terça-feira, 25 de outubro de 2011

Frei Galvão, Filho e servo de Maria Santíssima!

 

rfei1

“Saibam todos quantos esta carta e cédula virem, como eu, Frei Antônio de Sant´Anna Galvão, me entrego por filho e perpétuo escravo da Virgem Santíssima, minha Senhora, com doação livre, pura e perfeita de minha pessoa, para que de mim disponha conforme sua vontade, gosto e beneplácito, como verdadeira mãe e Senhora minha...
Nas vossas piedosíssimas mãos entrego meu corpo, alma e coração, entendimento, vontade e todos os demais sentidos, porque de hoje em diante corro por vossa conta e todo sou vosso...
E não haveis de consentir, pela vossa piedade, antes me tireis a vida, que ofender o vosso bendito Filho meu Senhor...e para que certamente alcance o que por mim indigno desmereço, vos peço pela paixão, morte e chagas de vosso Filho santíssimo, pela vossa pureza e Conceição Imaculada.
Rogo a todos os santos, que orem por vós e por mim e me sirvam de testemunhas irrefragáveis desta minha filial entrega e escravidão. E para que conste que esta minha determinação foi feita em meu perfeito juízo, faço esta cédula de minha própria letra, e assinada com o sangue do meu peito. Hoje, dia do patrocínio de minha Senhora e Mãe de Deus, 9 de novembro de 1766. De minha Senhora Maria Santíssima indigno servo,
Frei Antônio de Sant´Anna Galvão”
(trecho da cédula de consagração à Virgem Imaculada)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Francisco continuamente refletia com Amor a Palavra de Deus em seu Coração.

 

O Poverello de Assis palmilhou a estrada de sua existência no e a partir do Evangelho de Cristo. Foi na Sagrada Escritura que Francisco encontrou aconchego, conselho e exortações para sua vida. Na Palavra de Deus o Homem de Assis soube certamente buscar o que ansiava sua alma, e estabeleceu nesta Palavra o fundamento de sua vida.

São Francisco radicalmente viveu o Evangelho, não porque era um homem santo desde seu nascimento, pelo contrário, soube abrir espaço em seu coração para escutar, amar, refletir e viver a Palavra de Deus. Seu Hagiógrafo, Celano escreve que Francisco era uma homem sem muita instrução, no entanto, iluminado por Deus acolheu a Boa-Nova e a colocou em sua vida.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

XIII Capítulo Geral da OFS - Brasil, 22 a 29 de Outubro de 2011

Por Frei Almir R. Guimarães, OFM

Os franciscanos seculares do mundo estarão reunidos em Capítulo na cidade de São Paulo na segunda quinzena do mês de outubro deste ano de 2011. Os irmãos e as irmãs haverão de tratar das coisas que lhes concernem no espírito daquelas reuniões que Francisco realizava com os seus irmãos. Falando desses encontros assim se exprime Éloi Leclerc: “Uma ou duas vezes ao ano, todos os frades se reúnem em capítulo. Esses encontros desempenham papel importantíssimo na vida da fraternidade. Os capítulos não são somente um tempo forte durante o qual os irmãos, na alegria do reencontro, se reabastecem na oração e no louvor, mas também ocasião de tomada de consciência comum: todos e cada um se sentem solidários e responsáveis pela vida do grupo e sua missão no mundo (...) Nessas assembleias democráticas, onde reina a grande liberdade dos filhos de Deus, os irmãos discutem seus problemas, comunicam suas experiências e escolhem seus responsáveis. Elaboram, redigem e promulgam leis, definem orientações do grupo e tomam as grandes decisões que nortearão o futuro da comunidade” (Francisco de Assis. O Retorno ao Evangelho, Vozes, p. 60-61).

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Como a si mesmo

comoasimesmo

Por Frei Cristiano Freitas, OFMConv.

Para quem já teve a oportunidade de viajar de avião, observou a série de recomendações feitas dentro da aeronave antes da decolagem por motivo de segurança, principalmente em caso de emergência. Uma delas me chama a atenção pela ordem com a qual deve ser realizado o procedimento. O comissário de bordo alerta mais ou menos o seguinte: “em caso de despressurização (quando o avião vai ficando rapidamente com menos ar, compatível com as condições apresentadas em terra), máscaras de oxigênio cairão à sua frente. Estique-a para liberar o ar e coloque-a sobre sua boca e nariz e respire normalmente. Se tiver criança ou idoso ao seu lado faça a operação PRIMEIRO em você, depois em quem necessitar”.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Em Deus, nada é coincidência... tudo é providência!"

Por Frei Josué Pereira, OFMConv.
Deus vem mendigar nosso amor. Muitas vezes somos mais dor de cabeça para Ele que alegria. Somos ruins por natureza, gostamos de prazer imediato. Mas o melhor de tudo, é que mesmo assim, Deus nos ama imensamente. Ele não se engana conosco, sabe de nossa miséria e mesmo assim nos dá uma chance atrás da outra.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

No longínquo ano de 1717 uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição
foi encontrada no Rio Paraíba. Primeiro apareceu o corpo e em seguida a
cabeça da imagem.

Os três pescadores, Domingos Alves Garcia, seu filho João Alves e Felipe Pedroso, cunhado de Domingos e tio de João, encontraram a imagem da Virgem. Primeiramente, na rede de João Alves apareceu o corpo da imagem, e depois, mais abaixo, a sua cabeça!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

São Francisco e a Paciência

Por Frei Edson Matias, OFMCap.
Francisco sabia de que barro era feito. Conhecendo sobre si mesmo vislumbrava o abismo do coração do homem. Sabia que o mundo da virtude não excluía a finitude, mas a segurava em plena vista. Perder de horizonte nossas fraquezas, para ele, era cair no orgulho. Este procura motivos para se vangloriar. Quem faz isso, o santo sabia muito bem, que não servia a não ser ao espírito da carne.

Era assim em todo o proceder do pobrezinho de Assis. Ao tratar de uma virtude, relembrava primeiro de que “esterco” tinha em si. Entretanto, “esterco” (limitações, orgulho) é algo difícil de entender hoje, pois temos uma pseudo espiritualidade que muitas das vezes é alicerçada no próprio orgulho. Por exemplo, se confunde hoje espiritualidade com pieguismo, devocionalismo e até mesmo com hipersensibilidade. Nada disso diz da espiritualidade vivida por Francisco. Era uma vivência vigorosa que aceitava, enfrentava e transformava em vigor até mesmo coisas absurdas para nós hoje. Até mesmo as limitações eram muitas vezes causa de alegria. Ou melhor, de uma verdadeira alegria: estar mais perto do Amado.

domingo, 9 de outubro de 2011

A Mistagogia de São Francisco de Assis

Por Frei Edson Matias, OFMCap.
Francisco nos deixou um Testamento. Nele não fez outra coisa a não ser relembrar sua experiência inicial com o senhor e como foi aos poucos deixando o mundo. Interessante notar que o santo volta a todo o tempo àqueles momentos iniciais de sua caminhada, ao mesmo tempo em que olha ‘para trás’ (não como a mulher de Ló, Gn 19,26) não perde a visão rumo ao futuro. Diz ele no início do Testamento:
O senhor deu a mim, Frei Francisco, começar a fazer penitência assim: como tivesse em pecado, parecia-me demasiadamente amargo ver leprosos. E o próprio Senhor conduziu entre eles e fiz misericórdia com eles. E afastando-me deles, aquilo que me parecia amargo, converteu-se em doçura da alma e do corpo; e, em seguida, detive-me mais um pouco e saí do mundo. (T, p. 83).

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O que é o "Carisma Franciscano"?

Por Frei Carlos Guimarães, OFMConv.

Quando se fala de Carisma, antes de qualquer outra coisa, deve-se necessariamente reportar a São Paulo (1Cor 12-13), a partir do qual se pode estabelecer que os carismas são dons do Espírito Santo conferidos aos eleitos, ou seja, aos batizados, para que a Igreja, ao longo dos tempos, possa eficazmente realizar a sua finalidade principal: levar os homens à salvação e ser uma presença clara e atuante de Jesus Cristo no mundo.

E o valor destes dons é sempre o bem comunitário posto a serviço de todo o Corpo Místico, de forma que cada um de seus membros recebe, além da justificação batismal, uma graça destinada a torná-lo co-responsável por sua atividade pessoal, pela salvação de todo o corpo: “carismas diferentes, de acordo com a graça que Deus concedeu a cada um... e conforme o impulso da fé” (Rm 12, 6).

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Espiritualidade Eucarística de Santa Faustina

santa_faustina

5 de outubro dia de Santa Faustina

Pe. Ednilson de Jesus, MIC
À medida que aprofundamos a espiritualidade de Santa Faustina, percebemos o destaque dado à Eucaristia. Evidência desse fato é o grande número de vezes que o tema aparece no Diário: 9 vezes encontra-se a palavra “Eucaristia”, 2 vezes “Sagrada Comunhão” e 159 vezes “Santa Comunhão”. Evidentemente, não importa a estatística, mas o amor de Santa Faustina a Jesus Eucarístico. Não se pode explorar aqui toda a riqueza da espiritualidade eucarística de Santa Faustina. Vamos nos contentar com 7 aspectos:

terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis: uma comemoração?!

Frei Hermógenes Harada, OFM (In memoriam)

Estamos a co-memorar a solenidade de São Francisco de Assis. O título, “À Margem de uma Comemoração”, além de ser um lugar comum, soa um tanto ‘por fora’, insinuando algo como ficar de fora, sem se engajar. De fato, na presente reflexão, a gente fica por fora da comemoração. É que comemorar significa recordar. Na recordação se traz novamente ao coração, se acorda a força real e originária daquilo que perfaz o âmago de uma vida, no nosso caso, da vida de São Francisco de Assis. Como a gente não dá conta de uma tal cordialização, se fica à margem, estranhando uma porção de coisas que parecem naturais em São Francisco de Assis.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Trânsito de São Francisco

Finalmente, ao entardecer do dia 03 de outubro de 1226, o pai Francisco abraçou a irmã morte realizando de modo santo e feliz o seu trânsito para a vida eterna. Aquele que não se cansou de entoar os louvores de Deus durante a sua vida “recebeu a morte cantando” (2Celano 214,4).

domingo, 2 de outubro de 2011

A gratuidade nas relações fraternas

Por Frei Edson Matias, OFMCap.
"E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão." (Jo 4, 21).

Nossa vida franciscana está fundada naquela descoberta que realizou Francisco de Assis: a fraternidade. Essa por sua vez rompe nossos círculos de amizades e até mesmo de relacionamentos de parentesco. Entretanto, essa descoberta se faz essencialmente na pessoa de Jesus Cristo. Logo, descobrimos tal riqueza e depois a universalizamos na convivência fraterna, pois Deus se faz presente no irmão. Todavia, devemos reconhecer, na maioria das vezes, nosso mau entendimento de fraternidade.

sábado, 1 de outubro de 2011

file_40578_Sta-Teresinha-Bottom-PT2O que tanto atrai em Santa Teresinha, cuja devoção se tornou universal em pouco tempo?

Falecida aos 24 anos, ela continua a nos sorrir e a nos
convidar  a seguir uma nova via de santificação, a "pequena via", acessível a todos.

Na tarde de 30 de setembro de 1897, uma cena inesquecível desdobrava-se na enfermaria do Carmelo de Lisieux. Cercada de toda a comunidade ajoelhada em torno de seu leito de dores, Santa Teresinha do Menino Jesus, fitando os olhos no crucifixo, pronunciava suas últimas palavras nesta terra de exílio: