terça-feira, 28 de agosto de 2012

Novo Conselho da OFS é eleito em Brasília

 

Cláudio Santos

A Ordem Franciscana Secular do Brasil realizou de24 a26 de agosto de 2012 – em Brasília (DF), o seu 34º Capítulo Nacional Ordinário e o 12º Eletivo. Durante a realização do Capítulo estiveram presentes, a delegada da Ministra Geral, Conselheira da Presidência do CIOFS para os países de Língua Espanhola, Maria Consuelo Queremel de Nuñes (Chelito); Assistente Internacional para os CIOFS, Fr. Amando Trujillo Cano, TOR; Presidente da Conferência Nacional dos Assistentes Espirituais, Frei Manuel José Farias Lopes, TOR; Secretário Fraterno Nacional da JUFRA, Alex Sandro Bastos Ferreira; Representantes da FFB (Família Franciscana do Brasil), Ir. Renata Lopes de Farias, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Dillingen; Ministro do Regional Centro, anfitrião, Nivaldo Moreira da Silva e a Assistente Espiritual do Regional Centro, Ir. Sandra Regina Ferreira, da Congregação franciscana da Divina Misericórdia.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Quaresma de São Miguel

O que é “Quaresma de São Miguel?

Tempo forte de oração em que nos colocamos em oração e penitencia, suplicando a intercessão de São Miguel por nossas intenções particulares, por nossas famílias.











Uma tradição franciscana
 a Quaresma a São Miguel Arcanjo
 é um tempo especial de
 oração e penitência...













São Francisco foi um santo que, na sua vida mortal procurava nutrir muito sua alma, para não esfriar o seu amor por Jesus, com um espírito de oração e sacrifício muito grande. Para tanto, ele realizava, por ano, três quaresmas, além de um outro período de jejum e oração em honra da Mãe de Deus, pela qual tinha um doce e especial amor, que ia da festa de São Pedro e São Paulo Apóstolos à festa da Assunção de Nossa Senhora. Foi de um modo muito especial que, na Quaresma de São Miguel Arcanjo, Deus coroou Francisco de graças abundantes, dentre elas a de marca-lo em seu corpo, pelo profundo desejo de imitar ao seu Filho Jesus Cristo, com os sinais de sua Paixão. Todas essas quaresmas eram realizadas no Monte Alverne. (Alverne: “verna” vem de “vernare”, verbo utilizado por Dante e que significa “fazer frio”; gela.)

sábado, 11 de agosto de 2012

Santa Clara de Assis: "a ternura da maternidade espiritual"

 

Fonte: Reflexões Franciscanas

Uma das Santas mais amadas é, sem dúvida, Santa Clara de Assis, que viveu no século XIII, contemporânea de São Francisco. O seu testemunho mostra-nos o quanto toda a Igreja é devedora a mulheres corajosas e cheias de fé como ela, capazes de dar um decisivo impulso para a renovação da Igreja.

Quem foi, então, Clara de Assis? Para responder a essa pergunta, possuímos fontes confiáveis: não somente as antigas biografias, como aquela de Tomás de Celano, mas também os Atos do processo de canonização promovido pelo Papa apenas alguns meses depois da morte de Clara e que contêm os testemunhos daqueles que viveram ao seu lado por muito tempo.

Viva Santa Clara!

603523_4044953693796_2023668351_n

"A história de Clara e Francisco é um convite para refletir sobre o significado da existência e a buscar em Deus o segredo da verdadeira alegria. É uma prova concreta de que aqueles que fazem a vontade do Senhor e confiam n'Ele, não só não perdem nada, mas encontram o verdadeiro tesouro capaz de dar sentido a tudo ".

Fonte:http://www.facebook.com/padre.psbatista

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CONSERVAR O AMOR DO SENHOR NA MENTE E NO CORAÇÃO

 

Ama-me como eu te amo.  Conserva-me em tua mente e em tua memória; em tua vontade, em teu suspiro; no gemido e no soluço”  (Balduíno de Cantuária, bispo do sec. XII).sagradocoracao

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

02/08 -Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula: O perdão de Assis

 

Perdão

No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como “Porciúncula”. Na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz o seguinte:

“O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência , que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida”.

Por Frei Régis Daher, OFM