sábado, 31 de julho de 2010

Solenidade do “Perdão de Assis”.

Porziuncola No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como "Porciúncula". Na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz o seguinte:
"O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência , que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida".
«Quero mandar-vos todos para o Paraíso.»

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CONVERSÃO DE FRANCISCO DE ASSIS

        Fr.José Jesus Cardoso, OFM

Um dos momentos mais profundos, no processo de conversão de Francisco foi, sem dúvida, o encontro com o leproso. O seu primeiro impacto, com uma pessoa totalmente desprezada na sociedade do seu tempo, por ser leproso, foi de imediata repulsa, impacto este que, depressa mudou como uma realidade vivida com dureza e amor ao próximo. Um encontro que mudou para sempre a sua maneira de ver o outro. Quem foi este leproso?
Nós não sabemos e nunca vamos saber. O que sabemos é que antes Francisco sentia uma repugnância profunda pelos leprosos, depois, a repulsa tornou-se em doçura de alma e de corpo, como ele mesmo nos diz no seu Testamento.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Bodas de Caná, o milagre que pode acontecer em sua vida!



“Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.  Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.  Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.  Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo  e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”( João 2,1- 11)

quarta-feira, 28 de julho de 2010

107 “Não se pode chegar à intimidade com Jesus em Belém, com Jesus exilado, com Jesus operário em Nazaré, com Jesus apóstolo que não tem onde repousar a cabeça, com Jesus crucificado, sem ter operado em nós aquele desprendimento das coisas, por Ele solenemente proclamado e radicalmente vivido.”

Madre Teresa de Calcutá

sábado, 24 de julho de 2010

Seguidores de Francisco de Assis

bird
É surpreendente o número daqueles que aderiram aos ensinamentos de Francisco de Assis e, em maior ou menor grau, o seguiram. Entre os terceiros franciscanos contam-se o rei Luis IX de França, Carlos V, Maria Teresa da Áustria, Dante, Petrarca, Cervantes, Lope de Vega, Cristóvão Colombo, Miguel Ângelo, Rafael, Lizst, Gounod, Volta, Branly, Vicente de Paulo, João Bosco, Ozanam, Leão Harmel, o abade Pierre e José Folliet entre muitos outros.

quinta-feira, 22 de julho de 2010


Por Delir Brunelli (1)
Os grandes mestres da contemplação falam em passos, etapas, graus ou degraus para se chegar à experiência contemplativa. Também Clara elaborou seu método, sua via, mas sem se prender a nenhuma das grandes correntes. É um método simples que brota da experiência vivida e não se perde em grandes explicações. Pode ser resumido em três verbos que aparecem juntos duas vezes nas Cartas a Inês de Praga: olhar, considerar, contemplar (2In 20; 4In 15-23).
Inserida na perspectiva do seguimento, a contemplação clariana não tem dificuldade em harmonizar a participação dos sentidos, da mente e do coração, sem acentuar demasiadamente um aspecto em detrimento do outro. O “olhe-considere-contemple” indica dimensões de um mesmo processo, mais do que graus, degraus ou etapas sucessivas.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nossa Senhora do Carmo – A Virgem do Escapulário

NS do Carmo 1
“A força mais genuína da devoção à Virgem Santíssima, expressa pelo humilde sinal do escapulário, é a consagração ao Seu Coração Imaculado” (João Paulo II).
A Ordem do Monte Carmelo, no início do século XIII, um grupo de eremitas vindos da Europa, se reuniu no Monte Carmelo, na Terra Santa, para viverem a plenitude dos ensinamentos deixados por Cristo. Pediram a Santo Alberto, patriarca latino em Jerusalém, que estabelecesse uma regra de vida para eles. Entre outras indicações, Alberto propôs que construíssem um oratório onde se reuniriam para a celebração da eucaristia. Eles construíram o oratório e o dedicaram a Maria. Assim, suas vidas se ligaram de modo particular e especial à Santa Mãe de Deus. A partir de então, as pessoas passaram a chamá-los de “Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo”. Título que, mais tarde, foi oficializado pela Igreja.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vivamos São Francisco nós os franciscanos

Fr. José Jesus Cardoso, OFM.
Resistamos à dissipação, à provocação da moda, à indiferença a tudo que pode prejudicar a alma. Voltemo-nos para S. francisco com a alma cheia de fé e de confiança, crendo ser fiéis à Ordem e à nossa Regra e sermos peregrinos e não outra coisa.
O Apostolo S. Paulo, na carta aos Efésios, afirma concretamente em que consiste o essencial do Evangelho de Jesus Cristo: O amor a Deus e ao próximo, perdão e reconciliação e paz. Um religioso, nada disto consegue com a acomodação à facilidade, ou a um simples deixar correr.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Identidade Humana Franciscana – I

francisco_g2306
Frei Vitório Mazzuco Fº
No dia 01 de Julho de 1956, o Papa Pio XII falando aos Franciscanos Seculares disse estas palavras que soam muito atuais: “Observai os tempos presentes. Em alguns aspectos eles não são diferentes daqueles tempos que viram nascer o franciscanismo... mas deste espírito franciscano, desta visão franciscana, necessita o mundo de nossos dias”.
O tema "Identidade Franciscana" se propõe a mostrar que Identidade para os dias de hoje não é só cadastro, RG, CPF ou curriculum vitae ou curriculum lates. Identidade é interioridade. Identidade é espiritualidade.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O MUNDO MUDOU PARA FRANCISCO

Fr. José de Jesus Cardoso, ofm.
Em Francisco houve uma mudança de valores. Aquilo que parecia muito importante tornou-se desprezível. Aquilo que era paixão na sua vida, tornou-se objeto de desprezo.
É triste colocar toda a energia da vida naquilo que mais se quer.
Francisco era rico, tinha saúde, tinha amigos, tinha posição social e era o rei das festas juvenis. Num dia despreza todas as coisas e a si mesmo, noutro cai gravemente doente. Aqui, ele vê o contrates -te da vida, sente a verdade dos seus sonhos. É aqui que ele se depara com a tragédia da pessoa humana, sentindo-se vazio, inútil...
É nesta circunstância que o Senhor o apanha e lhe mostra a sua Misericórdia.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ORAÇÃO PELO CAPÍTULO

clip_image002

Altíssimo, onipotente e bom Senhor, acolhei as preces e súplicas dos irmãos e das irmãs da Ordem Franciscana Secular pela realização do Capítulo Eletivo Regional.

Que o Espírito que procede de vós e de Jesus assista aqueles que serão escolhidos para o serviço dos irmãos, para a tarefa de lavar os pés, para a revitalização das Fraternidades.

Nós vos damos graças pelo dom de nossa vocação e por todos os benefícios que concedestes às Fraternidades: o dom da fé, a coragem de superar dificuldades, a audácia de inventar o novo, a força de aceitar as cruzes que apareceram nos caminhos da vida.

Nós vos damos graças também por aqueles e aquelas que aceitaram o serviço de nosso Regional no mandato que se encerra e que eles possam ter seus nomes inscritos em vosso coração como colaboradores da obra de vosso Filho Jesus.

Neste momento nós vos pedimos, Senhor grande e belo, por nossas Fraternidades Locais: que elas sejam parábolas do Reino, albergues do Ressuscitado, espaços de vivência do Evangelho, lugares de encontro, de diálogo, células da Igreja de Jesus e plataformas da missão.

Fazemos chegar até vosso coração nosso hino de gratidão pela

vida das Fraternidades:

quanto carinho manifestado,

quantas atenções prestadas,

quantos serviços realizados,

quanta força no amor mútuo dos irmãos!

Colocai em nosso coração sede e fome de amor fraterno, vontade de superar os conflitos, desejo de superar a indiferença, desejo de começar tudo de novo porque até agora pouco fizemos.

Não deixeis, Senhor, que nos fechemos em nós mesmos mas tenhamos o desejo de tornar o Amor mais amado através de nosso testemunho e de nossa palavra. Amém.

(Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM)

domingo, 11 de julho de 2010

Como evangelizar?

Foto: NILTON FUKUDA/AE frei Almir R. Guimarães, OFM
Os missionários, os amigos do Esposo, os que foram tocados pela misericórdia do Senhor, são convidados a ir pelo mundo. Através de seu jeito simples e sincero de viver os homens passam a se questionar. Há a pregação pelo testemunho. “Por força deste testemunho sem palavras, os cristãos fazem aflorar no coração daqueles que os vêem viver, perguntas indeclináveis: Por quem é que eles são assim? Por que vivem desta maneira? O que é – ou quem é – que os inspira? Por que é que eles estão conosco?” (Evangelii nuntiandi, n. 21).

sábado, 10 de julho de 2010

NO CAMINHO DE DEUS

ertyuio
Fr. José de Jesus Cardoso, ofm

É nesta perspectiva que olho para os santos. Assim foi S. Francisco de Assis, Santa Clara, Santo António, santos que estão colocados na minha vida. Marcas que devem interpelar as nossas vidas… Em que sentido Santo António é franciscano?... Desde o ano 1220 – ele deixou os Agostinhos e quis ser franciscano. O encontro de S. Francisco com Santo António, não foi muito grande. Fr. António viu de longe S. Francisco de Assis. Não foi a diferença. O encontro é razões do nosso caminhar. S. Francisco, aprofundou o sentido da Escritura e dos padres da Igreja. Santo António, deixou os cónegos Regrantes; porque os franciscanos o marcaram e mexeram o seu coração, com a radical vida de pobreza e simplicidade, estilo de valor evangélico.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mês de Julho - honremos o Sangue de Jesus

2euc1
No antigo calendário litúrgico, o dia 1º de julho era dedicado ao Preciosíssimo Sangue de N. S. Jesus Cristo. Após o Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI uniu sua celebração à do Corpo de Cristo (Corpus Christi), que oficialmente passou a se chamar solenidade do “Sacratíssimo Corpo e Sangue de Cristo”. Nada impede que dediquemos o mês de julho – tempo de férias, descanso – para prestar um culto especial ao Sangue de Cristo, grandioso sinal do amor misericordioso do Senhor para conosco, já que a maior prova de amor é dar a vida por quem se ama, de modo especialíssimo morrendo pelo outro (martírio).
O Filho de Deus quis livremente assumir em si mesmo o princípio (ritual, ético e espiritual) do Antigo Testamento o qual expressa que “sem efusão de sangue não há remissão” (Hb 9,22).

quinta-feira, 8 de julho de 2010

SÃO FRANCISCO E O CANTICO DAS CRIATURAS

saint-francois_3 Fr. Jose de Jesus Cardoso, OFM.
O Cântico das Criaturas ou do Irmão Sol, pensemos que é natural que esta maravilhosa manifestação poética tenha saído da alma do santo trovador numa manhã radiante,
Quando a beleza da natureza lhe entrava pelos olhos, lhe enchia os ouvidos e lhe preenchia todo o seu ser embriagando-o de doçura e encantamento. Mas na verdade é que assim não foi. Foi num contexto de dor e de sofrimento que o bondoso S. Francisco compôs o seu maravilhoso Cântico e, por esta razão, o que nos deve espantar não é essa doçura e essa maravilha que brotam do Cântico mas, sobretudo, o facto de essa mesma doçura e essa maravilha terem surgido de um homem que sofria horrivelmente na carne dores incontiveis.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cronologia da Vida de São Francisco de Assis


1181/82: Nasce em Assis. Batizado com o nome de Giovanni di Pietro (pai) di Bernardone (avô). Mudado para Francisco.
1202: Guerra entre Perúsia e Assis. Assis vencida em Collestrada. Francisco, com 20 anos, passa um ano preso em Perúsia. Resgatado pelo pai, devido à doença. Nesse tempo parece que a família de Clara está refugiada em Perúsia; ela com 8/9 anos de idade.

1204: Longa doença.
1204/05: Parte para a guerra da Apúlia, no sul. Volta após visão e mensagem de Espoleto. Começo da conversão gradual. Em junho de 1205 morre o guerreiro Gautier de Brienne, chefe das expedições no Sul.
1205: Mensagem do crucifixo de São Damião. Conflito com o pai.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

NA PRESENÇA DE DEUS

Fr. José de Jesus Cardoso, ofm
Viver na presença de Deus é sentir-nos em Suas Mãos.
É sentirmo-nos em atitude de viagem, como Abraão e Moisés que deixaram a terra para servir a Deus. A vida de cada um de nós é uma viagem, logo a partir do nosso nascimento até ao fim da vida. Assim é tudo desde que começa até que acaba. O ser humano sempre foi assim.O franciscano, homem de aventura, deve viver nesta atitude interior desabrochando a vida como caminho do seu próprio ser. A voz de Deus, continua a chamar.

domingo, 4 de julho de 2010

A Dimensão Proférica da Vida Francisclariana

images27 Frei Moacir Casagrande, OFMCap   
 
A profecia da vida do carisma franciscano e clariano é sempre atual. Francisco e Clara viveram profundamente o dom na humanidade de seu tempo e por esse motivo conseguem dar respostas atualizadas aos desafios de cada geração. Nesta reflexão vamos apenas pontuar alguns elementos iluminadores de nossa realidade e que podem fazer a diferença.
Deus gente solidário no amor e na dor.

sábado, 3 de julho de 2010

FRANCISCO SIMPLES E MODESTO

dibfraventana
Fr. José Jesus Cardoso, ofm.

Francisco de Assis o santo dos passarinhos. O amigo dos homens e dos animais. O amigo da natureza. Padroeiro da ecologia. O santo da Paz. O santo da fraternidade Universal. O santo que soube reconciliar o homem com a natureza e com todas as criaturas, até mesmo com a morte, à qual ele chama de Irmã. “Francisco vai ao seu encontro (da morte) como quem vai abraçar e saudar uma irmã muito querida”. Assim foi na tardinha do dia 3 de Outubro de 1226. Mesmo na celebração da Irmã Morte, Francisco não queria ver os seus frades tristes. A alegria franciscana é uma marca do seu carisma.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

BASILICA DE S.FRANCISCO DE ASSIS

A Basilica de S. Francisco de Assis é há muito, um marco principal na espiritualidade da Ordem Franciscana.
Em16 de Julho de 1228, dois anos apos a morte de S.Francisco, o Papa Gregório IX, colocou a primeira pedra para esta Basilica e declarou-a diretamente ligada ao Pontifíce Romano.
Em 25 de Maio de 1230 a Basilica acolheu definitivamente os restos mortais de S. Francisco , trazidos, pelo Fr. Ilias .
Em Maio de 1253 foi consagrada solenemente por Inocêncio IV. ,
Em 1754, o Papa Benedito XIV elevou-a à categoria de Basílica Patriarcal e Capela Papal.
O Papa Paulo VI, tornou-a directamente ligada à Santa Sé em 8 de Agosto de 1969.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

S. FRANCISCO DE ASSIS A FORÇA DE UMA VIDA

FranS. Francisco toda a sua vida pregou Jesus Crucificado com abundância de coração, eloquência de espírito. Alguém dizia: S. Francisco é tudo: mas não foi ele que criou o mundo! Mas quem até hoje mais informado sobre a criação do mundo foi com certeza S. Francisco de Assis.
A ideia de Deus – Criador tornou-se para ele ideia forte e espírito aberto. Todos nós pensamos que conhecemos a Oração do Pai-nosso; mas há entender e entender. Francisco não exige nunca que os outros mudem. Essa exigência é só para si. É ele quem primeiro sente a necessidade de mudar.