terça-feira, 26 de julho de 2011

São Joaquim e Sant'Ana

 

 pg_6_SantAnaCom alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana.
Em hebraico, Ana exprime "graça" e Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece".
Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant'Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.
Sant'Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.
O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant'Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.
A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.
São Joaquim e Sant'Ana, rogai por nós!

 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os primeiros anos de formação do Franciscano Secular

Frei Almir R. Guimarães, OFM

foto_frei_almirDesde o ingresso na Fraternidade se inicia o caminho de formação, que deverá se desenvolver por toda a vida. Lembrados que o Espírito Santo é o principal agente de formação e sempre prontos a colaborar com Ele, os responsáveis pela formação são: o próprio candidato, toda a Fraternidade, o Conselho com o Ministro, o Mestre de Formação e o Assistente. Os irmãos são responsáveis pela própria formação para desenvolver a vocação recebida do Senhor de modo sempre mais perfeito. A Fraternidade é chamada a ajudar os irmãos neste caminho com o acolhimento, a oração e o exemplo (CCGG Art. 37, 2 e 3).

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vocação Franciscana

i1A vocação à vida religiosa franciscana é um modo especial de seguir Jesus Cristo nas pegadas de São Francisco de Assis.

O modo de vida Franciscana

Quem são os Franciscanos?
Os Franciscanos são pessoas que fizeram uma opção: a de deixar que Deus realize em sua vida o seu plano de amor, e busca viver o Evangelho como Francisco viveu.
A vida Religiosa Franciscana caracteriza-se por alguns aspectos particulares

sexta-feira, 15 de julho de 2011

SÃO BOAVENTURA

bonaventure

Frei Boaventura era italiano, nasceu no ano 1218, na cidade de Bagnoregio, em Viterbo e foi batizado com o nome de João de Fidanza. O pai era um médico conceituado, mas, como narrava o próprio Boaventura, foi curado de uma grave enfermidade ainda na infância, por intercessão de São Francisco.
Aos vinte anos de idade, ingressou no convento franciscano, onde vestiu o hábito e tomou o nome de Boaventura, dois anos depois. Estudou filosofia e teologia na universidade de Paris, na qual, em 1253, foi designado para ser o catedrático da matéria. Também foi contemporâneo de Tomás de Aquino, outro santo e doutor da Igreja, de quem era amigo e companheiro.

Boaventura buscou a ordem franciscana porque com seu intelecto privilegiado, enxergou nela uma miniatura da própria Igreja.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bem - aventurada Angelina de Montegiove, Religiosa e Fundadora - 13 de julho

5e32b4Angelina de Montegiove dos Condes Marsciano nasceu em 1357, perto de Orvieto, na Itália. É considerada a fundadora da Terceira Ordem Franciscana Regular. De Fato, ela foi a primeira a obter do Papa Bonifácio IX, em 1403, a autorização para viver em comunidade professando a Regra do Papa Nicolau IV. A humildade da Encarnação e a caridade da Paixão do Filho de Deus Constituíram para Angelina e suas companheiras um tema de contínua meditação, assim como o haviam sido para São Francisco.

sábado, 9 de julho de 2011

SANTA VERÔNICA GIULIANI - 9 de julho

Úrsula Giuliani nasceu em Mercatello, perto de Urbino, no ano de 1660. Era a sétima filha do casal Francisco e Benta, profundamente católico. Quatro de suas filhas já eram clarissas, quando apoiaram a sua caçula que, aos dezessete anos, desejou ingressar no mosteiro desta Ordem da cidade de Castello. Alí ela vestiu o hábito e tomou o nome de Verônica.
No convento ela trabalhou muito sem distinção de cargos, foi camareira, cozinheira, encarregada da despensa, enfermeira, professora das noviças e finalmente abadessa. Transformou o mosteiro numa verdadeira e especial escola de perfeição com o seu próprio exemplo, de amor ao Redentor, à sua Paixão na Cruz e à Virgem Maria. Deixando para a posteridade um legado instigante de sua prolongada e rica experiência mística.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Orações Franciscanas

 



1. Oração a Santa Clara 
  Clara, santa cheia de claridade, irmã de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos que querem ser puros e transparentes. Teu nome e teu ser exalam o perfume das coisas inteiras e o frescor do que é novo ou renovado. Clareia os caminhos tortuosos daqueles q ue se embrenham na noite do próprio egoismo e nas trevas do isolamento. Clara, irmã de São Francisco coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ância pela contemplação. Suplico-te, Irmã Lua, que junto ao Sol de Assis no mesmo céu refulge, alcança-nos a graça que confiantes vos pedimos. Santa Clara ilumina os passos daqueles que buscam a claridade! Amém! 
 

2.  Pedidos a Santa Clara
Querida Santa Clara, por teu amor à infância de Jesus, alcança-nos a proteção sobre a nossa família! Por teu amor a paixão de Jesus, alcança-nos força e coragem na provação. Por teu amor a Igreja, alcança-nos a fé, a esperança e a caridade! Por teu amor aos irmãos, alcança-nos a graça da fraternidade! Por teu amor a oração, alcança-nos o desejo de "estar"  com o Senhor! Por teu amor a pobreza, alcança-nos desprender-nos dos vícios e pecados! Por tua santa morte, alcança-nos uma vida e morte santa nas mãos da Virgem Maria! Amém!

  3.  Oração Vocacional ( João Paulo II
)
       Senhor Jesus, que chamastes quem vós quisestes, chamai muitos de nós para trabalhar para vós, para trabalhar convosco! Vós que iluminastes com a vossa palavra aqueles que chamastes, iluminai-nos com o dom da fé em vós. E se chamais algum de nós para o consagrar inteiramente a vós, que o vosso amor anime essa vocação desde o seu germinar, e a faça crescer e perseverar até o fim. Amém! 
 

4.  Súplica ao Senhor
        Senhor nosso Deus, tu não és uma idéia; és esperança, és um clima. Ès comunicação, és amor. Tu és esperança: caminha ao nosso lado e conosco. Tu és vida e encontro. Ilumina nossos caminhos, abre nossos corações. Desperta em nós o desejo de ficar contigo. Faze-nos sedentos de sabedoria, confiantes na tua mão. Aumenta a nossa alegria e dá-nos mansidão. Reanima nosso ideal e torna-nos mensageiros do teu amor.Arras ta-nos para junto de ti e aquece o nosso coração em teu calor. Amém



5.Louvores ao Deus Altíssimo (São Francisco de Assis) 
Vós sois o Santo Senhor e Deus único, que operais maravilhas. Vós sois o Forte, vós sois o Grande, vós sois o Altíssimo. Vós sois o Rei Onipotente, Santo Pai, Rei do céu e da terra. Vós sois o Trino e o Uno, Senhor e Deus, Bem universal. Vós sois o Bem, o Sumo Bem, Senhor e Deus, Vivo e verdadeiro. Vós sois a Delícia do Amor. Vós sois a Sabedoria. Vós sois a Humildade. Vós sois a Segurança, vós sois o Descanso. Vós sois a Alegria e o Júbilo. Vós sois a Justiça e a Temperança. Vós sois a Plenitude  da Riqueza. Vós sois a Beleza. Vós sois a Mansidão. Vós sois o Protetor. Vós sois o Guarda e Defensor. Vós sois a Fortaleza. Vós sois o Alívio. Vós sois a nossa Esperança. Vós sois nossa Fé. Vós sois nossa inefavél Doçura. Vós sois nossa eterna Vida, Ó Grande e Maravilhoso Deus, Senhor Onipotente, Misericordioso Redentor.

  6.Oração a Santa Clara pela família

  Querida Santa Clara, que foste motivo de alegria e santo orgulho para vossos pais e irmãs, que soubestes retribuir- lhes o amor e a dedicação com que vos cercaram desde o berço, eu vos consagro minha família e todos os que comigo convivem. Bem vedes, querida Santa Clara, como são difíceis os tempos em que vivemos, onde o amor e a fidelidade familiar tornaram-se quase impossíveis. Sei, contudo, que a Deus nada é impossível e que, com fé e confiança, tudo se alcança. Por isso, imploro confiante: visitai nosso lar, permanecei conosco e já que sois mais clara que vosso próprio nome, clareai nossa mente e nosso coração, para que possamos permanecer unidos entre nós e sobretudo, permanecer fiéis a Deus. Amém!

7. Oração para seguir Cristo a exemplo de Clara e Francisco 
  Senhor, nós te agradecemos, porque fizeste brilhar teu amor de Pai, em Francisco e Clara de Assis. Te pedimos que nos faça cada dia mais humildes, e pobres, entregues ao teu serviço, como eles. Que saibamos reconhecer Jesus nos irmãos e irmãs, anunciando-lhes teu Evangelho. Que te encontremos na alegria e na dor, na saúde e na enfermidade, na irmã chuva e no irmão sol, na criação inteira, assumida com júbilo e  ação de graças. Que o projeto de vida e o espírito de Francisco e Clara nos ajude a realizar teu reino de liberdade e justiça onde não há egoísmo, orgulho, ódio ou violencia. Derrama, Senhor, teu Espírito, para que te sigamos, sejamos testemunhas do teu Evangelho e servidores do teu Reino. Amém!

8. Bendita Seja
(Esta oração foi ditada por Francisco à Frei Leão, após a negativa do papa Inocencio III de recebê-lo, "se for realmente importante para a igreja como ele diz, ele voltará" foram as palavras do papa ao Bispo que recebeu Francisco).
Benditas sejam as dificuldades que nos agridem e fazem pensar.
Benditas sejam as horas que gastamos em função do bem eterno.
Bendito seja quem nos maltrata à primeira vista e nos ajuda a melhorar.
Bendito seja quem não nos conhece e não acredita em nós.
Bendito seja quem nos compara com vagabundos e indolentes.
Bendito seja quem nos expulsa, como párias ou fanáticos.
Bendito seja a mão que nos nega o cumprimento.
Bendito seja quem quer nos esquecer, impaciente.
Bendito seja quem nos nega o pão de cada dia.
Bendito seja quem nos ataca por ignorância e covardia.
Bendito seja quem nos experimenta no correr do tempo.
Bendito seja quem nos faz chorar nos caminhos.
Bendito seja quem não agrada no momento.
Bendito seja quem exige de nós a perfeição.
Benditos sejam os que nos maltratam o coração porque, verdadeiramente, são estes, meus filhos, os nosso vigilantes e os que nos ajudam a seguir o Cristo com maior segurança, pois Deus, através deles, nos ajuda na auto educação, de maneira que fiquem abertas todas as portas para o Amor Universal. 
Amém

terça-feira, 5 de julho de 2011

As Primeiras Discípulas de São Damião

Hortolona - Mãe de Santa Clara. Parece ter sido uma mulher muito piedosa e caridosa, mas também muito ativa e independente. Fez diversas peregrinações, mesmo a terras estrangeiras. Quando viúva, entrou no mosteiro, onde conviveu com suas filhas Clara e Beatriz. O Martirológio Franciscano celebra-a no dia 2 de janeiro e coloca sua morte em 1253. Um artigo de Gemma Fortini, publicado no nº 42 de Franciscan Studies (1982) demonstra toda a linhagem de Hortolona, parente longínqua de seu marido Favarone e descendente de uma nobreza germânica que vinha de uma união entre francos e lombardos.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

SANTA ISABEL DE PORTUGAL - 4 de julho

Isabel nasceu na Espanha, em 1271. Entre seus antepassados estão muitos santos, reis e imperadores. Era filha de Pedro II, rei de Aragão que, no entanto, era um jovem príncipe quando ela nasceu. Sem querer se ocupar com a educação da filha, o monarca determinou que fosse cuidada pelo avô, Tiago I, que se convertera ao cristianismo e levava uma vida voltada para a fé. Sorte da pequena futura rainha que recebeu então uma formação perfeita e digna, no seguimento de Cristo.
Tinha apenas doze anos quando foi pedida em casamento por três príncipes, como nos contos de fadas. Seu pai escolheu o herdeiro do trono de Portugal, Dom Dinis. Este casamento significou para Isabel uma coroa de rainha e uma cruz de martírio, que carregou com humildade e galhardia nos anos seguintes de sua vida.

sábado, 2 de julho de 2011

A Graça da Fraternidade

santaclaradeasisO dom mais alto que a experiência contemplativa de Clara ofertou à Igreja e a todo o mundo, é o testemunho de uma fraternidade evangélica comparada intensamente àquela vivida pela primeira comunidade cristã, feita “um só coração e uma só alma” (At 4,32) no apaixonado seguimento do Senhor Jesus.

Francisco e Clara propriamente não pensam em seguidores;  agarrados pelo idêntico Amor, formados um nele, deixaram-se suspender pelo vento impetuoso do Espírito, e só de repente se apercebem que se estendeu o contágio de sua utopia.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

- 1ª sexta-feira do mês -

CONHECER EXPERIMENTALMENTE O AMOR DE CRISTO
O mistério escondido por séculossagradocoracao

Irmãos, quero que saibais que luta difícil sustento por vós, pelos fiéis de Laodicéia e por tantos outros, que não me conhecem pessoalmente para que sejam consolados e se mantenham unidos na caridade. Que eles cheguem a entender profunda e plenamente o mistério divino, ao conhecer o Cristo, no qual estão encerrados todos os  tesouros da sabedoria e da ciência ( Paulo aos Colossenses  2, 2-3).