação recebida como dom.
“Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor”.
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12256

sexta-feira, 18 de março de 2011

18 de Março–Início da Ordem das Clarissas


Em 1212, a jovem Clara de Assis seguiu o atraente exemplo de Francisco e viveu, dentro da clausura e na contemplação, o ideal de pobreza evangélica. Surgiu, assim, a Ordem das Clarissas, ou a Segunda Ordem Franciscana.
Santa Clara nasceu em Assis, Itália, por volta de 1194, numa família rica e nobre. Seus pais chamavam-se Favarone e Hortolana, sendo Clara a filha primogênita. Com Inês e Beatriz, suas irmãs menores, que mais tarde também entrariam no Mosteiro de São Damião, Clara esforçava-se no amor a Jesus e sentia em seu coração o chamado para segui-lo.

Clara sonhava com uma vida mais cheia de sentido, que lhe trouxesse uma verdadeira felicidade e realização. O estilo de vida dos frades a atraía cada vez mais.

quinta-feira, 17 de março de 2011

A ORDEM TERCEIRA FRANCISCANA

02_260609Muito cedo no seu ministério, São Francisco viu a necessidade de incluir, dentro de seu movimento de reforma e renovação, pessoas de todas as categorias da vida. O trabalho de seguir a Cristo em simplicidade, amor e júbilo, o qual é a vocação de todos os Cristãos, não pode ser restringido à vida tradicional dos Frades e Freiras. Isto era assim no século XIII, e é assim hoje.
A Terceira Ordem, uma ordem religiosa dentro da Sociedade de São Francisco, consiste em aqueles homens ou mulheres, casados ou solteiros, clérigos ou leigos – que, embora seguindo as profissões ordinárias da vida, são chamados à dedicação através de voto e disciplina por vida. Como os Frades e Freiras da Primeira Ordem, e as Irmãs da Segunda Ordem (Clarissas), eles se dedicam a Nosso Senhor como instrumentos de sua paz. Os terciários buscam cumprir os propósitos especiais da Terceira Ordem através das Três Formas de Serviço.

quinta-feira, 10 de março de 2011

PEREGRINOS E FORASTEIROS Itinerário a ser percorrido no tempo da quaresma

Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM

03_2002091. Francisco apreciava enormemente esta expressão do Novo Testamento. Somos peregrinos e forasteiros neste mundo. Não nos instalamos. Sempre em marcha, sempre descobrindo novos horizontes, sempre com um bastão na mão, sempre atento às novidades do caminho, sempre acolhendo os que chegam de outras estradas desejando caminhar conosco. Nós, frades, experimentamos muitas vezes a alegria do peregrino, sem muita bagagem, sem seguranças exageradas. Digo muitas vezes, porque muitas outras vezes somos sedentários, pessoas que nos instalamos em nossas posições e impedimos que o Senhor e a vida nos mostrem horizontes deslumbrantes e que poderiam renovar o mundo segundo o coração do Senhor. Ser peregrino e caminhante não significa apenas deslocar-se fisicamente, mas não permitir que o coração se satisfaça com as migalhas adquiridas e sempre olhar na direção do amanhã. Ora, o tempo da quaresma faz a delícia dos que têm a alma de peregrinos.

quarta-feira, 9 de março de 2011

PAPA NA MENSAGEM PARA CF 2011: PRIMEIRA ECOLOGIA A SER DEFENDIDA É A ECOLOGIA HUMANA

 PapaA Igreja no Brasil abre oficialmente, nesta Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, a Campanha da Fraternidade 2011 que tem como tema "Fraternidade e vida no Planeta".
Em sua mensagem para a Campanha da Fraternidade deste ano, Bento XVI se une à Igreja no Brasil "que se propõe percorrer o itinerário penitencial da Quaresma, em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus, no qual se insere a Campanha da Fraternidade deste ano, pedindo mudança de mentalidade e atitudes para a salvaguarda da criação".

AS QUARESMAS DE SÃO FRANCISCO




Frei Salvio Romero
eremita capuchinho


O termo “QUARESMA”, usado desde a antiguidade cristã, indica o período de quarenta dias que antecede imediatamente a celebração anual dos Santos Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

sexta-feira, 4 de março de 2011

A FERIDA QUE CURA - 1ª sexta-feira do mês -

sagradocoracaoBendito sejas, meu  Senhor, pela água desta cruz,
que brotou juntamente com o sangue do Cristo crucificado.
Teu Espírito clama em mim, ó Deus humilhado:
“Eu sou a Ferida que cura o homem que crê!”
Michel  Hubaut, OFM

1. Não nos cansamos de contemplar o mistério de Cristo. Ele, feito homem simples e andarilho,  perambulou pelos caminhos poeirentos da  Palestina, encontrou pessoas, fez convites e caminhou com a testa erguida na direção de Jerusalém, essa cidade dourada que tinha a triste fama de matar profetas.  Nossos olhos e nosso interior se  detêm de modo especial nos últimos momentos da vida do  Mestre.  Contemplando à distância, ajudados pelo Místico de Patmos, revestimo-nos, de modo especial no tempo da quaresma e da semana santa,  dessa dimensão contemplativa que admira os  extremos de amor do Senhor.  Sim, na realidade aqueles momentos passados entre o céu e a terra, em que Jesus contempla  do “alto”  as coisas de “baixo”  ficam gravados indelevelmente nas dobras do coração do discípulo.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Campanha da Fraternidade

campanha_fraternidade_2011Tema: "Fraternidade e a vida no planeta"
Lema "A criação geme em dores de parto".

 

   A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!

terça-feira, 1 de março de 2011

A PÁSCOA DE JESUS E A PÁSCOA DE SÃO FRANCISCO

 

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM

Ao longo do tempo, Francisco foi realizando em sua existência, em seu corpo e em sua história, os mistérios de Cristo.  “E assim chegou a hora. Tendo completado em si todos os mistérios de Cristo, voou feliz para Deus” ( 2Celano 217).

1. São João Damasceno resume de maneira admirável o mistério da passagem, da páscoa de Jesus e nossa páscoa em Cristo: “Cristo está na cruz: aproximemo-nos dele, participemos de seus sofrimentos para ter parte também em sua glória. Cristo jaz entre os  mortos: morramos ao pecado para vivermos para a justiça. Cristo repousa num túmulo novo: purifiquemo-nos do velho fermento, tornemo-nos uma massa nova e sejamos para ele um lugar de repouso. Cristo desce à mansão dos mortos:  desçamos também com ele pela humilhação que exalta, a fim de ressucitarmos, sermos exaltados e glorificados com ele, sempre vendo e sendo vistos por Deus. Vós que sois do mundo, sede livres; vós que estais amarrados, saí;  vós que estais nas trevas, abri os olhos para a luz; vós que estais no cativeiro, libertai-vos; cegos, levantai os olhos. Desperta, Adão que dormes, levanta-te dentre os mortos, pois Cristo, nossa ressurreição apareceu!”  (Lecionário Monástico, II, p. 621).