domingo, 28 de abril de 2013

28 de Abril- Dia do Beato Luquésio- Primeiro Franciscano Secular.

Francisco Entrega o habito aos terceiros - VOT de SP

O ideal de pobreza de São Francisco de Assis começou a atrair muitas pessoas nos arredores de Assis. O povo contagiado tratava de desfazer-se de tudo e seguir o santo para com ele fazer penitência, porém São Francisco não consentiu. Logo, pediram-lhe que ao menos lhe indicassem alguma forma de vida, em que de um modo mais perfeito servissem a Deus. Então o Santo, prometeu-lhes no mesmo dia em que pregou aos pássaros dar-lhes uma forma de vida em que todos podiam observar, sem deixar família, nem abandonar suas casas.

Em 1216 Francisco cumpre o prometido entrega o hábito da Penitência aos dois primeiros irmãos da Terceira Ordem Franciscana e são eles o casal Luquésio e Buonadona (também conhecidos no Brasil por Lucio e Bona), poderíamos dizer que Francisco insere, com a fundação da Ordem Terceira, os leigos seculares no âmbito da Igreja, assumindo seu papel como leigos comprometidos numa realidade eclesial que até então era mais voltada para o clero, uma visão que é vista de forma mais ampla e divulgada pela igreja após o Concílio Vaticano II.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ternura do Poverello pelo Coração do Senhor.

560040_573396596026704_689150129_n

Francisco de Assis e sua paixão pelo Cristo Jesus

Por Frei Almir Ribeiro Guimarães

1. Aprendemos, ao longo de nossa vida, a nos colocar reverentes diante do Cristo Jesus, sol, caminho, verdade, vida, pão de nossas vidas. Temos plena convicção de que Jesus, o Filho de Deus feito homem na carne de Maria, hoje vive entre nós na qualidade de Ressuscitado. Cada vez que pensamos em Jesus, recordamo-nos de seu amor que foi até o fim, até o esvaziamento de tudo que nele existia pela fresta do coração, pela cavidade de seu peito aberto. Francisco de Assis demonstrou um imenso amor pelo Cristo que ama até o fim.

terça-feira, 16 de abril de 2013

16 de Abril: Aniversário de fundação da Ordem Franciscana

 

São Francisco de Assis, o cantor das criaturas, santo do Amor e da Fraternidade, renovador da sociedade no espírito do Evangelho, estigmatizado por Cristo após a sua conversão acolheu os discípulos que queriam ficar sob sua direção. Primeiro, foram doze, depois aumentaram cada vez mais. “A Ordem dos Frades Menores” brotou da mente e do coração de Francisco, que já era todo de Deus e das almas, em Rivotorto, na Porciúncula. Obteve de Inocêncio III a aprovação da Ordem no dia 16 de abril de 1209 verbalmente e, por escrito, de Honório III em 29 de novembro de 1223, com a Bula "Solet annuere". A seus seguidores, o Pobrezinho os entregou seu amor à pobreza, sua mensagem de paz e bem e o código do Evangelho como norma de vida.

Os filhos de São Francisco estão espalhados por todo o mundo e desenvolvem atividades pastorais, missionárias, científicas, educacionais, sociais, de beneficência. Eles são o mais forte movimento no serviço da Igreja. Franciscanos chamam todos os que pertencem às três ordens introduzidas por San Francisco.