sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Imitar Jesus como Francisco de Assis

sao-francisco-de-assisTomás de Celano, um dos biógrafos de São Francisco, conta a história vocacional de Frei João, conhecido como o simples. Certa feita esse agricultor encontrou-se com São Francisco e pediu-lhe para ser frade, pois queria servir a Deus. São Francisco diante de tal desejo e de tão nobre propósito acolheu João, pedindo apenas que renunciasse aos bens em favor dos pobres.
João, entusiasmado pela oportunidade para a realização de seu ideal, apressadamente ofereceu a São Francisco um boi, sua única herança. São Francisco, diante de tamanha disponibilidade e simplicidade ficou muito feliz. Porém, a família quando soube da decisão de João, correu ao encontro de São Francisco, e aos prantos, lamentava não porque ia “perder” um membro da família, mas o boi. O santo, que era cheio de ternura e compreensão devolve o boi e acolhe na Ordem o simples João, dando-lhe a veste da penitência.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dar tudo porque Cristo deu tudo

93446130 Francisco, pequeno pobre e pai dos pobres, queria viver em tudo como pobre; sofria ao conhecer outro mais pobre do que ele, não por vaidade, mas devido à terna compaixão que por eles sentia. Apenas queria ter uma túnica de tecido áspero e vulgar; e acontecia-lhe muitas vezes partilhá-la com algum infeliz. Mas era um pobre muito rico porque, levado pela sua enorme caridade a socorrer os pobres como podia, ia ter com os ricos deste mundo em tempos de muito frio e pedia-lhes que lhe emprestassem um casaco ou uma peliça. E levavam-lhos com mais pressa ainda do que aquela com que ele os tinha pedido. “Aceito”, dizia ele, “com a condição de que não esteja à espera de voltar a vê-los.” E, o coração em festa, oferecia ao primeiro pobre que encontrava aquilo que acabara de receber.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Em Belém, nasceu nosso Salvador

nasceu Jesus Você já pensou em conhecer o lugar em que Jesus Cristo nasceu? Vamos dar um passeio na cidade de Belém, na Terra Santa.
Belém está localizada a 9 km de Jerusalém, em uma colina rochosa no limite do deserto da Judeia. Sua população atualmente é de aproximadamente 30 mil habitantes, sendo que 12% destes são cristãos. Segundo o Antigo Testamento, é o local onde Davi passou a infância e se tornou rei, quando ainda era um simples pastor de ovelhas.
”E tu, Belém Efrata, posto pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel” (Miqueias 5,2).
Essa profecia se cumpriu quando César Augusto ordenou que os súditos de todas as Províncias do Império Romano fossem recenseados, decreto este que trouxe Maria e José de Nazaré à sua cidade natal.
”José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, a cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Aconteceu que estando eles ali, completaram-se-lhe os dias, e Maria deu a luz o seu Filho Primogênito, enfaixou-o e o deitou na manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2,4-7).

Desde esse acontecimento, que marcou a transição entre o Antigo e o Novo Testamento, Belém se tornou imortal e vive no coração de milhões de cristãos.

FONTE CANÇÃO NOVA

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal 2010: mensagem do Custódio

031 Paz e bem: A saudação de são Francisco nos ajuda a saborear a eterna novidade do Natal, acompanha-nos para a verdade, afastando-nos de tudo aquilo que empobrece e torna ambíguo o significado desta festa. Não deixemos que passe em vão este enésimo, embora sempre novo, Natal.
O natal não pode deixar de inquietar-nos: é uma festa que parece ter perdido seu sentido mais íntimo e autêntico, e que nos leva a perguntar quem é para nós aquele menino, a ver Deus em um menino, a crer em um Deus que escolhe encerrar toda a sua grandeza na pequenez da nossa humanidade.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pelo SIM de Maria, conhecemos a salvação!

Maria-e-Sao_Gabriel Última semana do advento. O céu começa a ser riscado pela luz da estrela que brilhará em Belém. A menor cidade da Judéia não imaginava que de seu ventre brotaria a salvação da humanidade. Mas, para isso era preciso que uma mulher aceitasse os planos de Deus para o Seu povo, ainda que a concordância pudesse resultar na sua condenação. Como, uma mulher distinta, prometida em casamento a um homem da descendência de Davi poderia ficar grávida, sem que causasse espanto na sociedade?
Numa noite, eis que aparecesse um anjo a esta formosa mulher, que com sua humildade compreende a mensagem de Deus e despoja-se totalmente de sua vida e vontades para permitir que a Salvação se fizesse presente. Somente com muito amor, um ser humano seria capaz de tamanha convicção.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NO VIGOR DA MISSÃO


Possamos em breves palavras meditar um pouco sobre o espírito missionário que transpassa todas as manifestações do carisma franciscano; ardor que levou muitos irmãos, num clímax de coerência e amor, a restituírem o dom de suas vidas pela reverência do martírio.
O modo franciscano de viver o santo Evangelho tem sua gênese na escuta do próprio, quando trata do envio dos apóstolos e como deveriam ir pelo mundo. Nesse vigor evangélico de quem é sempre “enviado”, Francisco coloca o ponto de partida da missão na divina inspiração. O missionário não ruma para a realização de um capricho, da vontade de conhecer ou de se auto-promover; ele sente no profundo de si mesmo um palpitar mais forte, que o impulsiona a ser portador e difusor da boa nova. Percebe que a vida inteiramente voltada para o “eu” é desperdiçada, pois não alcança a plenitude exemplificada no Cristo, a doação.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Presépio e espiritualidade franciscana

fcafe03a19666d512fdc1c63c3136785 Esta se aproximando o tempo de natal e podemos encontrar em muitos lugares os presépios montados para esta ocasião. Natal é o tempo de criatividade quando muitos buscam construir seus presépios de diversas formas. Esta tradição é muito linda, e nos fala muito da pessoa de Jesus Cristo. Esperamos a Luz que vem de Deus.
A tradição do presépio nas igrejas teve origem com São Francisco. Na noite de natal Sao Francisco pediu que preparasse uma pequena mangedora na cidade de Grecio. Naquela noite ele proclamou o Evangelio e introduziu o menino Jesus no centro da comunidade.
Para nós franciscanos o presépio fala muito. Temos em nossa espiritualidade um lugar especial a encarnação do Verbo Divino: “Deus se fez homem e habitou no meio de nos”. A riqueza que traz o evento revelaçao de Deus atravez de Jesus Cristo é muito forte.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Procurar com Francisco e Clara


Iniciámos o dia com o Salmo 41:
“Como suspira o veado (corça) pelas correntes das águas, assim minha alma suspira por vós, Senhor” … “Dia e noite as lágrimas são o meu pão” … “Onde está o teu Deus”?
Este é um salmo que se nos apresenta como o desabafo e o sentir da alma desolada, triste, traída e em busca de Deus, com sede de Deus. Ao longo deste desabafo encontramos duas vezes este verso: “Porque estás triste minha alma, e desfaleces? Espera em Deus, ainda O hei-de louvar, meu Salvador e meu Deus”.
ESPERAR EM DEUS, mesmo que tudo à minha volta teime em fazer-me a pergunta “onde está o teu Deus” para que sofras tanto, para que te sintas tão abandonada, para que te sintas traída, ó alma sedenta do Deus que parece estar distante?
Onde está o teu Deus?

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Maria: Formadora de Jesus em nós

101_0698 (FOTO: Imaculada Franciscana que se venera na Ig. do Seminário da Luz. )
Antes de falarmos sobre Maria, a formadora de Jesus em nós, somos convidados a olhar para Moisés e a sua intimidade com Deus, como esta intimidade transforma não só o interior como o exterior: Moisés desceu do monte Sinai, trazendo na mão as duas tábuas do testemunho. Não sabia, enquanto descia o monte, que a pele do seu rosto resplandecia, depois de ter falado com Deus. (…) Os filhos de Israel viam resplandecer a face de Moisés que, em seguida, tornava a colocar o véu sobre o rosto, até entrar novamente para falar com Deus. (Ex 34, 29-35)

sábado, 4 de dezembro de 2010

As figuras do advento

Fig do advento
Isaías - Isaías é o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os exilados.
As principais passagens deste livro são proclamadas durante o tempo do Advento num anúncio perene de esperança para os homens de todos os tempos. Ele que no capitulo 7 do seu livro já anuncia a vinda do Senhor.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

As quatro velas do Advento

velas-coroa-advento

Liturgicamente, o tempo do Advento (do latim adventus = chegada) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. As quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente. Via de regra as cores das velas devem corresponder à cor do tempo litúrgico - roxa -, diferenciando-se a terceira vela - rosa - como alegre preparação para a vinda do Senhor.