terça-feira, 29 de outubro de 2013

UMA CRÔNICA FRANCISCANA: AH! FRANCISCO DE ASSIS, COMO TENHO SAUDADE DE TI...

 

396398_10151048528324632_976533812_n

Frei Fernando Maria,OFMConv

Ah! Francisco de Assis, como tenho saudade de ti. Sem teorias, te servias dos Evangelhos e das Sagradas Escrituras como Palavras de Deus a serem obedecidas e praticadas fielmente, com todas as virtudes do Espírito Santo presentes em nossa vida desde que fomos batizados. Quanta singeleza em teus ensinamentos e exemplos a serem seguidos:

        “A Regra e a vida dos frades menores é esta: observar o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade”. (RB).

        “E abstenham-se os irmãos e seus ministros de se incomodar com as suas coisas temporais, para que eles, como o Senhor lhes inspirar, disponham delas com liberdade”. (RB).

        “Os irmãos, aos quais o Senhor deu a graça de trabalhar, trabalhem com fidelidade de maneira que afugentem o ócio, inimigo da alma, e não percam o espírito de oração e piedade, ao qual devem servir todas as coisas temporais”. (RB).

        “Os irmãos não tenham propriedade sobre coisa alguma, nem sobre casa, nem lugar, nem outra coisa qualquer; mas, como peregrinos e viandantes (cf. lPd 2,11) que neste mundo servem ao Senhor em pobreza e humildade, peçam esmolas com confiança; disso não se devem envergonhar, porque o Senhor se fez pobre por nós, neste mundo (cf. 2Cor 8,9)”. (RB).

terça-feira, 22 de outubro de 2013

22 de Outubro - Beato Contardo Ferrini

 

 

Alguém, que passeava pelas ruas de Pavia avistou aquele homem de vastas sobrancelhas, barbudo e de sobrecasaca, e indagou a seu acompanhante: "O que há de especial nesse homem?" E o outro respondeu: "Ele é um santo!"
Nada, em seu natural, o distinguia das demais criaturas, porem seu trabalho profissional (o conhecimento) estava ligado indissoluvelmente ao seu ideal (a fé)

 

Nasceu CONTARDO FERRINI em Milão, no norte da Itália, a 4 de abril de 1859. Tendo entrado na Ordem Franciscana Secular ainda adolescente, conseguiu aliar à ciência humana a sabedoria dos santos. Educado numa família profundamente cristã, passou sua mocidade entre a escola, família e Igreja. Quis aprender tudo muito bem e pretendeu percorrer as fontes do conhecimento. Desse desejo decorre o seu aprendizado de inúmeros idiomas, dos quais se destacam aqueles que impulsionariam os seus estudos de Direito: o latim, o grego, o alemão. Conhecia também o espanhol, o francês e o inglês. Para a busca das fontes da verdade religiosa, consubstanciadas na Bíblia, aprendeu o hebraico, o siriaco e tinha algumas noções de copto e de sânscrito. Seu pai, um professor e engenheiro com boa formação já lhe explicara que ninguém deve confiar nas informações de segunda mão, ainda quando parta de pessoas eruditas, resumindo aquela lição que não custa termos sempre presente: vá direto às fontes da verdade.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

15/10 - Santa Teresa de Ávila

Santa Teresa de Jesus é uma verdadeira mestra de vida cristã para os fiéis de todos
os  tempos. Ela nos ensina a ser incansáveis testemunhas de Deus, da sua presença
e da sua ação.

(Bento XVI)

Santa Teresa Zurbarán_.jpg

Tudo que se tem a dizer sobre Teresa Sanchez Cepeda D'Ávila y Ahumada é extraordinário. Ela viveu e ensinou a oração pessoal como sendo a busca de uma intimidade maior com Deus. Escreveu como um poeta, cantando as glórias do Senhor do Céu e da Terra, depois de ter convivido misticamente com Ele. Reformou e aperfeiçoou o estilo de vida religiosa. Foi doutora em matéria de religião e de religiosidade.

Ultrapassando os limites de si mesma, ela foi mais além: foi Santa. E uma grande Santa. Por isso mesmo é que ela é chamada de Teresa, a Grande.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

04 de Outubro Dia de São Francisco de Assis



No céu Francisco fulgura, cheio de graça e de luz, trazendo em seu corpo as chagas, sinais de Cristo e da Cruz.
Seguindo o Cristo na terra, pobre de Cristo se faz, na cruz com Cristo pregado, torna-se arauto da paz.
Pelo martírio ansiando, tomou a cruz do Senhor: do que beijou no leproso contempla agora o esplendor.
Despindo as vestes na praça, seu pai na terra esqueceu, reza melhor o Pai- nosso, junta tesouros no céu.
Tendo de Cristo a pureza, mais do que o sol reluzia, e, como o sol à irmã lua, Clara em seu rastro atraía.
Ao Pai e ao Espírito glória e ao que nasceu em Belém. Deus trino a todos conceda os dons da cruz: Paz e Bem.

Fonte: Liturgia das Horas/ Laudes